A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Osvaldo Filipe da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10873
Resumo: A supervisão pedagógica é um tema muito falado na escolas, corredores e salas de professores e atualmente é assumida como o epicentro do desenvolvimento profissional dos professores ou aspirantes a professores. O impacto que as opiniões que os professores têm sobre a supervisão pedagógica e sobre os seus intervenientes, como é caso do supervisor pedagógico, poderá influenciar o desenvolvimento da prática pedagógica destes professores. Inicialmente a supervisão era sinónimo de fiscalização e controlo, e não era muito aceite no seio da classe docente, existindo como aponta Vieira (1993) alguma resistência quanto à sua aceitação, pois o conceito “supervisão” era associado a conceitos como “chefia”, “crítica”, “vigia” e “autoritarismo”. Segundo Alarcão e Tavares (2010, p.3), o termo “supervisão” “evocava conotações de poder e de relacionamento socioprofissional contrárias aos valores de respeito pela pessoa humana e pelas suas capacidades auto formativas”. Nos dias de hoje a supervisão assume um carácter mais abrangente e global, abarcando a escola como um todo, ou seja, O obejctivo da supervisão que agora redefinimos, aponta assim para o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar e dos que nela realizam o seu trabalho de estudar, ensinar ou apoiar a função educativa por intermédio de aprendizagens individuais e colectivas, incluindo a formação dos novos agentes. (Alarcão & Tavares, 2003: 144-45). É neste contexto que a ação do supervisor orienta e capacita outros professores para melhorarem as suas práticas contribuindo para as transformações que as escolas necessitam respondendo aos desafios dos novos jovens. O estudo empírico tem como objetivo apreender as perspetivas que educadores de infância da Região do Algarve a lecionar em Agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da Rede Pública têm sobre a supervisão pedagógica e o seu papel nas suas práticas pedagógicas. Foram 56 os educadores que preencheram o questionário online. Este estudo, de carácter exploratório e com um tratamento de dados descritivo, complementa a análise quantitativa com alguns dados sujeitos a análise qualitativa. Os dados foram recolhidos com recurso ao formulário eletrónico e foi realizada uma análise estatística descritiva, complementada por uma análise conteúdo que incidiu nas respostas às perguntas abertas do questionário adaptado a partir de Gaspar et al (2019).
id RCAP_76a8f0de65ef419f69cb44a69f793b25
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreiraSupervisão pedagógicaSupervisorEducação pré-escolarPráticas pedagógicasDesenvolvimento profissionalEducadores de infânciaFiscalizaçãoSupervisionSupervisorInspectionProfessional development and preschool education.ODS::04:Educação de QualidadeA supervisão pedagógica é um tema muito falado na escolas, corredores e salas de professores e atualmente é assumida como o epicentro do desenvolvimento profissional dos professores ou aspirantes a professores. O impacto que as opiniões que os professores têm sobre a supervisão pedagógica e sobre os seus intervenientes, como é caso do supervisor pedagógico, poderá influenciar o desenvolvimento da prática pedagógica destes professores. Inicialmente a supervisão era sinónimo de fiscalização e controlo, e não era muito aceite no seio da classe docente, existindo como aponta Vieira (1993) alguma resistência quanto à sua aceitação, pois o conceito “supervisão” era associado a conceitos como “chefia”, “crítica”, “vigia” e “autoritarismo”. Segundo Alarcão e Tavares (2010, p.3), o termo “supervisão” “evocava conotações de poder e de relacionamento socioprofissional contrárias aos valores de respeito pela pessoa humana e pelas suas capacidades auto formativas”. Nos dias de hoje a supervisão assume um carácter mais abrangente e global, abarcando a escola como um todo, ou seja, O obejctivo da supervisão que agora redefinimos, aponta assim para o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar e dos que nela realizam o seu trabalho de estudar, ensinar ou apoiar a função educativa por intermédio de aprendizagens individuais e colectivas, incluindo a formação dos novos agentes. (Alarcão & Tavares, 2003: 144-45). É neste contexto que a ação do supervisor orienta e capacita outros professores para melhorarem as suas práticas contribuindo para as transformações que as escolas necessitam respondendo aos desafios dos novos jovens. O estudo empírico tem como objetivo apreender as perspetivas que educadores de infância da Região do Algarve a lecionar em Agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da Rede Pública têm sobre a supervisão pedagógica e o seu papel nas suas práticas pedagógicas. Foram 56 os educadores que preencheram o questionário online. Este estudo, de carácter exploratório e com um tratamento de dados descritivo, complementa a análise quantitativa com alguns dados sujeitos a análise qualitativa. Os dados foram recolhidos com recurso ao formulário eletrónico e foi realizada uma análise estatística descritiva, complementada por uma análise conteúdo que incidiu nas respostas às perguntas abertas do questionário adaptado a partir de Gaspar et al (2019).Pedagogical supervision is a topic widely spoken in schools, corridors and teachers' rooms and is currently assumed to be the epicenter of the professional development of teachers or aspiring teachers. The impact that the opinions that teachers have on pedagogical supervision and on their stakeholders, as in the case of the pedagogical supervisor, may influence the development of the pedagogical practice of these teachers. Initially, supervision was synonymous with inspection and control, and it was not widely accepted within the teaching class, as there is, as Vieira (1993) points out, some resistance regarding its acceptance, because the concept “supervision” was associated with concepts such as “leadership”, "Criticism", "watchman" and "authoritarianism". According to Alarcão and Tavares (2010, p.3), the term "supervision" "evoked connotations of power and socioprofessional relationship contrary to the values of respect for the human person and for their self-training capabilities". Nowadays supervision takes on a more comprehensive and global character, encompassing the school as a whole, that is, The objective of supervision that we have now redefined, thus points to the qualitative development of the school institution and those who carry out their work in it to study, teach or support the educational function through individual and collective learning, including the training of new agents. (Alarcão & Tavares, 2003: 144-45). It is in this context that the supervisor's action guides and trains other teachers to improve their practices, contributing to the changes that schools need in response to the challenges of new young people.The empirical study aims to apprehend the perspectives that early childhood educators from the Algarve Region teach in School groups and non-grouped schools of the Public Network have on pedagogical supervision and their role in their pedagogical practices. 56 educators completed the online questionnaire. This exploratory study and with a descriptive data treatment, complements the quantitative analysis with some data subject to qualitative analysis. The data were collected using the electronic form and a descriptive statistical analysis was carried out, complemented by a content analysis that focused on the answers to the open questions of the questionnaire adapted from Gaspar et al (2019).A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Seabra, FilipaRepositório AbertoMoreira, Osvaldo Filipe da Silva2021-07-09T13:18:18Z2021-06-162021-07-092021-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10873TID:202744213porMoreira, Osvaldo Filipe da Silva - A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2021. 130 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:37:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:26.792796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
title A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
spellingShingle A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
Moreira, Osvaldo Filipe da Silva
Supervisão pedagógica
Supervisor
Educação pré-escolar
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Educadores de infância
Fiscalização
Supervision
Supervisor
Inspection
Professional development and preschool education.
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
title_full A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
title_fullStr A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
title_full_unstemmed A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
title_sort A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira
author Moreira, Osvaldo Filipe da Silva
author_facet Moreira, Osvaldo Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seabra, Filipa
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Osvaldo Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Supervisor
Educação pré-escolar
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Educadores de infância
Fiscalização
Supervision
Supervisor
Inspection
Professional development and preschool education.
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Supervisão pedagógica
Supervisor
Educação pré-escolar
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Educadores de infância
Fiscalização
Supervision
Supervisor
Inspection
Professional development and preschool education.
ODS::04:Educação de Qualidade
description A supervisão pedagógica é um tema muito falado na escolas, corredores e salas de professores e atualmente é assumida como o epicentro do desenvolvimento profissional dos professores ou aspirantes a professores. O impacto que as opiniões que os professores têm sobre a supervisão pedagógica e sobre os seus intervenientes, como é caso do supervisor pedagógico, poderá influenciar o desenvolvimento da prática pedagógica destes professores. Inicialmente a supervisão era sinónimo de fiscalização e controlo, e não era muito aceite no seio da classe docente, existindo como aponta Vieira (1993) alguma resistência quanto à sua aceitação, pois o conceito “supervisão” era associado a conceitos como “chefia”, “crítica”, “vigia” e “autoritarismo”. Segundo Alarcão e Tavares (2010, p.3), o termo “supervisão” “evocava conotações de poder e de relacionamento socioprofissional contrárias aos valores de respeito pela pessoa humana e pelas suas capacidades auto formativas”. Nos dias de hoje a supervisão assume um carácter mais abrangente e global, abarcando a escola como um todo, ou seja, O obejctivo da supervisão que agora redefinimos, aponta assim para o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar e dos que nela realizam o seu trabalho de estudar, ensinar ou apoiar a função educativa por intermédio de aprendizagens individuais e colectivas, incluindo a formação dos novos agentes. (Alarcão & Tavares, 2003: 144-45). É neste contexto que a ação do supervisor orienta e capacita outros professores para melhorarem as suas práticas contribuindo para as transformações que as escolas necessitam respondendo aos desafios dos novos jovens. O estudo empírico tem como objetivo apreender as perspetivas que educadores de infância da Região do Algarve a lecionar em Agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas da Rede Pública têm sobre a supervisão pedagógica e o seu papel nas suas práticas pedagógicas. Foram 56 os educadores que preencheram o questionário online. Este estudo, de carácter exploratório e com um tratamento de dados descritivo, complementa a análise quantitativa com alguns dados sujeitos a análise qualitativa. Os dados foram recolhidos com recurso ao formulário eletrónico e foi realizada uma análise estatística descritiva, complementada por uma análise conteúdo que incidiu nas respostas às perguntas abertas do questionário adaptado a partir de Gaspar et al (2019).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09T13:18:18Z
2021-06-16
2021-07-09
2021-06-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10873
TID:202744213
url http://hdl.handle.net/10400.2/10873
identifier_str_mv TID:202744213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, Osvaldo Filipe da Silva - A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2021. 130 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135092643201024