Suporte tecnológico ao "balanced scorecard"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Gil Alexandre Oliveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15248
Resumo: As condições para a sobrevivência e actuação das organizações nos mercados actuais, caracterizados pela sua cada vez maior globalidade, exigência e competitividade impuseram a necessidade urgente da adopção de novas filosofias de gestão. As organizações que buscam o êxito vêem-se obrigadas a focalizar-se numa estratégia, bem definida, estruturada e disseminada por toda a organização, e principalmente orientada à satisfação dos seus clientes. Neste contexto, o Balanced Scorecard (BSC) tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade pela inovação que veio trazer à gestão das organizações, uma vez que a sua filosofia assenta na difusão da visão e estratégia por toda a organização tendo em vista um mais efectivo alinhamento dos diversos níveis hierárquicos. Com o aparecimento do BSC, surgiram também sistemas de informação (SI) para apoiar a sua implementação, cada um com características próprias e diferentes abrangências. Decorrente da observação dessa realidade e partindo do principio de que haveriam ainda necessidades não satisfeitas aos utilizadores deste tipo de SI, surgiu a motivação para realizar este trabalho, que se prende com o estudo do suporte tecnológico ao BSC. Mais concretamente, debruçamo-nos sobre o estudo das funcionalidades consideradas mais relevantes presentes nos SI de suporte ao BSC. Este trabalho foi desenvolvido em três fases: estudo do suporte tecnológico ao BSC através da análise de informação publicada pelo instituto Balanced Scorecard Collaborative (BSCol); análise das características dos SI presentes no mercado e certificados pelo instituto BSCol; inquirição de organizações nacionais e estrangeiras com experiência de uso deste tipo de sistemas de informação. Como complemento do estudo realizado, numa segunda fase deste trabalho é proposta uma arquitectura para a concepção de um SI de suporte ao BSC. A contribuição deste trabalho foi a criação de uma lista das funcionalidades consideradas mais relevantes pela comunidade utilizadora de SI de suporte ao BSC, constituindo um guia para qualquer organização que pretenda implementar um sistema de informação da área do BSC. De um outro ponto de vista, a proposta de um modelo conceptual assume-se bastante enriquecedora e adequada, a quem pretenda desenvolver ou aprofundar o estudo deste tipo de sistemas de informação.
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Com o aparecimento do BSC, surgiram também sistemas de informação (SI) para apoiar a sua implementação, cada um com características próprias e diferentes abrangências. Decorrente da observação dessa realidade e partindo do principio de que haveriam ainda necessidades não satisfeitas aos utilizadores deste tipo de SI, surgiu a motivação para realizar este trabalho, que se prende com o estudo do suporte tecnológico ao BSC. Mais concretamente, debruçamo-nos sobre o estudo das funcionalidades consideradas mais relevantes presentes nos SI de suporte ao BSC. Este trabalho foi desenvolvido em três fases: estudo do suporte tecnológico ao BSC através da análise de informação publicada pelo instituto Balanced Scorecard Collaborative (BSCol); análise das características dos SI presentes no mercado e certificados pelo instituto BSCol; inquirição de organizações nacionais e estrangeiras com experiência de uso deste tipo de sistemas de informação. Como complemento do estudo realizado, numa segunda fase deste trabalho é proposta uma arquitectura para a concepção de um SI de suporte ao BSC. A contribuição deste trabalho foi a criação de uma lista das funcionalidades consideradas mais relevantes pela comunidade utilizadora de SI de suporte ao BSC, constituindo um guia para qualquer organização que pretenda implementar um sistema de informação da área do BSC. De um outro ponto de vista, a proposta de um modelo conceptual assume-se bastante enriquecedora e adequada, a quem pretenda desenvolver ou aprofundar o estudo deste tipo de sistemas de informação.Organizational survivor and actuation in the present business environment is characterized by its constant exigency and competitiveness imposed by the urgency to adopt new business management philosophies. The organizations who want to be well succeeded have to focus in a well defined and structured strategy, disseminated along all the organization, and principally oriented to its stakeholder’s satisfaction. In this context, the Balanced Scorecard (BSC) has winning more and more popularity by the innovation brought to organization’s management, because its philosophy settles in the diffusion of the vision and strategy along all the organization as a mean align the hierarchic levels around same values. With the BSC emergence, also appeared information systems to support its implementation, each one with unique features and different scopes. Due to this reality and assuming that current software applications do not yet satisfy all customers’ needs, arose the motivation to realize this study on the BSC technological support. Particularly, this study is about the relevant features in information systems related to one BSC business tool. This work was been developed in three phases: first, we studied the BSC technological support through the analysis of published documentation by the Balanced Scorecard Collaborative institute (BSCol), then we analyzed the certified software applications’ features and, finally we inquired some organizations with experience on this type of information systems. Has a complement to this study, the second part of this work presents a conceptual model of an information system to support this business tool. This work contribution was the conceptualization of a list with the important features in one BSC technological support application. This list can be useful to guide the organizations who want to implement a BSC information system. On the other hand, to the software-houses which want to develop an information system to support the BSC concepts, we think that this study can help them in that task.Universidade de Aveiro2016-03-08T16:28:10Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15248porVieira, Gil Alexandre Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:11Zoai:ria.ua.pt:10773/15248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:39.679743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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