Aprendizagem sobre mobilidade sustentável com recurso à Ludificação. Experiência didática na Geografia do 11º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Isabel Matias Louro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54394
Resumo: O desenvolvimento de competências tem-se destacado nos processos de ensinoaprendizagem centrados no/a aluno/a para uma aprendizagem significativa, nomeadamente pela Educação Geográfica. Assim, novos métodos, técnicas e materiais têm sido captados, tal como a ludificação e os jogos educativos, em que o recurso ao ato de jogar e a elementos de diversão potenciam a aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos e competências. Este relatório centra-se na experiência educativa enquadrada na sequência letiva sobre Transportes na disciplina de Geografia A, ocorrida na turma de 11º7 da Escola Secundária D. Pedro V (ano letivo 2020/2021). Neste contexto, foram introduzidos elementos de ludificação ao longo do processo de ensino-aprendizagem, culminando com a aplicação do jogo “A caminho da mudança climática” construído de raiz para este contexto específico. O jogo como ferramenta de aprendizagem ativa pretendeu desenvolver, simultaneamente, conhecimentos sobre o tema lecionado, associando-os a um debate mais alargado (o papel dos transportes e da mobilidade para a mudança climática), e competências geográficas e transversais, sobretudo o pensamento crítico, o raciocínio, a argumentação, o trabalho em equipa, a relação interpessoal e ainda a construção do sistema de valores e comportamentos pessoais. Desta experiência sublinham-se duas ideias fundamentais. A introdução do jogo no processo de ensino-aprendizagem foi muito bem aceite pela turma, que demonstrou grande interesse em participar ativamente. Sendo um jogo em grupo, de dificuldade moderada e com diversas dinâmicas (jogo de papéis, quizz, negociações), gerou-se o expectável ambiente de aprendizagem equilibrando momentos de tensão, colaboração e diversão. Por sua vez, a construção de um jogo de raiz permitiu a sua adequação aos objetivos pretendidos ao nível dos conteúdos e das competências a desenvolver. Apesar de bastante dinâmico, o jogo permitiu a observação dos conhecimentos e atitudes dos/as alunos/as, em grupo e individualmente, comprovando-se a sua função como ferramenta de monitorização e avaliação formativa, de grande utilidade para o/a professor/a.
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Neste contexto, foram introduzidos elementos de ludificação ao longo do processo de ensino-aprendizagem, culminando com a aplicação do jogo “A caminho da mudança climática” construído de raiz para este contexto específico. O jogo como ferramenta de aprendizagem ativa pretendeu desenvolver, simultaneamente, conhecimentos sobre o tema lecionado, associando-os a um debate mais alargado (o papel dos transportes e da mobilidade para a mudança climática), e competências geográficas e transversais, sobretudo o pensamento crítico, o raciocínio, a argumentação, o trabalho em equipa, a relação interpessoal e ainda a construção do sistema de valores e comportamentos pessoais. Desta experiência sublinham-se duas ideias fundamentais. A introdução do jogo no processo de ensino-aprendizagem foi muito bem aceite pela turma, que demonstrou grande interesse em participar ativamente. Sendo um jogo em grupo, de dificuldade moderada e com diversas dinâmicas (jogo de papéis, quizz, negociações), gerou-se o expectável ambiente de aprendizagem equilibrando momentos de tensão, colaboração e diversão. Por sua vez, a construção de um jogo de raiz permitiu a sua adequação aos objetivos pretendidos ao nível dos conteúdos e das competências a desenvolver. Apesar de bastante dinâmico, o jogo permitiu a observação dos conhecimentos e atitudes dos/as alunos/as, em grupo e individualmente, comprovando-se a sua função como ferramenta de monitorização e avaliação formativa, de grande utilidade para o/a professor/a.The development of skills has been highlighted in the teaching-learning student-centered processes for a meaningful learning, namely by the Geographic Education. Thus, new methods, techniques and materials have been captured, as the ludification and educational games, where the use of the act of playing and elements of fun enhance the learning and development of content and skills. This report focuses on the educational experience framed in the teaching sequence on Transport in the discipline of Geography A, which took place in the 11th grade class at D. Pedro V Secondary School (academic year 2020/2021). In this context, were introduced elements of ludification throughout the teaching-learning process, culminating in the application of the game “On the way to climate change” built from scratch for this specific context. The game as a tool for active learning aimed, simultaneously, to develop knowledge about the topic taught, relating it with a broader debate (the role of transport in climate change), and geographic and transversal skills, namely critical thinking, reasoning, argumentation, teamwork, the interpersonal relationship and, also, the construction of the system of values and personal behaviors. From this experience two fundamental ideas are highlighted. The introduction of the game in the teaching-learning process was very well accepted by the students, who showed great interest in actively participating in the dynamics. Being a group game, of moderate difficulty and with different dynamics (role play, quizz, negotiations), it generated the expected learning environment that balanced moments of tension, collaboration, and fun. In turn, the construction of a game from scratch allowed its suitability towards the intended objectives in terms of content and skills to be developed. Despite being very dynamic, the game allowed the observation of students' knowledge and attitudes, in groups and individually, proving its function as a monitoring and formative assessment tool with great utility for the teacherQueirós, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaMartins, Ana Isabel Matias Louro2022-09-08T15:37:27Z2022-07-282022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54394TID:203058313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:14.667033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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