Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11292 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança – Área de Especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem |
id |
RCAP_9cd0aee845f00750451e8e21560014f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/11292 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliaçãoConsciência fonológicaIdade EscolarConsciência LexicalConsciência SilábicaConsciência IntrassilábicaConsciência LexicalConsciência de AcentoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança – Área de Especialização em Terapia da Fala e Perturbações da LinguagemEste estudo tem como principal objetivo descrever o desempenho de crianças em idade escolar (1º, 2º e 3º ano de escolaridade) em tarefas de consciência fonológica, assim como contribuir para a validação de um instrumento de avaliação de consciência fonológica em idade pré-escolar e escolar. Foram analisados os desempenhos em tarefas de consciência fonológica relativos a 30 crianças do 1º ano de escolaridade, 30 crianças do 2º ano e 31 crianças do 3º ano, com desenvolvimento típico da linguagem, falantes monolingues do português europeu, com boa capacidade de discriminação auditiva, sem défices cognitivos nem dificuldades na aquisição da leitura e escrita e que não frequentem, ou que já tenham frequentado terapia da fala. O estudo é descritivo, experimental e multifactorial, e teve por base um instrumento de avaliação constituído por dezassete provas, que testam cinco níveis de consciência fonológica (consciência lexical, silábica, intrassilábica, fonémica e de acento). Os dados foram analisados segundo a comparação do desempenho dos diferentes anos escolares nas diferentes provas. Verificou-se que, em idade escolar, as crianças apresentam níveis de domínio médios, bons e muito bons em todas as provas avaliadas, sendo os melhores resultados obtidos ao nível da consciência silábica e intrassilábica. Verifica-se que existe nalgumas tarefas um melhor desempenho, no 2º e 3º ano, comparativamente com o 1º ano de escolaridade, o que pode ser explicado pelo efeito de escolarização. Conclui-se ainda que os itens do instrumento de avaliação possuem uma boa medida de consistência interna pelo que se pode considerar que o instrumento é válido para a avaliação da consciência fonológica em idade escolar.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNLeitão, Gina Alexandra Vinagre2014-02-04T11:52:28Z2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:15:14Zoai:run.unl.pt:10362/11292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:15:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação |
title |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação |
spellingShingle |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação Leitão, Gina Alexandra Vinagre Consciência fonológica Idade Escolar Consciência Lexical Consciência Silábica Consciência Intrassilábica Consciência Lexical Consciência de Acento |
title_short |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação |
title_full |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação |
title_fullStr |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação |
title_full_unstemmed |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação |
title_sort |
Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças de idade escolar. Contributo para a validação de um instrumento de avaliação |
author |
Leitão, Gina Alexandra Vinagre |
author_facet |
Leitão, Gina Alexandra Vinagre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Gina Alexandra Vinagre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica Idade Escolar Consciência Lexical Consciência Silábica Consciência Intrassilábica Consciência Lexical Consciência de Acento |
topic |
Consciência fonológica Idade Escolar Consciência Lexical Consciência Silábica Consciência Intrassilábica Consciência Lexical Consciência de Acento |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança – Área de Especialização em Terapia da Fala e Perturbações da Linguagem |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03 2013-03-01T00:00:00Z 2014-02-04T11:52:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/11292 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/11292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545507063463936 |