A sustentabilidade das cidades e dos transportes. Uma experiência didática em Geografia, 8º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61960 |
Resumo: | Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido no âmbito de “Iniciação à Prática Profissional III”, concretizada na Escola Secundária de Camilo Castelo Branco. Abordam-se as estratégias e recursos de aprendizagem numa sequência didática de geografia, do 8º ano e os respetivos resultados. Os subtemas lecionados foram “Áreas de fixação humana” e a “Redes e meios de transportes”. Entre as estratégias adotadas, contaram-se o jogo de tabuleiro sobre o crescimento dos espaços urbanos e os transportes, o trabalho de grupo sobre a sustentabilidade das cidades e dos transportes e a visita de estudo ao Museu Nacional Ferroviário. Frequentemente, realizaram-se fichas de trabalho e exploraram-se imagens projetadas. Procedeu-se a avaliação sumativa (teste de avaliação; um questionário e um trabalho de grupo) e formativa (em todas as aulas, valorizando o empenho, a responsabilidade, a autonomia e a disciplina pessoal). A turma teve uma boa aprendizagem, designadamente na aquisição dos conhecimentos e no desenvolvimento da pesquisa e da cooperação. O jogo de tabuleiro ajudou os alunos com maiores dificuldades na aquisição de conhecimentos a superarem esta limitação, bem como algumas dificuldades de comunicação; contudo, o mesmo jogo estimulou, igualmente, os melhores alunos. O trabalho de grupo revelou-se uma importante estratégia para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos habitualmente menos participativos e com piores resultados mas, ao contrário, os melhores alunos revelaram-se mais apreensivos e com maior dificuldade em se envolverem no mesmo. Os melhores alunos tendem a ser mais solitários, porque são mais autossuficientes? A visita de estudo foi uma experiência de aprendizagem positiva para todos os alunos que nela participaram. No percurso pela cidade até ao museu, os alunos foram reparando nas diferenças entre cidades, o que foram efetuando de forma mais espontânea e autónoma. Podendo aspirar-se sempre a um melhor desempenho, existiu um claro desenvolvimento de competências. |
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A sustentabilidade das cidades e dos transportes. Uma experiência didática em Geografia, 8º anoEnsinoGeografiaTransportesEspaços UrbanosEstratégias de aprendizagemGeografiaEnsinoEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvido no âmbito de “Iniciação à Prática Profissional III”, concretizada na Escola Secundária de Camilo Castelo Branco. Abordam-se as estratégias e recursos de aprendizagem numa sequência didática de geografia, do 8º ano e os respetivos resultados. Os subtemas lecionados foram “Áreas de fixação humana” e a “Redes e meios de transportes”. Entre as estratégias adotadas, contaram-se o jogo de tabuleiro sobre o crescimento dos espaços urbanos e os transportes, o trabalho de grupo sobre a sustentabilidade das cidades e dos transportes e a visita de estudo ao Museu Nacional Ferroviário. Frequentemente, realizaram-se fichas de trabalho e exploraram-se imagens projetadas. Procedeu-se a avaliação sumativa (teste de avaliação; um questionário e um trabalho de grupo) e formativa (em todas as aulas, valorizando o empenho, a responsabilidade, a autonomia e a disciplina pessoal). A turma teve uma boa aprendizagem, designadamente na aquisição dos conhecimentos e no desenvolvimento da pesquisa e da cooperação. O jogo de tabuleiro ajudou os alunos com maiores dificuldades na aquisição de conhecimentos a superarem esta limitação, bem como algumas dificuldades de comunicação; contudo, o mesmo jogo estimulou, igualmente, os melhores alunos. O trabalho de grupo revelou-se uma importante estratégia para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos habitualmente menos participativos e com piores resultados mas, ao contrário, os melhores alunos revelaram-se mais apreensivos e com maior dificuldade em se envolverem no mesmo. Os melhores alunos tendem a ser mais solitários, porque são mais autossuficientes? A visita de estudo foi uma experiência de aprendizagem positiva para todos os alunos que nela participaram. No percurso pela cidade até ao museu, os alunos foram reparando nas diferenças entre cidades, o que foram efetuando de forma mais espontânea e autónoma. Podendo aspirar-se sempre a um melhor desempenho, existiu um claro desenvolvimento de competências.This Supervised Teaching Practice report was developed within the scope of “Initiation to Professional Practice III”, carried out at Camilo Castelo Branco Secondary School. Learning strategies and resources are addressed in a geography didactic sequence, from the 8th year, and the respective results. The subtopics taught were “Areas of human settlement” and “Networks and means of transport”. Among the strategies adopted were the board game about the growth of urban spaces and transport, group work on the sustainability of cities and transport and the study visit to the National Railway Museum. Worksheets were often created and projected images were explored. Summative assessment (assessment test; a questionnaire and group work) and formative assessment (in all classes, valuing commitment, responsibility, autonomy and personal discipline) were carried out. The class had a good learning experience, particularly in acquiring knowledge and developing research and cooperation. The board game helped students with greater difficulties in acquiring knowledge to overcome this limitation, as well as some communication difficulties; however, the same game also stimulated the best students. Group work proved to be an important strategy for developing the learning of students who are usually less participative and with worse results, but, on the contrary, the best students were more apprehensive and found it more difficult to get involved. Do the best students tend to be lonelier because they are more self-sufficient? The study visit was a positive learning experience for all students who participated. On the way through the city to the museum, the students noticed the differences between cities, which they did in a more spontaneous and autonomous way. With the ability to always aspire to better performance, there was a clear development of skills.Claudino, SérgioRepositório da Universidade de LisboaMargarido, Catarina Isabel Celeiro2024-01-19T12:51:50Z2023-12-122023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61960TID:203471148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-22T01:23:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:26.764731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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