Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerónimo, Maria Teresa Pinto da Luz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/4367
Resumo: Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
id RCAP_771fec15888671c9017e17bb4df30b2b
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4367
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficazGestão escolarCurrículosGestão curricularCursos profissionaisDissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012O ensino profissional no nível secundário é, atualmente, uma das alternativas à conclusão do 12º ano, à abertura ao mercado de trabalho e à entrada na universidade. Com entrada em vigor da Lei nº 85/2009 de 27 de Agosto, num panorama de 12 anos de escolaridade obrigatória, importa assegurar estratégias de ensino consensuais, objetivas e justas, isto é, adaptadas a todos os alunos. A gestão adequada a um resultado mais eficaz no sistema de ensino, tem sido almejada no sentido de aperfeiçoar os cursos de ensino profissional, embora, como refere Santos (1999), a escola seja uma instituição com uma missão e um conjunto de objetivos próprios que são diferentes dos de uma empresa. O presente estudo, de caráter exploratório, teve como propósito entender o fenómeno educativo e formativo dos cursos profissionais, bem como dos seus contextos, para ajustar o currículo às situações e interesses dos alunos e das empresas. Para isso, o principal objetivo foi conhecer as expectativas que, destes cursos, têm os alunos, a escola e as empresas, pretendendo-se clarificar o seu entendimento quanto ao “perfil” de um profissional. Os resultados revelaram que o recurso a materiais e equipamentos que proporcionem atividades de carácter manual ou manuseável é uma necessidade premente, bem como o investimento numa gestão curricular que solicite a interdisciplinaridade, enquanto estratégia de integração, articulação e reflexão sobre os próprios conhecimentos. Apurámos, ainda, a valorização da formação em contexto de trabalho, condição assinalada pelos atores como fundamental para a integração profissional. No campo das representações, foi evidente a coincidência entre alunos, professores e monitores das empresas, que consideraram a necessidade dos cursos profissionais como uma via para melhorar as perspetivas de vida. Por outro lado, revelou-se que a cultura escolar tradicional, fortemente regulamentada e normalizada, tem as suas próprias dificuldades em gerir os processos atuais de relacionamento com o mundo, com as ideias e situações emergentes ao nível dos comportamentos. Em síntese, o estudo reforça a escola enquanto instituição em constante processo de mudança, e deteta uma intencionalidade na procura de soluções à medida que se vai aprendendo com a experiência.Quintas, HelenaSapientiaJerónimo, Maria Teresa Pinto da Luz2014-06-18T10:30:16Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/4367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:15:49Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:53.585282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz
title Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz
spellingShingle Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz
Jerónimo, Maria Teresa Pinto da Luz
Gestão escolar
Currículos
Gestão curricular
Cursos profissionais
title_short Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz
title_full Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz
title_fullStr Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz
title_full_unstemmed Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz
title_sort Ensino profissional na escola secundária: gestão adequada a um resultado mais eficaz
author Jerónimo, Maria Teresa Pinto da Luz
author_facet Jerónimo, Maria Teresa Pinto da Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quintas, Helena
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Jerónimo, Maria Teresa Pinto da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Currículos
Gestão curricular
Cursos profissionais
topic Gestão escolar
Currículos
Gestão curricular
Cursos profissionais
description Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-06-18T10:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/4367
url http://hdl.handle.net/10400.1/4367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133193510584320