O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mafalda Inês Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3851
Resumo: O estudo da embalagem assume-se, atualmente, como uma importante ferramenta de marketing para as empresas sendo um meio de comunicação crucial com o consumidor e carece ainda de mais estudos setoriais. O presente estudo analisa o impacto da embalagem de perfumes sobre o processo de decisão de compra do consumidor em Portugal. Os objetivos de investigação prendem-se com o levantamento de informação sobre a relevância que assume sobre o comportamento de compra do consumidor fatores tais como o formato, o tamanho, a cor, o design, o material, a sustentabilidade e a marca presentes na embalagem. A metodologia aplicada foi qualitativa (com recurso à técnica de entrevista a especialista na área) e quantitativa (recurso a de um questionário aplicado via redes sociais) de forma a serem recolhidos dados primários cruciais para o desenvolvimento desta pesquisa. Os resultados apontam para a importância e influência da embalagem sobre o processo de decisão de compra e destaca os atributos mais valorizados pelos consumidores tais como o tamanho, a marca presente e o design. Estas conclusões vêm oferecer fortes contributos para a literatura existente, sustentando estudos prévios e complementando os mesmos e revelando o que os consumidores de perfumes em Portugal efetivamente valorizam numa embalagem.
id RCAP_76fcf8eb8516710df47f90e1e7815960
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/3851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em PortugalComportamento do consumidorDecisão de compraEmbalagemMarketing e Negócios DigitaisO estudo da embalagem assume-se, atualmente, como uma importante ferramenta de marketing para as empresas sendo um meio de comunicação crucial com o consumidor e carece ainda de mais estudos setoriais. O presente estudo analisa o impacto da embalagem de perfumes sobre o processo de decisão de compra do consumidor em Portugal. Os objetivos de investigação prendem-se com o levantamento de informação sobre a relevância que assume sobre o comportamento de compra do consumidor fatores tais como o formato, o tamanho, a cor, o design, o material, a sustentabilidade e a marca presentes na embalagem. A metodologia aplicada foi qualitativa (com recurso à técnica de entrevista a especialista na área) e quantitativa (recurso a de um questionário aplicado via redes sociais) de forma a serem recolhidos dados primários cruciais para o desenvolvimento desta pesquisa. Os resultados apontam para a importância e influência da embalagem sobre o processo de decisão de compra e destaca os atributos mais valorizados pelos consumidores tais como o tamanho, a marca presente e o design. Estas conclusões vêm oferecer fortes contributos para a literatura existente, sustentando estudos prévios e complementando os mesmos e revelando o que os consumidores de perfumes em Portugal efetivamente valorizam numa embalagem.The study of packaging is currently assumed as an important marketing tool for companies, being a crucial means of communication with the consumer and still needs more sectorial studies. This study analyzes the impact of perfume packaging on the purchasing decision process of consumers in Portugal. The research objectives are related to the gathering of information about the relevance it assumes on the consumer's buying behavior of factors such as the shape, size, color, design, material, sustainability and brand present on the packaging. The methodology applied was qualitative (using the technique of interviewing a specialist in the area) and quantitative (using a questionnaire applied via social networks) in order to collect crucial primary data for the development of this research. The results point to the importance and influence of packaging on the purchase decision process and highlights the attributes most valued by consumers such as size, present brand and design. These conclusions offer strong contributions to the existing literature, supporting previous studies and complementing them and revealing what perfume consumers in Portugal effectively value in a package.2021-12-13T09:54:13Z2021-12-132021-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPinto, M. I. O. (2021). O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3851http://hdl.handle.net/11328/3851Pinto, M. I. O. (2021). O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3851http://hdl.handle.net/11328/3851TID:202926591porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Mafalda Inês Oliveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:16:11Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:22.222552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal
title O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal
spellingShingle O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal
Pinto, Mafalda Inês Oliveira
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Embalagem
Marketing e Negócios Digitais
title_short O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal
title_full O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal
title_fullStr O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal
title_full_unstemmed O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal
title_sort O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal
author Pinto, Mafalda Inês Oliveira
author_facet Pinto, Mafalda Inês Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mafalda Inês Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Embalagem
Marketing e Negócios Digitais
topic Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Embalagem
Marketing e Negócios Digitais
description O estudo da embalagem assume-se, atualmente, como uma importante ferramenta de marketing para as empresas sendo um meio de comunicação crucial com o consumidor e carece ainda de mais estudos setoriais. O presente estudo analisa o impacto da embalagem de perfumes sobre o processo de decisão de compra do consumidor em Portugal. Os objetivos de investigação prendem-se com o levantamento de informação sobre a relevância que assume sobre o comportamento de compra do consumidor fatores tais como o formato, o tamanho, a cor, o design, o material, a sustentabilidade e a marca presentes na embalagem. A metodologia aplicada foi qualitativa (com recurso à técnica de entrevista a especialista na área) e quantitativa (recurso a de um questionário aplicado via redes sociais) de forma a serem recolhidos dados primários cruciais para o desenvolvimento desta pesquisa. Os resultados apontam para a importância e influência da embalagem sobre o processo de decisão de compra e destaca os atributos mais valorizados pelos consumidores tais como o tamanho, a marca presente e o design. Estas conclusões vêm oferecer fortes contributos para a literatura existente, sustentando estudos prévios e complementando os mesmos e revelando o que os consumidores de perfumes em Portugal efetivamente valorizam numa embalagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T09:54:13Z
2021-12-13
2021-12-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pinto, M. I. O. (2021). O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3851
http://hdl.handle.net/11328/3851
Pinto, M. I. O. (2021). O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3851
http://hdl.handle.net/11328/3851
TID:202926591
identifier_str_mv Pinto, M. I. O. (2021). O impacto da embalagem de perfume sobre o processo de decisão de compra do consumidor: Estudo de caso em Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3851
TID:202926591
url http://hdl.handle.net/11328/3851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134989074300928