Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Vítor Emanuel Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29419
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender a influência que os mecanismos de controlo no contexto relações interempresariais têm na empresa Farfetch, mais especificamente, o seu impacto no departamento de Produção. Relativamente à metodologia, esta passou por uma revisão da literatura, visando caracterizar quais os mecanismos e pressupostos teóricos sugeridos sobre os temas de controlo de gestão, sistemas de controlo de gestão e relações empresariais. Foi também desenvolvido um estudo de caso da empresa Farfetch. Em geral, os resultados mostram que o departamento de Produção e a Farfetch utilizam diversos mecanismos de controlo de forma a sustentar a estratégia pretendida. Seria importante compreender de que forma os mecanismos de controlo desta empresa se mantêm com o aumento da sua maturidade, destacando a necessidade de uma investigação mais aprofundada.
id RCAP_76d87a7ed72d7a27270cd2ac8d9afc43
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de ProduçãoMecanismos de controloRelações interempresariaisFarfetchMarketplaceControl mechanismsInter-firm relationshipsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objetivo deste estudo é compreender a influência que os mecanismos de controlo no contexto relações interempresariais têm na empresa Farfetch, mais especificamente, o seu impacto no departamento de Produção. Relativamente à metodologia, esta passou por uma revisão da literatura, visando caracterizar quais os mecanismos e pressupostos teóricos sugeridos sobre os temas de controlo de gestão, sistemas de controlo de gestão e relações empresariais. Foi também desenvolvido um estudo de caso da empresa Farfetch. Em geral, os resultados mostram que o departamento de Produção e a Farfetch utilizam diversos mecanismos de controlo de forma a sustentar a estratégia pretendida. Seria importante compreender de que forma os mecanismos de controlo desta empresa se mantêm com o aumento da sua maturidade, destacando a necessidade de uma investigação mais aprofundada.The goal of this study is to understand the influence that control mechanism in the context of inter-firm relationship have in the Farfetch company, more specifically, its impact on the Production Department. Regarding the methodology, this one went through a literature review, aiming to characterize which mechanism and theoretical assumptions suggested about the topics of management control, management control systems and inter-firm relationships. It was also developed a case study about Farfetch. Overall, those results show that the Production Department and the Farfetch both use several control mechanisms in order to sustain the desired strategy. It would be important to understand in which way the control mechanisms of this company continue to increase in maturity, highlighting the necessity of a deeply investigation.Marques, Luís Manuel DionísioSoares, Miguel Alberto ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPedro, Vítor Emanuel Silva2020-03-19T01:30:34Z2018-07-1020182018-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29419TID:201963906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:37.376480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção
title Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção
spellingShingle Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção
Pedro, Vítor Emanuel Silva
Mecanismos de controlo
Relações interempresariais
Farfetch
Marketplace
Control mechanisms
Inter-firm relationships
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção
title_full Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção
title_fullStr Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção
title_full_unstemmed Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção
title_sort Mecanismos de controlo em relações interempresariais : caso Farfetch – Área de Produção
author Pedro, Vítor Emanuel Silva
author_facet Pedro, Vítor Emanuel Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Luís Manuel Dionísio
Soares, Miguel Alberto Reis
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Vítor Emanuel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mecanismos de controlo
Relações interempresariais
Farfetch
Marketplace
Control mechanisms
Inter-firm relationships
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Mecanismos de controlo
Relações interempresariais
Farfetch
Marketplace
Control mechanisms
Inter-firm relationships
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O objetivo deste estudo é compreender a influência que os mecanismos de controlo no contexto relações interempresariais têm na empresa Farfetch, mais especificamente, o seu impacto no departamento de Produção. Relativamente à metodologia, esta passou por uma revisão da literatura, visando caracterizar quais os mecanismos e pressupostos teóricos sugeridos sobre os temas de controlo de gestão, sistemas de controlo de gestão e relações empresariais. Foi também desenvolvido um estudo de caso da empresa Farfetch. Em geral, os resultados mostram que o departamento de Produção e a Farfetch utilizam diversos mecanismos de controlo de forma a sustentar a estratégia pretendida. Seria importante compreender de que forma os mecanismos de controlo desta empresa se mantêm com o aumento da sua maturidade, destacando a necessidade de uma investigação mais aprofundada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-10
2018
2018-07-10T00:00:00Z
2020-03-19T01:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/29419
TID:201963906
url http://hdl.handle.net/10400.14/29419
identifier_str_mv TID:201963906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131944739405824