Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/8435 |
Resumo: | Atualmente uma grande percentagem da população depara-se com a necessidade de consumir medicação face ao crescimento acentuado das doenças, necessitando adoptar medidas para as controlar e tratar. Esta realidade é acompanhada da toma de vários fármacos em simultâneo, mas, nem sempre lhe é dispensada a atenção devida. A automedicação pode acarretar diversas consequências como resistência bacteriana, dependência e aumento do risco para determinadas neoplasias (Ribeiro et al, 2010). Avaliar o comportamento dos indivíduos na toma da medicação; Determinar a prevalência da poli e automedicação. Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Obteve-se uma amostra não probabilística acidental de 61 indivíduos com 65 ou mais anos. A recolha de dados foi efetuada nem maio de 2011 através de um formulário elaborado para o efeito. O presente relatório de estágio é o resultado de um trabalho de revisão bibliográfica sobre o processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola, enquanto línguas estrangeiras, e sobre o uso de atividades lúdicas, nomeadamente o jogo, em contexto de sala de aula. As atividades lúdicas aliadas à abordagem comunicativa são consideradas como um importante recurso didático possibilitador de aprendizagem (desenvolvimento de estratégias, competências, fonte de motivação). Concomitantemente pretendo, também, descrever as minhas práticas de ensino desenvolvidas ao longo de um ano em várias escolas do concelho de Bragança. Esta experiência, enquanto professora estagiária, foi bastante pertinente pelo facto de me permitir refletir sobre a importância que o lúdico tem na aprendizagem das línguas estrangeiras. This report is the result of a literature review on the teaching and learning of English and Spanish as foreign languages, and the use of games within the classroom context. Games allied to the communicative approach are considered an important teaching resource enabler of learning (development of strategies, skills, source of motivation). I also intend to describe my teaching practices, developed over a year in various schools of the district of Bragança. This experience as a trainee teacher was very pertinent because it enabled me to reflect on the importance that playfulness has in the learning of foreign languages. serviços/profissionais de saúde quando necessita de esclarecer dúvidas sobre medicamentos. Discussão e Conclusão: Uma elevada percentagem de inquiridos consome medicamentos. Na nossa amostra 8,2% assume tomar medicação sem prescrição médica, valor inferior ao encontrado no estudo realizado por Lopes e Sousa (2002) onde 40% dos inquiridos recorria à automedicação. De salientar que a maioria dos inquiridos respeita a prescrição e toma os medicamentos até ao fim, mesmo quando que se sente melhor, contrariando também os resultados encontrados por Lopes e Sousa (2002). Os inquiridos revelaram, em elevada percentagem, possuir sentido de responsabilidade no que respeita à utilização dos medicamentos e à procura de informação. Os medicamentos por si só, não são capazes, de promover a saúde dos cidadãos. Todo medicamento apresenta risco ao ser consumido devendo ser usado de forma racional. |
id |
RCAP_773285db2132b65c53940e3a65a291a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8435 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoAtualmente uma grande percentagem da população depara-se com a necessidade de consumir medicação face ao crescimento acentuado das doenças, necessitando adoptar medidas para as controlar e tratar. Esta realidade é acompanhada da toma de vários fármacos em simultâneo, mas, nem sempre lhe é dispensada a atenção devida. A automedicação pode acarretar diversas consequências como resistência bacteriana, dependência e aumento do risco para determinadas neoplasias (Ribeiro et al, 2010). Avaliar o comportamento dos indivíduos na toma da medicação; Determinar a prevalência da poli e automedicação. Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Obteve-se uma amostra não probabilística acidental de 61 indivíduos com 65 ou mais anos. A recolha de dados foi efetuada nem maio de 2011 através de um formulário elaborado para o efeito. O presente relatório de estágio é o resultado de um trabalho de revisão bibliográfica sobre o processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola, enquanto línguas estrangeiras, e sobre o uso de atividades lúdicas, nomeadamente o jogo, em contexto de sala de aula. As atividades lúdicas aliadas à abordagem comunicativa são consideradas como um importante recurso didático possibilitador de aprendizagem (desenvolvimento de estratégias, competências, fonte de motivação). Concomitantemente pretendo, também, descrever as minhas práticas de ensino desenvolvidas ao longo de um ano em várias escolas do concelho de Bragança. Esta experiência, enquanto professora estagiária, foi bastante pertinente pelo facto de me permitir refletir sobre a importância que o lúdico tem na aprendizagem das línguas estrangeiras. This report is the result of a literature review on the teaching and learning of English and Spanish as foreign languages, and the use of games within the classroom context. Games allied to the communicative approach are considered an important teaching resource enabler of learning (development of strategies, skills, source of motivation). I also intend to describe my teaching practices, developed over a year in various schools of the district of Bragança. This experience as a trainee teacher was very pertinent because it enabled me to reflect on the importance that playfulness has in the learning of foreign languages. serviços/profissionais de saúde quando necessita de esclarecer dúvidas sobre medicamentos. Discussão e Conclusão: Uma elevada percentagem de inquiridos consome medicamentos. Na nossa amostra 8,2% assume tomar medicação sem prescrição médica, valor inferior ao encontrado no estudo realizado por Lopes e Sousa (2002) onde 40% dos inquiridos recorria à automedicação. De salientar que a maioria dos inquiridos respeita a prescrição e toma os medicamentos até ao fim, mesmo quando que se sente melhor, contrariando também os resultados encontrados por Lopes e Sousa (2002). Os inquiridos revelaram, em elevada percentagem, possuir sentido de responsabilidade no que respeita à utilização dos medicamentos e à procura de informação. Os medicamentos por si só, não são capazes, de promover a saúde dos cidadãos. Todo medicamento apresenta risco ao ser consumido devendo ser usado de forma racional.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBAraújo, Ana Isabel Correia2013-06-03T15:52:03Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8435TID:201989468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:20:26Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:50.772306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico Araújo, Ana Isabel Correia |
title_short |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
author |
Araújo, Ana Isabel Correia |
author_facet |
Araújo, Ana Isabel Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Mário Parra, Nelson Luís de Castro Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Isabel Correia |
description |
Atualmente uma grande percentagem da população depara-se com a necessidade de consumir medicação face ao crescimento acentuado das doenças, necessitando adoptar medidas para as controlar e tratar. Esta realidade é acompanhada da toma de vários fármacos em simultâneo, mas, nem sempre lhe é dispensada a atenção devida. A automedicação pode acarretar diversas consequências como resistência bacteriana, dependência e aumento do risco para determinadas neoplasias (Ribeiro et al, 2010). Avaliar o comportamento dos indivíduos na toma da medicação; Determinar a prevalência da poli e automedicação. Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Obteve-se uma amostra não probabilística acidental de 61 indivíduos com 65 ou mais anos. A recolha de dados foi efetuada nem maio de 2011 através de um formulário elaborado para o efeito. O presente relatório de estágio é o resultado de um trabalho de revisão bibliográfica sobre o processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola, enquanto línguas estrangeiras, e sobre o uso de atividades lúdicas, nomeadamente o jogo, em contexto de sala de aula. As atividades lúdicas aliadas à abordagem comunicativa são consideradas como um importante recurso didático possibilitador de aprendizagem (desenvolvimento de estratégias, competências, fonte de motivação). Concomitantemente pretendo, também, descrever as minhas práticas de ensino desenvolvidas ao longo de um ano em várias escolas do concelho de Bragança. Esta experiência, enquanto professora estagiária, foi bastante pertinente pelo facto de me permitir refletir sobre a importância que o lúdico tem na aprendizagem das línguas estrangeiras. This report is the result of a literature review on the teaching and learning of English and Spanish as foreign languages, and the use of games within the classroom context. Games allied to the communicative approach are considered an important teaching resource enabler of learning (development of strategies, skills, source of motivation). I also intend to describe my teaching practices, developed over a year in various schools of the district of Bragança. This experience as a trainee teacher was very pertinent because it enabled me to reflect on the importance that playfulness has in the learning of foreign languages. serviços/profissionais de saúde quando necessita de esclarecer dúvidas sobre medicamentos. Discussão e Conclusão: Uma elevada percentagem de inquiridos consome medicamentos. Na nossa amostra 8,2% assume tomar medicação sem prescrição médica, valor inferior ao encontrado no estudo realizado por Lopes e Sousa (2002) onde 40% dos inquiridos recorria à automedicação. De salientar que a maioria dos inquiridos respeita a prescrição e toma os medicamentos até ao fim, mesmo quando que se sente melhor, contrariando também os resultados encontrados por Lopes e Sousa (2002). Os inquiridos revelaram, em elevada percentagem, possuir sentido de responsabilidade no que respeita à utilização dos medicamentos e à procura de informação. Os medicamentos por si só, não são capazes, de promover a saúde dos cidadãos. Todo medicamento apresenta risco ao ser consumido devendo ser usado de forma racional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-03T15:52:03Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/8435 TID:201989468 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/8435 |
identifier_str_mv |
TID:201989468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135224251023360 |