Livre para aprender: pensamento crítico e criativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11023 |
Resumo: | O presente relatório corresponde ao estágio previsto na fase final do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu numa turma do 1º Ano numa escola pública. O relatório dedica especial atenção a refletir sobre os efeitos que uma prática mais ou menos diretiva tem no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos alunos. Seguindo um paradigma de investigação qualitativa e partindo da observação direta e da minha intervenção prática no estágio, recolhi informação que, depois de analisada, conduz à conclusão de que a prática docente observada pode não ter sido a mais adequada no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. A análise detém-se a considerar a relevância que tem o ambiente da sala de aula, bem como a relação entre alunos e professores e o modo como tudo está interligado e influencia o tipo de aprendizagens. O estudo mostra também, por contraste, as diferenças verificadas no entusiasmo e modo de agir dos alunos nas atividades por mim planificadas. Concluo afirmando que o modo como as aulas e tarefas são planificadas fazem toda a diferença, dependendo de se dar maior ou menor atenção ao papel ativo dos alunos enquanto protagonistas das suas aprendizagens e da construção do seu saber. |
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O presente relatório corresponde ao estágio previsto na fase final do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu numa turma do 1º Ano numa escola pública. O relatório dedica especial atenção a refletir sobre os efeitos que uma prática mais ou menos diretiva tem no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo dos alunos. Seguindo um paradigma de investigação qualitativa e partindo da observação direta e da minha intervenção prática no estágio, recolhi informação que, depois de analisada, conduz à conclusão de que a prática docente observada pode não ter sido a mais adequada no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. A análise detém-se a considerar a relevância que tem o ambiente da sala de aula, bem como a relação entre alunos e professores e o modo como tudo está interligado e influencia o tipo de aprendizagens. O estudo mostra também, por contraste, as diferenças verificadas no entusiasmo e modo de agir dos alunos nas atividades por mim planificadas. Concluo afirmando que o modo como as aulas e tarefas são planificadas fazem toda a diferença, dependendo de se dar maior ou menor atenção ao papel ativo dos alunos enquanto protagonistas das suas aprendizagens e da construção do seu saber. |
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