Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15235 |
Resumo: | Este estudo de caso está dividido em três partes: um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa; um curso de Metodologia Científica Instrumental, na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz; e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso, realizado com os seus participantes. O problema que motivou este trabalho, ou seja, a questão norteadora centrou-se em torno de como desenvolver e oferecer um curso de Metodologia Científica para pessoas que não sejam capazes de o frequentar presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer contributos para a melhoria de cursos no formato de educação a distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo foi a abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, apresentando os principais recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os dados foram recolhidos por meio de questionários autoaplicáveis a todos que os concluíram o curso, e, com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma com sugestões de melhoria para futuras versões do curso; e outra com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos pela instituição; também se destacaram alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância, como questões relacionadas com o aspeto tecnológico, os media, a dimensão pedagógica, a interação e a tutoria. O objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo-piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de se avaliar a sua qualidade e de se recolherem sugestões de melhoria para versões futuras. |
id |
RCAP_771971298a5990f8ab1c74f6352f7348 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15235 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual FiocruzDevelopment of MOOC in Scientific Methodology at the Fiocruz Virtual CampusEducação a distânciaFiocruzMetodologia científicaMOOCRecursos educacionais abertosDistance EducationScientific methodologyOpen educational resourcesODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasEste estudo de caso está dividido em três partes: um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa; um curso de Metodologia Científica Instrumental, na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz; e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso, realizado com os seus participantes. O problema que motivou este trabalho, ou seja, a questão norteadora centrou-se em torno de como desenvolver e oferecer um curso de Metodologia Científica para pessoas que não sejam capazes de o frequentar presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer contributos para a melhoria de cursos no formato de educação a distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo foi a abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, apresentando os principais recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os dados foram recolhidos por meio de questionários autoaplicáveis a todos que os concluíram o curso, e, com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma com sugestões de melhoria para futuras versões do curso; e outra com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos pela instituição; também se destacaram alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância, como questões relacionadas com o aspeto tecnológico, os media, a dimensão pedagógica, a interação e a tutoria. O objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo-piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de se avaliar a sua qualidade e de se recolherem sugestões de melhoria para versões futuras.This case study is divided into three parts: a bibliographic survey to support the development and implementation of the second stage; an online course, at distance, of Instrumental Scientific Methodology, using the resources provided by the Moodle platform of Fiocruz’s Virtual Campus; and, finally, an investigation of the quality of this course, carried out with its students. The problem that motivated this research, that is, its guiding question, focused on how to develop and offer a course in Scientific Methodology for people who are unable to attend presential classes. The general objective of this research was to provide contributions for the improvement of distance education courses. The methodology chosen to support this study was the quantitative and qualitative, explanatory approach, presenting the main resources used in the virtual learning environment. Data were collected through self-administered questionnaires to all who completed the course, and based on data analysis two tables were compiled: one with suggestions for improvements for future versions of this course; and another with thematic suggestions for new courses that may be developed by our institution. Also, some priority points were highlighted that require special attention in the development of a distance course, such as issues related to technological matters, media, pedagogical dimension, interaction, and tutoring. The initial objective of this study was achieved, as a pilot model of a MOOC (Massive Open Online Course) was created, in addition to evaluating its quality and collecting suggestions for improvement of future versions.Universidade Aberta. LE@DRepositório AbertoBarata, Manoel SilvaFreire, AnaDias, Sílvia2023-12-11T15:24:06Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15235porBarata, Manoel Silva; Freire, Ana Luiza Gonçalves; Dias, Sílvia Galvão - Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho.-dez. 2023)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202305info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:43.865482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz Development of MOOC in Scientific Methodology at the Fiocruz Virtual Campus |
title |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz |
spellingShingle |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz Barata, Manoel Silva Educação a distância Fiocruz Metodologia científica MOOC Recursos educacionais abertos Distance Education Scientific methodology Open educational resources ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz |
title_full |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz |
title_fullStr |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz |
title_sort |
Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz |
author |
Barata, Manoel Silva |
author_facet |
Barata, Manoel Silva Freire, Ana Dias, Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Ana Dias, Sílvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barata, Manoel Silva Freire, Ana Dias, Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Fiocruz Metodologia científica MOOC Recursos educacionais abertos Distance Education Scientific methodology Open educational resources ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Educação a distância Fiocruz Metodologia científica MOOC Recursos educacionais abertos Distance Education Scientific methodology Open educational resources ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
Este estudo de caso está dividido em três partes: um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa; um curso de Metodologia Científica Instrumental, na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz; e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso, realizado com os seus participantes. O problema que motivou este trabalho, ou seja, a questão norteadora centrou-se em torno de como desenvolver e oferecer um curso de Metodologia Científica para pessoas que não sejam capazes de o frequentar presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer contributos para a melhoria de cursos no formato de educação a distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo foi a abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva, apresentando os principais recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os dados foram recolhidos por meio de questionários autoaplicáveis a todos que os concluíram o curso, e, com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma com sugestões de melhoria para futuras versões do curso; e outra com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos pela instituição; também se destacaram alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância, como questões relacionadas com o aspeto tecnológico, os media, a dimensão pedagógica, a interação e a tutoria. O objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo-piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de se avaliar a sua qualidade e de se recolherem sugestões de melhoria para versões futuras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-11T15:24:06Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15235 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barata, Manoel Silva; Freire, Ana Luiza Gonçalves; Dias, Sílvia Galvão - Desenvolvimento de MOOC em Metodologia Científica no Campus Virtual Fiocruz. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho.-dez. 2023) 2182-4967 https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. LE@D |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. LE@D |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136435109888000 |