"Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabecinhas,Rosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Laisse,Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842021000200001
Resumo: Resumo: Neste artigo iremos discutir a forma como as mulheres são representadas nos manuais de história em vigor no segundo ciclo do ensino secundário geral em Moçambique: qual o lugar das mulheres nos manuais na história de Moçambique? Quais as mulheres com nome, com rosto ou com voz nos manuais escolares? Como é descrita a sua agência histórica? Para responder a estas questões realizámos uma análise sincrónica, multimodal e comparativa da forma como as mulheres são representadas nos manuais de história da 11.ª e da 12.ª classes. A análise efetuada demonstra profundas assimetrias nas representações de género, quer no que concerne aos conteúdos de ensino, quer no que toca às fontes e à iconografia. Os manuais apresentam um quadro historiográfico assente na liderança masculina, enquanto as mulheres são apresentadas confinadas aos papéis tradicionais de género, com raras exceções. Tendo em conta a escassez de estudos referentes às representações de género, interseccionalidades e ensino de história em Moçambique, neste trabalho, analisamos o modo como texto e imagem contribuem para o apagamento da agência das mulheres nos manuais escolares de história. Prestamos particular atenção às imagens de mulheres e discutimos o potencial das imagens para o combate ao sexismo e para a descolonização do conhecimento.
id RCAP_b70e5ba9c230febe262745e469cf8562
oai_identifier_str oai:scielo:S2184-12842021000200001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto MoçambicanoMoçambiqueensino da históriamemória culturaldecolonialidade(in)visibilidadesResumo: Neste artigo iremos discutir a forma como as mulheres são representadas nos manuais de história em vigor no segundo ciclo do ensino secundário geral em Moçambique: qual o lugar das mulheres nos manuais na história de Moçambique? Quais as mulheres com nome, com rosto ou com voz nos manuais escolares? Como é descrita a sua agência histórica? Para responder a estas questões realizámos uma análise sincrónica, multimodal e comparativa da forma como as mulheres são representadas nos manuais de história da 11.ª e da 12.ª classes. A análise efetuada demonstra profundas assimetrias nas representações de género, quer no que concerne aos conteúdos de ensino, quer no que toca às fontes e à iconografia. Os manuais apresentam um quadro historiográfico assente na liderança masculina, enquanto as mulheres são apresentadas confinadas aos papéis tradicionais de género, com raras exceções. Tendo em conta a escassez de estudos referentes às representações de género, interseccionalidades e ensino de história em Moçambique, neste trabalho, analisamos o modo como texto e imagem contribuem para o apagamento da agência das mulheres nos manuais escolares de história. Prestamos particular atenção às imagens de mulheres e discutimos o potencial das imagens para o combate ao sexismo e para a descolonização do conhecimento.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842021000200001Vista. Revista de Cultura Visual n.8 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842021000200001Cabecinhas,RosaLaisse,Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:28Zoai:scielo:S2184-12842021000200001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:11.764806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano
title "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano
spellingShingle "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano
Cabecinhas,Rosa
Moçambique
ensino da história
memória cultural
decolonialidade
(in)visibilidades
title_short "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano
title_full "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano
title_fullStr "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano
title_full_unstemmed "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano
title_sort "Quem Quer Ser Apagada?" Imagens deMulheres em Manuais de História no Ensinoem Contexto Moçambicano
author Cabecinhas,Rosa
author_facet Cabecinhas,Rosa
Laisse,Sara
author_role author
author2 Laisse,Sara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabecinhas,Rosa
Laisse,Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Moçambique
ensino da história
memória cultural
decolonialidade
(in)visibilidades
topic Moçambique
ensino da história
memória cultural
decolonialidade
(in)visibilidades
description Resumo: Neste artigo iremos discutir a forma como as mulheres são representadas nos manuais de história em vigor no segundo ciclo do ensino secundário geral em Moçambique: qual o lugar das mulheres nos manuais na história de Moçambique? Quais as mulheres com nome, com rosto ou com voz nos manuais escolares? Como é descrita a sua agência histórica? Para responder a estas questões realizámos uma análise sincrónica, multimodal e comparativa da forma como as mulheres são representadas nos manuais de história da 11.ª e da 12.ª classes. A análise efetuada demonstra profundas assimetrias nas representações de género, quer no que concerne aos conteúdos de ensino, quer no que toca às fontes e à iconografia. Os manuais apresentam um quadro historiográfico assente na liderança masculina, enquanto as mulheres são apresentadas confinadas aos papéis tradicionais de género, com raras exceções. Tendo em conta a escassez de estudos referentes às representações de género, interseccionalidades e ensino de história em Moçambique, neste trabalho, analisamos o modo como texto e imagem contribuem para o apagamento da agência das mulheres nos manuais escolares de história. Prestamos particular atenção às imagens de mulheres e discutimos o potencial das imagens para o combate ao sexismo e para a descolonização do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842021000200001
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842021000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-12842021000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Vista. Revista de Cultura Visual n.8 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137406351310848