Atitudes dos utilizadores das redes sociais face à privacidade online: configuração de privacidade e divulgação de perfil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andersen, Maria Rosa Amaral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30335
Resumo: Este estudo pretendeu investigar a seguinte questão: Quais as atitudes dos utilizadores das redes sociais face à privacidade online, nomeadamente no que diz respeito ao papel das configurações de privacidade e divulgação do perfil? Para o efeito, optou-se por replicar, para Portugal, a pesquisa realizada por Stern e Salb, em 2015, a partir do modelo da Teoria da Ação Racional, no âmbito da rede social Facebook. Ao modelo inicial foi inserida uma variável moderadora de idade. Efetuou-se um estudo de hipóteses com metodologia quantitativa, mediante inquéritos por questionários presenciais e online, a pessoas com idades compreendidas entre os 13 e os 90 anos, num total de 216 participantes. Testadas as 14 hipóteses do estudo não foi possível comprovar que os riscos para a privacidade antecedam as atitudes dos utilizadores do Facebook. Os resultados demonstraram que quanto maior o benefício esperado, mais favorável será a atitude do utilizador face à rede social e que existe uma maior utilização da rede social quando as atitudes e a influência das normas sociais são favoráveis à mesma. Foi possível comprovar que quanto maior for a utilização da rede social maior será a predisposição para a divulgação do perfil pessoal e para a utilização das configurações de privacidade. Da mesma forma, demonstrou-se que quanto mais são utilizadas estas configurações, maior será a divulgação do perfil pessoal do utilizador. Finalmente, comprovou-se que a idade modera positivamente a relação entre as normas sociais e a utilização da rede social e, por sua vez, esta é afetada positivamente pela idade na divulgação do perfil pessoal e nas configurações de privacidade. De um ponto de vista reputacional, propõe-se que as empresas anunciantes no Facebook garantam o esclarecimento e transparência sobre a utilização de dados pessoais. Esta componente pedagógica e de literacia da privacidade digital irá encorajar os utilizadores a confiar ainda mais nos anunciantes e a manter o nível de utilização do Facebook.
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spelling Atitudes dos utilizadores das redes sociais face à privacidade online: configuração de privacidade e divulgação de perfilDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste estudo pretendeu investigar a seguinte questão: Quais as atitudes dos utilizadores das redes sociais face à privacidade online, nomeadamente no que diz respeito ao papel das configurações de privacidade e divulgação do perfil? Para o efeito, optou-se por replicar, para Portugal, a pesquisa realizada por Stern e Salb, em 2015, a partir do modelo da Teoria da Ação Racional, no âmbito da rede social Facebook. Ao modelo inicial foi inserida uma variável moderadora de idade. Efetuou-se um estudo de hipóteses com metodologia quantitativa, mediante inquéritos por questionários presenciais e online, a pessoas com idades compreendidas entre os 13 e os 90 anos, num total de 216 participantes. Testadas as 14 hipóteses do estudo não foi possível comprovar que os riscos para a privacidade antecedam as atitudes dos utilizadores do Facebook. Os resultados demonstraram que quanto maior o benefício esperado, mais favorável será a atitude do utilizador face à rede social e que existe uma maior utilização da rede social quando as atitudes e a influência das normas sociais são favoráveis à mesma. Foi possível comprovar que quanto maior for a utilização da rede social maior será a predisposição para a divulgação do perfil pessoal e para a utilização das configurações de privacidade. Da mesma forma, demonstrou-se que quanto mais são utilizadas estas configurações, maior será a divulgação do perfil pessoal do utilizador. Finalmente, comprovou-se que a idade modera positivamente a relação entre as normas sociais e a utilização da rede social e, por sua vez, esta é afetada positivamente pela idade na divulgação do perfil pessoal e nas configurações de privacidade. De um ponto de vista reputacional, propõe-se que as empresas anunciantes no Facebook garantam o esclarecimento e transparência sobre a utilização de dados pessoais. Esta componente pedagógica e de literacia da privacidade digital irá encorajar os utilizadores a confiar ainda mais nos anunciantes e a manter o nível de utilização do Facebook.This study aimed to investigate the following question: What are the attitudes of social network users regarding online privacy, namely regarding the role of privacy settings and profile disclosure? To that end, it was decided to replicate the research conducted by Stern and Salb, based on the Rational Action Theory model, within the Facebook social network. An age-moderating variable was included in the initial model. A hypothesis study using quantitative methodology was carried out through in-person and online questionnaires for people aged between 13 and 90, in a total of 216 participants. Once tested the 14 hypotheses of the study it was not possible to prove that the risks to privacy precede the attitudes of Facebook users. The results showed that the greater the expected benefit, the more favorable the user attitude towards the social network will be and that there is a greater use of the social network when the attitudes and influence of social norms are favorable to it. It was shown that the greater the use of the social network, the greater the predisposition for disclosure of personal profile and for the use of privacy settings. Similarly, it has been shown that the more these settings are used, the greater will be the disclosure of the user's personal profile. Finally, it has been shown that age positively moderates the relationship between social norms and the use of the social network and, in turn, it is positively affected by age in the disclosure of personal profile and privacy settings. From a reputational standpoint, it is proposed that Facebook advertisers ensure clarity and transparency about the use of personal data. This digital privacy literacy and pedagogical component will encourage users to trust advertisers even more and maintain Facebook's level of use.Andrade, LuísRepositório ComumAndersen, Maria Rosa Amaral2019-11-27T15:25:53Z2019-11-112019-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30335TID:202314243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:15.188832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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