Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Cláudia Sofia Nunes dos Santos de Melo, 1983-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17616
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
id RCAP_7720c0acc1c7633576148d41da4f813c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"Educação em ciênciaEnsino-aprendizagemDesenvolvimento de competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014Este trabalho tem como finalidade conhecer de que forma as tarefas de investigação podem promover a aprendizagem dos alunos, na lecionação da subunidade “A energia no aquecimento / arrefecimento de sistemas”, parte integrante da disciplina de Física e Química A do 10.º ano de escolaridade. Mais concretamente pretendem-se conhecer as dificuldades que os alunos sentem com as tarefas de investigação, as aprendizagens que realizam e as estratégias que utilizam para aprenderem, e a avaliação que os alunos fazem do uso destas tarefas. A intervenção decorreu numa turma do 10.º ano de escolaridade, constituída por 28 alunos, onde foram realizadas seis tarefas de investigação ao longo de três blocos de 90 minutos e três de 135 minutos. Neste trabalho, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, por se pretender conhecer e descrever as reações dos alunos da turma, em ambiente de sala de aula, ao serem desenvolvidas as tarefas de investigação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação naturalista (notas de campo e registos áudio), entrevistas em grupo focado e documentos escritos. Da análise de conteúdo emergiram várias categorias e subcategorias, que facilitaram a organização e compreensão dos dados. Os resultados indicaram que os alunos sentiram dificuldades nos conceitos científicos, ao planear atividades, pesquisar e selecionar informação, trabalhar em grupo e gerir o tempo. Contudo, ao longo do tempo, as dificuldades foram sendo ultrapassadas, verificando-se aprendizagens ao nível das competências do tipo conceptual, processual e social e atitudinal. Solicitar ajuda e trabalhar em grupo foram algumas das estratégias utilizadas pelos alunos para aprenderem. Os resultados mostraram também que os alunos avaliaram positivamente estas tarefas, manifestando interesse e gosto.The main purpose of this work is to know in what way the inquiry tasks could promote learning in 10th grade students in the study of the subunit “The energy in heating and cooling systems”, contained in Physics and Chemistry A discipline. Specifically, the aim is to know the difficulties that students experience when they are developing these tasks, as well as their learning, the strategies used by them to learn, and what is the students’ evaluation relatively to these tasks. The intervention occurred in a 10th grade class, involving 28 students, who developed six inquiry tasks over three time-blocks of 90 minutes and other three time-blocks of 135 minutes. In this work, it was used a qualitative investigation methodology, because the aim was to know and describe the students reactions, in classroom environment, while they were developing inquiry tasks. The data collection instruments were naturalist observation (field notes and audio records), focused group interviews and written documents. The content analysis provided several categories and subcategories, which facilitated the organization and understanding of the data. The results showed that students felt difficulties in scientific concepts, in activity planning, searching and selecting information, working in group and managing time. However, over time, the difficulties were being surpassed, and students revealed learning and competences development. Requesting assistance and working in group were some of students’ learning strategies. The results also revealed that students evaluated positively these tasks, expressing interest for them.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaGraça, Cláudia Sofia Nunes dos Santos de Melo, 1983-2015-03-04T17:43:39Z20142014-10-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17616TID:201405342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:27.048684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
title Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
spellingShingle Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
Graça, Cláudia Sofia Nunes dos Santos de Melo, 1983-
Educação em ciência
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
title_short Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
title_full Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
title_fullStr Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
title_full_unstemmed Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
title_sort Tarefas de investigação na aprendizagem do tema "A energia no aquecimento e arrefecimento de sistemas"
author Graça, Cláudia Sofia Nunes dos Santos de Melo, 1983-
author_facet Graça, Cláudia Sofia Nunes dos Santos de Melo, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Cláudia Sofia Nunes dos Santos de Melo, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciência
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
topic Educação em ciência
Ensino-aprendizagem
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-08
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-04T17:43:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17616
TID:201405342
url http://hdl.handle.net/10451/17616
identifier_str_mv TID:201405342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134272196444160