Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Isabel Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8435
Resumo: Atualmente uma grande percentagem da população depara-se com a necessidade de consumir medicação face ao crescimento acentuado das doenças, necessitando adoptar medidas para as controlar e tratar. Esta realidade é acompanhada da toma de vários fármacos em simultâneo, mas, nem sempre lhe é dispensada a atenção devida. A automedicação pode acarretar diversas consequências como resistência bacteriana, dependência e aumento do risco para determinadas neoplasias (Ribeiro et al, 2010). Avaliar o comportamento dos indivíduos na toma da medicação; Determinar a prevalência da poli e automedicação. Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Obteve-se uma amostra não probabilística acidental de 61 indivíduos com 65 ou mais anos. A recolha de dados foi efetuada nem maio de 2011 através de um formulário elaborado para o efeito. O presente relatório de estágio é o resultado de um trabalho de revisão bibliográfica sobre o processo de ensino e aprendizagem das línguas inglesa e espanhola, enquanto línguas estrangeiras, e sobre o uso de atividades lúdicas, nomeadamente o jogo, em contexto de sala de aula. As atividades lúdicas aliadas à abordagem comunicativa são consideradas como um importante recurso didático possibilitador de aprendizagem (desenvolvimento de estratégias, competências, fonte de motivação). Concomitantemente pretendo, também, descrever as minhas práticas de ensino desenvolvidas ao longo de um ano em várias escolas do concelho de Bragança. Esta experiência, enquanto professora estagiária, foi bastante pertinente pelo facto de me permitir refletir sobre a importância que o lúdico tem na aprendizagem das línguas estrangeiras. This report is the result of a literature review on the teaching and learning of English and Spanish as foreign languages, and the use of games within the classroom context. Games allied to the communicative approach are considered an important teaching resource enabler of learning (development of strategies, skills, source of motivation). I also intend to describe my teaching practices, developed over a year in various schools of the district of Bragança. This experience as a trainee teacher was very pertinent because it enabled me to reflect on the importance that playfulness has in the learning of foreign languages. serviços/profissionais de saúde quando necessita de esclarecer dúvidas sobre medicamentos. Discussão e Conclusão: Uma elevada percentagem de inquiridos consome medicamentos. Na nossa amostra 8,2% assume tomar medicação sem prescrição médica, valor inferior ao encontrado no estudo realizado por Lopes e Sousa (2002) onde 40% dos inquiridos recorria à automedicação. De salientar que a maioria dos inquiridos respeita a prescrição e toma os medicamentos até ao fim, mesmo quando que se sente melhor, contrariando também os resultados encontrados por Lopes e Sousa (2002). Os inquiridos revelaram, em elevada percentagem, possuir sentido de responsabilidade no que respeita à utilização dos medicamentos e à procura de informação. Os medicamentos por si só, não são capazes, de promover a saúde dos cidadãos. Todo medicamento apresenta risco ao ser consumido devendo ser usado de forma racional.
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