Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Manoel Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freire, Ana, Dias, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15235
Resumo: Este estudo de caso está dividido em três partes: um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa; um curso de Metodologia Científica Instrumental, na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz; e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso, realizado com os seus participantes. O problema que motivou este trabalho, ou seja, a questão norteadora centrou-se em torno de como desenvolver e oferecer um curso de Metodologia Científica para pessoas que não sejam capazes de o frequentar presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer contributos para a melhoria de cursos no formato de educação a distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo foi a abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, apresentando os principais recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os dados foram recolhidos por meio de questionários autoaplicáveis a todos que os concluíram o curso, e, com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma com sugestões de melhoria para futuras versões do curso; e outra com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos pela instituição; também se destacaram alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância, como questões relacionadas com o aspeto tecnológico, os media, a dimensão pedagógica, a interação e a tutoria. O objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo-piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de se avaliar a sua qualidade e de se recolherem sugestões de melhoria para versões futuras.
id RCAP_771971298a5990f8ab1c74f6352f7348
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual FiocruzDevelopment of MOOC in Scientific Methodology at the Fiocruz Virtual CampusEducação a distânciaFiocruzMetodologia científicaMOOCRecursos educacionais abertosDistance EducationScientific methodologyOpen educational resourcesODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasEste estudo de caso está dividido em três partes: um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa; um curso de Metodologia Científica Instrumental, na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz; e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso, realizado com os seus participantes. O problema que motivou este trabalho, ou seja, a questão norteadora centrou-se em torno de como desenvolver e oferecer um curso de Metodologia Científica para pessoas que não sejam capazes de o frequentar presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer contributos para a melhoria de cursos no formato de educação a distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo foi a abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, apresentando os principais recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os dados foram recolhidos por meio de questionários autoaplicáveis a todos que os concluíram o curso, e, com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma com sugestões de melhoria para futuras versões do curso; e outra com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos pela instituição; também se destacaram alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância, como questões relacionadas com o aspeto tecnológico, os media, a dimensão pedagógica, a interação e a tutoria. O objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo-piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de se avaliar a sua qualidade e de se recolherem sugestões de melhoria para versões futuras.This case study is divided into three parts: a bibliographic survey to support the development and implementation of the second stage; an online course, at distance, of Instrumental Scientific Methodology, using the resources provided by the Moodle platform of Fiocruz’s Virtual Campus; and, finally, an investigation of the quality of this course, carried out with its students. The problem that motivated this research, that is, its guiding question, focused on how to develop and offer a course in Scientific Methodology for people who are unable to attend presential classes. The general objective of this research was to provide contributions for the improvement of distance education courses. The methodology chosen to support this study was the quantitative and qualitative, explanatory approach, presenting the main resources used in the virtual learning environment. Data were collected through self-administered questionnaires to all who completed the course, and based on data analysis two tables were compiled: one with suggestions for improvements for future versions of this course; and another with thematic suggestions for new courses that may be developed by our institution. Also, some priority points were highlighted that require special attention in the development of a distance course, such as issues related to technological matters, media, pedagogical dimension, interaction, and tutoring. The initial objective of this study was achieved, as a pilot model of a MOOC (Massive Open Online Course) was created, in addition to evaluating its quality and collecting suggestions for improvement of future versions.Universidade Aberta. LE@DRepositório AbertoBarata, Manoel SilvaFreire, AnaDias, Sílvia2023-12-11T15:24:06Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15235porBarata, Manoel Silva; Freire, Ana Luiza Gonçalves; Dias, Sílvia Galvão - Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho.-dez. 2023)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202305info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:43.865482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
Development of MOOC in Scientific Methodology at the Fiocruz Virtual Campus
title Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
spellingShingle Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
Barata, Manoel Silva
Educação a distância
Fiocruz
Metodologia científica
MOOC
Recursos educacionais abertos
Distance Education
Scientific methodology
Open educational resources
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
title_full Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
title_fullStr Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
title_full_unstemmed Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
title_sort Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
author Barata, Manoel Silva
author_facet Barata, Manoel Silva
Freire, Ana
Dias, Sílvia
author_role author
author2 Freire, Ana
Dias, Sílvia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Manoel Silva
Freire, Ana
Dias, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Fiocruz
Metodologia científica
MOOC
Recursos educacionais abertos
Distance Education
Scientific methodology
Open educational resources
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Educação a distância
Fiocruz
Metodologia científica
MOOC
Recursos educacionais abertos
Distance Education
Scientific methodology
Open educational resources
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description Este estudo de caso está dividido em três partes: um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa; um curso de Metodologia Científica Instrumental, na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz; e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso, realizado com os seus participantes. O problema que motivou este trabalho, ou seja, a questão norteadora centrou-se em torno de como desenvolver e oferecer um curso de Metodologia Científica para pessoas que não sejam capazes de o frequentar presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer contributos para a melhoria de cursos no formato de educação a distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo foi a abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, apresentando os principais recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os dados foram recolhidos por meio de questionários autoaplicáveis a todos que os concluíram o curso, e, com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma com sugestões de melhoria para futuras versões do curso; e outra com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos pela instituição; também se destacaram alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância, como questões relacionadas com o aspeto tecnológico, os media, a dimensão pedagógica, a interação e a tutoria. O objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo-piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de se avaliar a sua qualidade e de se recolherem sugestões de melhoria para versões futuras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T15:24:06Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15235
url http://hdl.handle.net/10400.2/15235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barata, Manoel Silva; Freire, Ana Luiza Gonçalves; Dias, Sílvia Galvão - Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho.-dez. 2023)
2182-4967
https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. LE@D
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. LE@D
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136435109888000