As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29332 |
Resumo: | O conceito de Pensamento Computacional (PC) é uma das thinking habilities que potencia a capacidade de raciocinar, organizar e resolver problemas, envolve o processamento de informações em diferentes níveis de abstração, promovendo a habilidade de pensar de forma estruturada e criativa e tem ganhado visibilidade nos últimos anos. Falar de PC é exprimir uma forma de pensamento que abrange a habilidade crítica, criativa e estratégica de aplicar os princípios da computação em diferentes áreas do conhecimento. São inquestionáveis os seus benefícios a nível da formação pessoal e social de crianças e jovens. Através de abordagens educativas inovadoras, ele estimula maneiras novas e criativas de pensar, de identificar problemas e de encontrar soluções. É crucial capacitar as escolas para cumprirem a missão de preparar os alunos para o futuro. Isso tem sido uma preocupação de várias organizações ao reconhecerem a necessidade de se desenvolverem competências de PC. Para verificarmos como o PC potencia a aprendizagem das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) propusemo-nos investigar e criar práticas educativas de PC adaptadas a este nível de ensino. Para tal, formulamos os seguintes objetivos: conhecer e identificar o contributo que as ciências computacionais podem trazer para a construção do conhecimento; compreender a importância do PC no contexto educativo; criar atividades de aprendizagem baseadas em programação para promover o PC e fomentar competências transversais ao currículo; aplicar as atividades de PC como estratégia de metodologia ativa; verificar se as atividades potenciaram a aprendizagem das crianças no 1.º CEB; avaliar o impacto do PC na aprendizagem das crianças no 1.º CEB. Este estudo incidiu em cinco turmas do 1.º CEB, de uma escola do ensino público, na zona Norte e como metodologia utilizamos o estudo de caso. Os dados recolhidos dos grupos focais, observação direta dos participantes e registo em diários de bordo foram analisados qualitativamente com base na revisão da literatura. Os resultados indicaram que é positiva a sua integração nas mais variadas áreas curriculares das habilidades do PC e que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, além de promover a Ciência da Computação (CC) no 1.º CEB. No final da investigação, podemos referir que as atividades realizadas permitiram aos alunos adquirir conceitos de CC e desenvolver habilidades de PC. Estes revelaram motivação, empenho e criatividade nos trabalhos elaborados. Concluímos que este estudo ajudou a perceber que é possível trabalhar conceitos de programação no contexto de aprendizagem no 1.º CEB. Pretendemos também motivar e sensibilizar os agentes educativos para a importância que a implementação do PC traz para as crianças. |
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As novas emergências educativas: pensamento computacional na aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO conceito de Pensamento Computacional (PC) é uma das thinking habilities que potencia a capacidade de raciocinar, organizar e resolver problemas, envolve o processamento de informações em diferentes níveis de abstração, promovendo a habilidade de pensar de forma estruturada e criativa e tem ganhado visibilidade nos últimos anos. Falar de PC é exprimir uma forma de pensamento que abrange a habilidade crítica, criativa e estratégica de aplicar os princípios da computação em diferentes áreas do conhecimento. São inquestionáveis os seus benefícios a nível da formação pessoal e social de crianças e jovens. Através de abordagens educativas inovadoras, ele estimula maneiras novas e criativas de pensar, de identificar problemas e de encontrar soluções. É crucial capacitar as escolas para cumprirem a missão de preparar os alunos para o futuro. Isso tem sido uma preocupação de várias organizações ao reconhecerem a necessidade de se desenvolverem competências de PC. Para verificarmos como o PC potencia a aprendizagem das crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) propusemo-nos investigar e criar práticas educativas de PC adaptadas a este nível de ensino. Para tal, formulamos os seguintes objetivos: conhecer e identificar o contributo que as ciências computacionais podem trazer para a construção do conhecimento; compreender a importância do PC no contexto educativo; criar atividades de aprendizagem baseadas em programação para promover o PC e fomentar competências transversais ao currículo; aplicar as atividades de PC como estratégia de metodologia ativa; verificar se as atividades potenciaram a aprendizagem das crianças no 1.º CEB; avaliar o impacto do PC na aprendizagem das crianças no 1.º CEB. Este estudo incidiu em cinco turmas do 1.º CEB, de uma escola do ensino público, na zona Norte e como metodologia utilizamos o estudo de caso. Os dados recolhidos dos grupos focais, observação direta dos participantes e registo em diários de bordo foram analisados qualitativamente com base na revisão da literatura. Os resultados indicaram que é positiva a sua integração nas mais variadas áreas curriculares das habilidades do PC e que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, além de promover a Ciência da Computação (CC) no 1.º CEB. No final da investigação, podemos referir que as atividades realizadas permitiram aos alunos adquirir conceitos de CC e desenvolver habilidades de PC. Estes revelaram motivação, empenho e criatividade nos trabalhos elaborados. Concluímos que este estudo ajudou a perceber que é possível trabalhar conceitos de programação no contexto de aprendizagem no 1.º CEB. Pretendemos também motivar e sensibilizar os agentes educativos para a importância que a implementação do PC traz para as crianças.The concept of Computational Thinking (CT) is one of the thinking abilities that enhances the capacity to reason, organize, and solve problems. It involves the processing of information at different levels of abstraction, promoting the ability to think in a structured and creative manner, and has been gaining visibility in recent years. Speaking of CT is expressing a form of thinking that encompasses critical, creative, and strategic skills in applying computing principles to various areas of knowledge. Its benefits for the personal and social development of children and young people are unquestionable. Through innovative educational approaches, it stimulates new and creative ways of thinking, problem identification, and solution finding. It is crucial to empower schools to fulfill their mission of preparing students for the future. This has been a concern of various organizations recognizing the need to develop CT skills. To assess how CT enhances the learning of children in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB), we set out to investigate and create CT educational practices adapted to this level of education. To do so, we formulated the following objectives: to understand and identify the contribution that computer science can make to knowledge construction; comprehend the importance of CT in the educational context; create programming-based learning activities to promote CT and foster cross-curricular skills; apply CT activities as an active methodology strategy; verify if the activities enhance the learning of children in the 1st CEB; evaluate the impact of CT on the learning of children in the 1st CEB. This study focused on five classes in the 1st CEB of a public school in the North region, and we used a case study methodology. The data collected from focus groups, direct observation of participants, and journal entries were qualitatively analyzed based on a literature review. The results indicated that its integration into various curricular areas positively affects CT skills and contributes to the development of learning, while also promoting Computer Science (CS) in the 1st CEB. At the end of the research, we can state that the activities carried out allowed students to acquire CS concepts and develop CT skills. They demonstrated motivation, commitment, and creativity in their work. We conclude that this study helped to realize that it is possible to work on programming concepts in the context of 1st CEB learning. We also aim to motivate and raise awareness among educational agents about the importance that CT implementation brings to children.Patrício, Maria RaquelBiblioteca Digital do IPBLopes, Elisabete Sofia Rei20232025-01-24T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29332TID:203476360porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:19:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:57.518911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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