"Quem quer ser apagada?" Imagens de mulheres em manuais de história no ensino em contexto moçambicano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabecinhas, Rosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laisse, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74823
Resumo: English version: Cabecinhas, R., & Laisse, S. (2021). "Who wants to be erased?" Images of women in history textbooks in Mozambican education. Vista, (8), e021010. https://doi.org/10.21814/vista.3517
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spelling "Quem quer ser apagada?" Imagens de mulheres em manuais de história no ensino em contexto moçambicano"Who wants to be erased?" Images of women in history textbooks in Mozambican educationMoçambiqueEnsino da históriaMemória culturalDecolonialidade(In)visibilidadesMozambiqueHistory educationCultural memoryDecoloniality(In)visibilitiesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEnglish version: Cabecinhas, R., & Laisse, S. (2021). "Who wants to be erased?" Images of women in history textbooks in Mozambican education. Vista, (8), e021010. https://doi.org/10.21814/vista.3517Neste artigo iremos discutir a forma como as mulheres são representadas nos manuais de história em vigor no segundo ciclo do ensino secundário geral em Moçambique: qual o lugar das mulheres nos manuais na história de Moçambique? Quais as mulheres com nome, com rosto ou com voz nos manuais escolares? Como é descrita a sua agência histórica? Para responder a estas questões realizámos uma análise sincrónica, multimodal e comparativa da forma como as mulheres são representadas nos manuais de história da 11.ª e da 12.ª classes. A análise efetuada demonstra profundas assimetrias nas representações de género, quer no que concerne aos conteúdos de ensino, quer no que toca às fontes e à iconografia. Os manuais apresentam um quadro historiográfico assente na liderança masculina, enquanto as mulheres são apresentadas confinadas aos papéis tradicionais de género, com raras exceções. Tendo em conta a escassez de estudos referentes às representações de género, interseccionalidades e ensino de história em Moçambique, neste trabalho, analisamos o modo como texto e imagem contribuem para o apagamento da agência das mulheres nos manuais escolares de história. Prestamos particular atenção às imagens de mulheres e discutimos o potencial das imagens para o combate ao sexismo e para a descolonização do conhecimento.In this article, we discuss how women are portrayed in the current history textbooks of the general secondary education in Mozambique: what is the place of women in the history of Mozambique? Which women have a name, a face or a voice in the textbooks? How is women historical agency described? To answer these questions, we conducted a synchronic, multimodal and comparative analysis of how the history textbooks of 11th and 12th grades portray women. The analysis reveals profound asymmetries in the gender representations, both regarding the teaching content and the sources and iconography. The textbooks provide a historiographical framework based on male leadership while women appear confined to traditional gender roles, with rare exceptions. In light of the scarcity of studies concerning gender representations, intersectionality and history education in Mozambique, we analyse how text and image contribute to the erasure of women's agency in history textbooks. We pay particular attention to the pictures of women and discuss images' potential for combating sexism and decolonising knowledge.Este artigo foi desenvolvido no âmbito da Knowledge for Development Initiative, pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (n.º 333162622) no contexto do projeto Memories, Cultures and Identities: How the Past Weighs on the Present-Day Intercultural Relations in Mozambique and Portugal? Este trabalho é ainda financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020.Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoCabecinhas, RosaLaisse, Sara20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74823porCabecinhas, R., & Laisse, S. (2021). "Quem quer ser apagada?" Imagens de mulheres em manuais de história no ensino em contexto moçambicano. Vista, (8), e021010. https://doi.org/10.21814/vista.35172184-128410.21814/vista.3517https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/3517info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:05:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:05:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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