O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Maria Cristina Pais
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1138
Resumo: O presente trabalho tem como principal objectivo caracterizar o Ensino de Canto em Portugal a partir de meados do Século XX. Distinguem-se três capítulos: o Enquadramento Teórico, a Investigação Empírica e a Conclusão. Na primeira secção, efectua-se uma breve sinopse dos principais momentos da História do Canto, realizando também uma análise à situação vivida em Portugal, mais concretamente no que se refere ao Ensino Artístico; na Investigação Empírica, e após a realização de inquéritos a Professores de Canto, efectua-se a análise de dados com base numa metodologia qualitativa; por fim, a Conclusão sistematiza o que de mais relevante se conseguiu apurar ao longo da investigação, apresentando respostas aos objectivos inicialmente formulados. Esta dissertação é um contributo para apreender a evolução das diferentes metodologias de Ensino de Canto, e pretende proporcionar um espaço de reflexão acerca da situação do Ensino Artístico em Portugal. ABSTRACT: The main purpose of the present work is to characterize Singing Tuition in Portugal from middle of Twentieth Century. Three chapters are distinguished: the Theoretical Framing, the Empirical Inquiry and the Conclusion. In the first chapter a synopsis of the main moments of the History of Singing is made. An analysis of the situation lived in Portugal, specifically in the Artistic Tuition, is also carrying through; in the second chapter, Empirical Inquiry, a qualitative analysis of data, obtained from the accomplishment of inquiries by singing teachers, is presented; finally, in the Conclusion chapter the most relevant information obtained throughout the inquiry is systemized, presenting answers to the initial goals. This work is one contribution to apprehend the evolution of the different Singing Tuition methodologies, and intends to provide a space of reflection concerning the situation of Artistic Education in Portugal.
id RCAP_76c6185170d33163b7204deea94309e2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XXMúsica vocalCantoHistória da músicaO presente trabalho tem como principal objectivo caracterizar o Ensino de Canto em Portugal a partir de meados do Século XX. Distinguem-se três capítulos: o Enquadramento Teórico, a Investigação Empírica e a Conclusão. Na primeira secção, efectua-se uma breve sinopse dos principais momentos da História do Canto, realizando também uma análise à situação vivida em Portugal, mais concretamente no que se refere ao Ensino Artístico; na Investigação Empírica, e após a realização de inquéritos a Professores de Canto, efectua-se a análise de dados com base numa metodologia qualitativa; por fim, a Conclusão sistematiza o que de mais relevante se conseguiu apurar ao longo da investigação, apresentando respostas aos objectivos inicialmente formulados. Esta dissertação é um contributo para apreender a evolução das diferentes metodologias de Ensino de Canto, e pretende proporcionar um espaço de reflexão acerca da situação do Ensino Artístico em Portugal. ABSTRACT: The main purpose of the present work is to characterize Singing Tuition in Portugal from middle of Twentieth Century. Three chapters are distinguished: the Theoretical Framing, the Empirical Inquiry and the Conclusion. In the first chapter a synopsis of the main moments of the History of Singing is made. An analysis of the situation lived in Portugal, specifically in the Artistic Tuition, is also carrying through; in the second chapter, Empirical Inquiry, a qualitative analysis of data, obtained from the accomplishment of inquiries by singing teachers, is presented; finally, in the Conclusion chapter the most relevant information obtained throughout the inquiry is systemized, presenting answers to the initial goals. This work is one contribution to apprehend the evolution of the different Singing Tuition methodologies, and intends to provide a space of reflection concerning the situation of Artistic Education in Portugal.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:32:55Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1138porAguiar, Maria Cristina Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:37Zoai:ria.ua.pt:10773/1138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:53.527096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
title O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
spellingShingle O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
Aguiar, Maria Cristina Pais
Música vocal
Canto
História da música
title_short O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
title_full O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
title_fullStr O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
title_full_unstemmed O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
title_sort O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
author Aguiar, Maria Cristina Pais
author_facet Aguiar, Maria Cristina Pais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Maria Cristina Pais
dc.subject.por.fl_str_mv Música vocal
Canto
História da música
topic Música vocal
Canto
História da música
description O presente trabalho tem como principal objectivo caracterizar o Ensino de Canto em Portugal a partir de meados do Século XX. Distinguem-se três capítulos: o Enquadramento Teórico, a Investigação Empírica e a Conclusão. Na primeira secção, efectua-se uma breve sinopse dos principais momentos da História do Canto, realizando também uma análise à situação vivida em Portugal, mais concretamente no que se refere ao Ensino Artístico; na Investigação Empírica, e após a realização de inquéritos a Professores de Canto, efectua-se a análise de dados com base numa metodologia qualitativa; por fim, a Conclusão sistematiza o que de mais relevante se conseguiu apurar ao longo da investigação, apresentando respostas aos objectivos inicialmente formulados. Esta dissertação é um contributo para apreender a evolução das diferentes metodologias de Ensino de Canto, e pretende proporcionar um espaço de reflexão acerca da situação do Ensino Artístico em Portugal. ABSTRACT: The main purpose of the present work is to characterize Singing Tuition in Portugal from middle of Twentieth Century. Three chapters are distinguished: the Theoretical Framing, the Empirical Inquiry and the Conclusion. In the first chapter a synopsis of the main moments of the History of Singing is made. An analysis of the situation lived in Portugal, specifically in the Artistic Tuition, is also carrying through; in the second chapter, Empirical Inquiry, a qualitative analysis of data, obtained from the accomplishment of inquiries by singing teachers, is presented; finally, in the Conclusion chapter the most relevant information obtained throughout the inquiry is systemized, presenting answers to the initial goals. This work is one contribution to apprehend the evolution of the different Singing Tuition methodologies, and intends to provide a space of reflection concerning the situation of Artistic Education in Portugal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:32:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1138
url http://hdl.handle.net/10773/1138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448689664000