Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata-Pereira, Joana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22619
Resumo: Este artigo analisa os processos de raciocínio matemático de alunos na resolução de tarefas algébricas envolvendo inequações. Esta análise destaca a generalização e a justificação enquanto processos-chave do raciocínio matemático, dando também atenção às representações e processos de significação. Os resultados mostram que na generalização os alunos seguem abordagens indutivas e abdutivas e na justificação baseiam-se em conhecimentos anteriores ou conceitos e propriedades conhecidas. O uso de diferentes representações parece não limitar o desenvolvimento do raciocínio matemático e os processos de significação surgem intrinsecamente ligados às generalizações ou justificações apresentadas.
id RCAP_a8bf5aac5f00fd1211db30b319eba5fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequaçõesRaciocínioGeneralizaçãoJustificaçãoInequaçõesÁlgebraEste artigo analisa os processos de raciocínio matemático de alunos na resolução de tarefas algébricas envolvendo inequações. Esta análise destaca a generalização e a justificação enquanto processos-chave do raciocínio matemático, dando também atenção às representações e processos de significação. Os resultados mostram que na generalização os alunos seguem abordagens indutivas e abdutivas e na justificação baseiam-se em conhecimentos anteriores ou conceitos e propriedades conhecidas. O uso de diferentes representações parece não limitar o desenvolvimento do raciocínio matemático e os processos de significação surgem intrinsecamente ligados às generalizações ou justificações apresentadas.Repositório da Universidade de LisboaMata-Pereira, JoanaPonte, João Pedro da2016-02-08T13:34:21Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22619porMata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2013). Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações. Boletim GEPEM, 62, 17-31.0104-9739info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:09.866905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
title Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
spellingShingle Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
Mata-Pereira, Joana
Raciocínio
Generalização
Justificação
Inequações
Álgebra
title_short Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
title_full Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
title_fullStr Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
title_full_unstemmed Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
title_sort Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
author Mata-Pereira, Joana
author_facet Mata-Pereira, Joana
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata-Pereira, Joana
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio
Generalização
Justificação
Inequações
Álgebra
topic Raciocínio
Generalização
Justificação
Inequações
Álgebra
description Este artigo analisa os processos de raciocínio matemático de alunos na resolução de tarefas algébricas envolvendo inequações. Esta análise destaca a generalização e a justificação enquanto processos-chave do raciocínio matemático, dando também atenção às representações e processos de significação. Os resultados mostram que na generalização os alunos seguem abordagens indutivas e abdutivas e na justificação baseiam-se em conhecimentos anteriores ou conceitos e propriedades conhecidas. O uso de diferentes representações parece não limitar o desenvolvimento do raciocínio matemático e os processos de significação surgem intrinsecamente ligados às generalizações ou justificações apresentadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-02-08T13:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22619
url http://hdl.handle.net/10451/22619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2013). Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações. Boletim GEPEM, 62, 17-31.
0104-9739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134309366366208