Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46141 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio Profissional pretende apresentar algumas reflexões sobre diversos temas na área da investigação em Educação, baseadas em situações vivenciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, unidades curriculares do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente documento foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei significativas para a minha formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico –, reflito sobre as mesmas e apresento uma fundamentação teórica para tais reflexões. No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas ou outras situações de ensino e aprendizagem, sob a forma de tabelas, e justifico a relevância das estratégias e recursos planificados através de literatura de referência. No terceiro capítulo, e tal como o próprio título indica, apresento quatro dispositivos de avaliação e descrevo o modo como os mesmos foram aplicados na avaliação das aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo, são também discutidos e analisados os resultados das referidas avaliações. No quarto capítulo, proponho um projeto educativo, intitulado “Pano para Mangas”. Esta proposta de projeto tem como objetivo primordial consciencializar os alunos e a restante comunidade educativa para os impactos negativos da produção e do consumo de produtos têxteis no ambiente e na sociedade, e para a necessidade de garantir um consumo sustentável daqueles produtos. Por último, apresento as considerações finais deste trabalho, sintetizando as aprendizagens que os Estágios Profissionais me permitiram construir. |
id |
RCAP_767d3f4e7379f78dd9a174dec9f4b23f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46141 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVrelatórioensino do 1º ciclo do ensino básicomatemáticaciências naturais2.º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Relatório de Estágio Profissional pretende apresentar algumas reflexões sobre diversos temas na área da investigação em Educação, baseadas em situações vivenciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, unidades curriculares do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente documento foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei significativas para a minha formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico –, reflito sobre as mesmas e apresento uma fundamentação teórica para tais reflexões. No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas ou outras situações de ensino e aprendizagem, sob a forma de tabelas, e justifico a relevância das estratégias e recursos planificados através de literatura de referência. No terceiro capítulo, e tal como o próprio título indica, apresento quatro dispositivos de avaliação e descrevo o modo como os mesmos foram aplicados na avaliação das aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo, são também discutidos e analisados os resultados das referidas avaliações. No quarto capítulo, proponho um projeto educativo, intitulado “Pano para Mangas”. Esta proposta de projeto tem como objetivo primordial consciencializar os alunos e a restante comunidade educativa para os impactos negativos da produção e do consumo de produtos têxteis no ambiente e na sociedade, e para a necessidade de garantir um consumo sustentável daqueles produtos. Por último, apresento as considerações finais deste trabalho, sintetizando as aprendizagens que os Estágios Profissionais me permitiram construir.Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoRepositório ComumNoivo, Daniela Cátia Duque2023-08-09T15:10:50Z2023-07-262023-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-10T18:01:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:36.025058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV Noivo, Daniela Cátia Duque relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico matemática ciências naturais 2.º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_full |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
title_sort |
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV |
author |
Noivo, Daniela Cátia Duque |
author_facet |
Noivo, Daniela Cátia Duque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noivo, Daniela Cátia Duque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico matemática ciências naturais 2.º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico matemática ciências naturais 2.º ciclo do ensino básico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Relatório de Estágio Profissional pretende apresentar algumas reflexões sobre diversos temas na área da investigação em Educação, baseadas em situações vivenciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, unidades curriculares do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente documento foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei significativas para a minha formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico –, reflito sobre as mesmas e apresento uma fundamentação teórica para tais reflexões. No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas ou outras situações de ensino e aprendizagem, sob a forma de tabelas, e justifico a relevância das estratégias e recursos planificados através de literatura de referência. No terceiro capítulo, e tal como o próprio título indica, apresento quatro dispositivos de avaliação e descrevo o modo como os mesmos foram aplicados na avaliação das aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo, são também discutidos e analisados os resultados das referidas avaliações. No quarto capítulo, proponho um projeto educativo, intitulado “Pano para Mangas”. Esta proposta de projeto tem como objetivo primordial consciencializar os alunos e a restante comunidade educativa para os impactos negativos da produção e do consumo de produtos têxteis no ambiente e na sociedade, e para a necessidade de garantir um consumo sustentável daqueles produtos. Por último, apresento as considerações finais deste trabalho, sintetizando as aprendizagens que os Estágios Profissionais me permitiram construir. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-09T15:10:50Z 2023-07-26 2023-07-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46141 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133533380280320 |