As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Elisabete Sofia Rei
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29332
Resumo: O conceito de Pensamento Computacional (PC) é uma das thinking habilities que potencia a capacidade de raciocinar, organizar e resolver problemas, envolve o processamento de informações em diferentes níveis de abstração, promovendo a habilidade de pensar de forma estruturada e criativa e tem ganhado visibilidade nos últimos anos. Falar de PC é exprimir uma forma de pensamento que abrange a habilidade crítica, criativa e estratégica de aplicar os princípios da computação em diferentes áreas do conhecimento. São inquestionáveis os seus benefícios a nível da formação pessoal e social de crianças e jovens. Através de abordagens educativas inovadoras, ele estimula maneiras novas e criativas de pensar, de identificar problemas e de encontrar soluções. É crucial capacitar as escolas para cumprirem a missão de preparar os alunos para o futuro. Isso tem sido uma preocupação de várias organizações ao reconhecerem a necessidade de se desenvolverem competências de PC. Para verificarmos como o PC potencia a aprendizagem das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) propusemo-nos investigar e criar práticas educativas de PC adaptadas a este nível de ensino. Para tal, formulamos os seguintes objetivos: conhecer e identificar o contributo que as ciências computacionais podem trazer para a construção do conhecimento; compreender a importância do PC no contexto educativo; criar atividades de aprendizagem baseadas em programação para promover o PC e fomentar competências transversais ao currículo; aplicar as atividades de PC como estratégia de metodologia ativa; verificar se as atividades potenciaram a aprendizagem das crianças no 1.º CEB; avaliar o impacto do PC na aprendizagem das crianças no 1.º CEB. Este estudo incidiu em cinco turmas do 1.º CEB, de uma escola do ensino público, na zona Norte e como metodologia utilizamos o estudo de caso. Os dados recolhidos dos grupos focais, observação direta dos participantes e registo em diários de bordo foram analisados qualitativamente com base na revisão da literatura. Os resultados indicaram que é positiva a sua integração nas mais variadas áreas curriculares das habilidades do PC e que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, além de promover a Ciência da Computação (CC) no 1.º CEB. No final da investigação, podemos referir que as atividades realizadas permitiram aos alunos adquirir conceitos de CC e desenvolver habilidades de PC. Estes revelaram motivação, empenho e criatividade nos trabalhos elaborados. Concluímos que este estudo ajudou a perceber que é possível trabalhar conceitos de programação no contexto de aprendizagem no 1.º CEB. Pretendemos também motivar e sensibilizar os agentes educativos para a importância que a implementação do PC traz para as crianças.
id RCAP_76f7afae217315cc0f8779a7bb5858c5
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO conceito de Pensamento Computacional (PC) é uma das thinking habilities que potencia a capacidade de raciocinar, organizar e resolver problemas, envolve o processamento de informações em diferentes níveis de abstração, promovendo a habilidade de pensar de forma estruturada e criativa e tem ganhado visibilidade nos últimos anos. Falar de PC é exprimir uma forma de pensamento que abrange a habilidade crítica, criativa e estratégica de aplicar os princípios da computação em diferentes áreas do conhecimento. São inquestionáveis os seus benefícios a nível da formação pessoal e social de crianças e jovens. Através de abordagens educativas inovadoras, ele estimula maneiras novas e criativas de pensar, de identificar problemas e de encontrar soluções. É crucial capacitar as escolas para cumprirem a missão de preparar os alunos para o futuro. Isso tem sido uma preocupação de várias organizações ao reconhecerem a necessidade de se desenvolverem competências de PC. Para verificarmos como o PC potencia a aprendizagem das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) propusemo-nos investigar e criar práticas educativas de PC adaptadas a este nível de ensino. Para tal, formulamos os seguintes objetivos: conhecer e identificar o contributo que as ciências computacionais podem trazer para a construção do conhecimento; compreender a importância do PC no contexto educativo; criar atividades de aprendizagem baseadas em programação para promover o PC e fomentar competências transversais ao currículo; aplicar as atividades de PC como estratégia de metodologia ativa; verificar se as atividades potenciaram a aprendizagem das crianças no 1.º CEB; avaliar o impacto do PC na aprendizagem das crianças no 1.º CEB. Este estudo incidiu em cinco turmas do 1.º CEB, de uma escola do ensino público, na zona Norte e como metodologia utilizamos o estudo de caso. Os dados recolhidos dos grupos focais, observação direta dos participantes e registo em diários de bordo foram analisados qualitativamente com base na revisão da literatura. Os resultados indicaram que é positiva a sua integração nas mais variadas áreas curriculares das habilidades do PC e que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, além de promover a Ciência da Computação (CC) no 1.º CEB. No final da investigação, podemos referir que as atividades realizadas permitiram aos alunos adquirir conceitos de CC e desenvolver habilidades de PC. Estes revelaram motivação, empenho e criatividade nos trabalhos elaborados. Concluímos que este estudo ajudou a perceber que é possível trabalhar conceitos de programação no contexto de aprendizagem no 1.º CEB. Pretendemos também motivar e sensibilizar os agentes educativos para a importância que a implementação do PC traz para as crianças.The concept of Computational Thinking (CT) is one of the thinking abilities that enhances the capacity to reason, organize, and solve problems. It involves the processing of information at different levels of abstraction, promoting the ability to think in a structured and creative manner, and has been gaining visibility in recent years. Speaking of CT is expressing a form of thinking that encompasses critical, creative, and strategic skills in applying computing principles to various areas of knowledge. Its benefits for the personal and social development of children and young people are unquestionable. Through innovative educational approaches, it stimulates new and creative ways of thinking, problem identification, and solution finding. It is crucial to empower schools to fulfill their mission of preparing students for the future. This has been a concern of various organizations recognizing the need to develop CT skills. To assess how CT enhances the learning of children in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB), we set out to investigate and create CT educational practices adapted to this level of education. To do so, we formulated the following objectives: to understand and identify the contribution that computer science can make to knowledge construction; comprehend the importance of CT in the educational context; create programming-based learning activities to promote CT and foster cross-curricular skills; apply CT activities as an active methodology strategy; verify if the activities enhance the learning of children in the 1st CEB; evaluate the impact of CT on the learning of children in the 1st CEB. This study focused on five classes in the 1st CEB of a public school in the North region, and we used a case study methodology. The data collected from focus groups, direct observation of participants, and journal entries were qualitatively analyzed based on a literature review. The results indicated that its integration into various curricular areas positively affects CT skills and contributes to the development of learning, while also promoting Computer Science (CS) in the 1st CEB. At the end of the research, we can state that the activities carried out allowed students to acquire CS concepts and develop CT skills. They demonstrated motivation, commitment, and creativity in their work. We conclude that this study helped to realize that it is possible to work on programming concepts in the context of 1st CEB learning. We also aim to motivate and raise awareness among educational agents about the importance that CT implementation brings to children.Patrício, Maria RaquelBiblioteca Digital do IPBLopes, Elisabete Sofia Rei20232025-01-24T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29332TID:203476360porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:19:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:57.518911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Lopes, Elisabete Sofia Rei
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Lopes, Elisabete Sofia Rei
author_facet Lopes, Elisabete Sofia Rei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Patrício, Maria Raquel
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Elisabete Sofia Rei
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O conceito de Pensamento Computacional (PC) é uma das thinking habilities que potencia a capacidade de raciocinar, organizar e resolver problemas, envolve o processamento de informações em diferentes níveis de abstração, promovendo a habilidade de pensar de forma estruturada e criativa e tem ganhado visibilidade nos últimos anos. Falar de PC é exprimir uma forma de pensamento que abrange a habilidade crítica, criativa e estratégica de aplicar os princípios da computação em diferentes áreas do conhecimento. São inquestionáveis os seus benefícios a nível da formação pessoal e social de crianças e jovens. Através de abordagens educativas inovadoras, ele estimula maneiras novas e criativas de pensar, de identificar problemas e de encontrar soluções. É crucial capacitar as escolas para cumprirem a missão de preparar os alunos para o futuro. Isso tem sido uma preocupação de várias organizações ao reconhecerem a necessidade de se desenvolverem competências de PC. Para verificarmos como o PC potencia a aprendizagem das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) propusemo-nos investigar e criar práticas educativas de PC adaptadas a este nível de ensino. Para tal, formulamos os seguintes objetivos: conhecer e identificar o contributo que as ciências computacionais podem trazer para a construção do conhecimento; compreender a importância do PC no contexto educativo; criar atividades de aprendizagem baseadas em programação para promover o PC e fomentar competências transversais ao currículo; aplicar as atividades de PC como estratégia de metodologia ativa; verificar se as atividades potenciaram a aprendizagem das crianças no 1.º CEB; avaliar o impacto do PC na aprendizagem das crianças no 1.º CEB. Este estudo incidiu em cinco turmas do 1.º CEB, de uma escola do ensino público, na zona Norte e como metodologia utilizamos o estudo de caso. Os dados recolhidos dos grupos focais, observação direta dos participantes e registo em diários de bordo foram analisados qualitativamente com base na revisão da literatura. Os resultados indicaram que é positiva a sua integração nas mais variadas áreas curriculares das habilidades do PC e que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, além de promover a Ciência da Computação (CC) no 1.º CEB. No final da investigação, podemos referir que as atividades realizadas permitiram aos alunos adquirir conceitos de CC e desenvolver habilidades de PC. Estes revelaram motivação, empenho e criatividade nos trabalhos elaborados. Concluímos que este estudo ajudou a perceber que é possível trabalhar conceitos de programação no contexto de aprendizagem no 1.º CEB. Pretendemos também motivar e sensibilizar os agentes educativos para a importância que a implementação do PC traz para as crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2025-01-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29332
TID:203476360
url http://hdl.handle.net/10198/29332
identifier_str_mv TID:203476360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137074144608256