Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22619 |
Resumo: | Este artigo analisa os processos de raciocínio matemático de alunos na resolução de tarefas algébricas envolvendo inequações. Esta análise destaca a generalização e a justificação enquanto processos-chave do raciocínio matemático, dando também atenção às representações e processos de significação. Os resultados mostram que na generalização os alunos seguem abordagens indutivas e abdutivas e na justificação baseiam-se em conhecimentos anteriores ou conceitos e propriedades conhecidas. O uso de diferentes representações parece não limitar o desenvolvimento do raciocínio matemático e os processos de significação surgem intrinsecamente ligados às generalizações ou justificações apresentadas. |
id |
RCAP_a8bf5aac5f00fd1211db30b319eba5fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequaçõesRaciocínioGeneralizaçãoJustificaçãoInequaçõesÁlgebraEste artigo analisa os processos de raciocínio matemático de alunos na resolução de tarefas algébricas envolvendo inequações. Esta análise destaca a generalização e a justificação enquanto processos-chave do raciocínio matemático, dando também atenção às representações e processos de significação. Os resultados mostram que na generalização os alunos seguem abordagens indutivas e abdutivas e na justificação baseiam-se em conhecimentos anteriores ou conceitos e propriedades conhecidas. O uso de diferentes representações parece não limitar o desenvolvimento do raciocínio matemático e os processos de significação surgem intrinsecamente ligados às generalizações ou justificações apresentadas.Repositório da Universidade de LisboaMata-Pereira, JoanaPonte, João Pedro da2016-02-08T13:34:21Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22619porMata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2013). Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações. Boletim GEPEM, 62, 17-31.0104-9739info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:09.866905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações |
title |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações |
spellingShingle |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações Mata-Pereira, Joana Raciocínio Generalização Justificação Inequações Álgebra |
title_short |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações |
title_full |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações |
title_fullStr |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações |
title_sort |
Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações |
author |
Mata-Pereira, Joana |
author_facet |
Mata-Pereira, Joana Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata-Pereira, Joana Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Generalização Justificação Inequações Álgebra |
topic |
Raciocínio Generalização Justificação Inequações Álgebra |
description |
Este artigo analisa os processos de raciocínio matemático de alunos na resolução de tarefas algébricas envolvendo inequações. Esta análise destaca a generalização e a justificação enquanto processos-chave do raciocínio matemático, dando também atenção às representações e processos de significação. Os resultados mostram que na generalização os alunos seguem abordagens indutivas e abdutivas e na justificação baseiam-se em conhecimentos anteriores ou conceitos e propriedades conhecidas. O uso de diferentes representações parece não limitar o desenvolvimento do raciocínio matemático e os processos de significação surgem intrinsecamente ligados às generalizações ou justificações apresentadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2016-02-08T13:34:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22619 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2013). Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações. Boletim GEPEM, 62, 17-31. 0104-9739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134309366366208 |