O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52451 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_f75045ececd5a422f4af16b8b0ec0b02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52451 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básicoPensamento computacionalEnsino básico (1º ciclo)Tecnologias digitaisTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A Educação como pilar da nossa sociedade, sofre permanentes abalos com a velocidade a que as tecnologias evoluem, sendo difícil acompanhar o ritmo alucinante da velocidade imprimida pela tecnologia digital. Nos últimos anos tem vindo a aumentar as iniciativas políticas educativas no desenvolvimento e implementação de pensamento computacional no currículo em todo o mundo, como uma competência do século XXI para os alunos do ensino básico e secundário. Com a recolha de dados qualitativos e quantitativos, esta investigação pretende analisar o contributo da programação visual Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional. Perseguindo o conhecimento de como podem ser construídas as aprendizagens das crianças no presente para os desafios do futuro utilizando as tecnologias digitais, foi aplicado um instrumento de avaliação do pensamento computacional, e feita a análise de projetos digitais, criados com a ferramenta de programação por blocos Scratch, na busca do desenvolvimento de competências como a criatividade, autonomia, trabalho colaborativo e pensamento computacional, em 96 crianças com idades entre os 9 e 10 anos de idade do 4ºano, inseridos no projeto de programação do 1º ciclo do Ensino Básico. Os resultados revelaram que os alunos possuem competências do pensamento computacional e que as aplicam nos seus projetos Scratch.Education as a pillar of our society, suffers permanent upheavals with the speed at which technologies evolve, making it difficult to keep up with the dizzying pace of speed printed by digital technology. In recent years, educational policy initiatives in the development and implementation of computational thinking in the curriculum have increased worldwide, as a 21st century competency for primary and secondary school students. With the collection of qualitative and quantitative data, this investigation intends to analyze the contribution of Scratch visual programming in the development of computational thinking. Pursuing the knowledge of how children's learning in the present can be built for the challenges of the future using digital technologies, an instrument for the evaluation of computational thinking was applied, and the analysis of digital projects, created with the block programming tool Scratch, in the search for the development of skills such as creativity, autonomy, collaborative work and computational thinking, in 96 children aged between 9 and 10 years old from the 4th year, inserted in the programming project of the 1st cycle of Basic Education. The results revealed that they have skills in computational thinking and that they apply them in their Scratch projects.Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo2022-04-20T11:10:29Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52451TID:203060075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:34.073120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo Pensamento computacional Ensino básico (1º ciclo) Tecnologias digitais Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
O contributo do ambiente de programação Scratch no desenvolvimento do pensamento computacional dos alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo |
author_facet |
Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972- Piedade, João Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Mariana Rosa da Silva Hermenegildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento computacional Ensino básico (1º ciclo) Tecnologias digitais Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pensamento computacional Ensino básico (1º ciclo) Tecnologias digitais Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 2022-04-20T11:10:29Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52451 TID:203060075 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52451 |
identifier_str_mv |
TID:203060075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134586211401728 |