Relações interpessoais e aprendizagem cooperativa em contexto de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marisa Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23642
Resumo: Este relatório resulta do trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional que, articuladas, enquadram a investigação e intervenção educativa desenvolvidas sucessivamente em contexto de 1º CEB (3º ano) e jardim-de-infância (grupo heterogéneo de crianças com idades entre os 3 e 6 anos). Valorizámos a atividade cooperativa como estratégia fundamental no processo de desenvolvimento, na medida em que estimula a partilha e o estabelecimento de relações interpessoais, essenciais à aprendizagem. O processo de investigação e intervenção foi monitorizado através das variáveis processuais Bem-estar Emocional e Implicação, enquanto indicadores da mudança que se pretendeu provocar. Esta mudança teve como principal intenção promover na criança o desenvolvimento de competências através de dinâmicas cooperativas, em que ela era a gestora do seu próprio processo de descoberta e construção de conhecimento, capaz de agir e pensar de forma autónoma. Os resultados mostraram que, promover o envolvimento ativo da criança em atividades cooperativas, favorece a melhoria dos níveis de Bem-estar emocional e Implicação e, consequentemente, a aprendizagem e o desenvolvimento global
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