O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52451
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_f75045ececd5a422f4af16b8b0ec0b02
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básicoPensamento computacionalEnsino básico (1º ciclo)Tecnologias digitaisTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A Educação como pilar da nossa sociedade, sofre permanentes abalos com a velocidade a que as tecnologias evoluem, sendo difícil acompanhar o ritmo alucinante da velocidade imprimida pela tecnologia digital. Nos últimos anos tem vindo a aumentar as iniciativas políticas educativas no desenvolvimento e implementação de pensamento computacional no currículo em todo o mundo, como uma competência do século XXI para os alunos do ensino básico e secundário. Com a recolha de dados qualitativos e quantitativos, esta investigação pretende analisar o contributo da programação visual Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional. Perseguindo o conhecimento de como podem ser construídas as aprendizagens das crianças no presente para os desafios do futuro utilizando as tecnologias digitais, foi aplicado um instrumento de avaliação do pensamento computacional, e feita a análise de projetos digitais, criados com a ferramenta de programação por blocos Scratch, na busca do desenvolvimento de competências como a criatividade, autonomia, trabalho colaborativo e pensamento computacional, em 96 crianças com idades entre os 9 e 10 anos de idade do 4ºano, inseridos no projeto de programação do 1º ciclo do Ensino Básico. Os resultados revelaram que os alunos possuem competências do pensamento computacional e que as aplicam nos seus projetos Scratch.Education as a pillar of our society, suffers permanent upheavals with the speed at which technologies evolve, making it difficult to keep up with the dizzying pace of speed printed by digital technology. In recent years, educational policy initiatives in the development and implementation of computational thinking in the curriculum have increased worldwide, as a 21st century competency for primary and secondary school students. With the collection of qualitative and quantitative data, this investigation intends to analyze the contribution of Scratch visual programming in the development of computational thinking. Pursuing the knowledge of how children's learning in the present can be built for the challenges of the future using digital technologies, an instrument for the evaluation of computational thinking was applied, and the analysis of digital projects, created with the block programming tool Scratch, in the search for the development of skills such as creativity, autonomy, collaborative work and computational thinking, in 96 children aged between 9 and 10 years old from the 4th year, inserted in the programming project of the 1st cycle of Basic Education. The results revealed that they have skills in computational thinking and that they apply them in their Scratch projects.Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo2022-04-20T11:10:29Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52451TID:203060075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:34.073120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
title O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo
Pensamento computacional
Ensino básico (1º ciclo)
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_full O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
title_sort O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
author Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo
author_facet Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-
Piedade, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Ensino básico (1º ciclo)
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pensamento computacional
Ensino básico (1º ciclo)
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2022-04-20T11:10:29Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52451
TID:203060075
url http://hdl.handle.net/10451/52451
identifier_str_mv TID:203060075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134586211401728