Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9264 |
Resumo: | Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e tem como principal linha orientadora a aplicação dos jogos didáticos na sala de aula e a sua influência e importância no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Ao longo deste relatório, é referido o ponto de vista de alguns autores em relação à utilização dos jogos na sala de aula, abordam-se alguns métodos de ensino presentes nos Programas de Espanhol e Inglês para o Ensino Básico, realçando a importância que conferem ao lúdico. Descrevem-se ainda as atividades implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, dando especial destaque àquelas onde se aplicou o jogo como ferramenta promotora de um ensino-aprendizagem eficaz. Faz-se também uma reflexão final na qual se pretendem destacar as inúmeras vantagens da utilização do jogo na aprendizagem das línguas estrangeiras, valorizando-o como um recurso didático motivador, estimulante e proporcionador de aprendizagens efetivas |
id |
RCAP_aa15ce4497976f380aa0f2312f44e39d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9264 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoEste Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e tem como principal linha orientadora a aplicação dos jogos didáticos na sala de aula e a sua influência e importância no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Ao longo deste relatório, é referido o ponto de vista de alguns autores em relação à utilização dos jogos na sala de aula, abordam-se alguns métodos de ensino presentes nos Programas de Espanhol e Inglês para o Ensino Básico, realçando a importância que conferem ao lúdico. Descrevem-se ainda as atividades implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, dando especial destaque àquelas onde se aplicou o jogo como ferramenta promotora de um ensino-aprendizagem eficaz. Faz-se também uma reflexão final na qual se pretendem destacar as inúmeras vantagens da utilização do jogo na aprendizagem das línguas estrangeiras, valorizando-o como um recurso didático motivador, estimulante e proporcionador de aprendizagens efetivasThis report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching of English and Spanish in Basic School and has, as its main guideline, the implementation of educational games in the classroom and their influence and importance in the process of teaching and learning foreign languages. In this report it is referred the point of view of some authors regarding the use of games in the classroom, some teaching methods existing in the English and Spanish Syllabi for the Basic Education are also analysed, emphasising the importance they give to games, and the activities implemented during the lessons of Supervised Teaching Practice are also described, giving a particular attention to those where the game was applied as a tool for promoting an effective teaching and learning. There is also a final reflection where the numerous advantages of using the game in the foreign language teaching are highlighted, valuing it as a motivating and stimulating teaching resource and provider of an effective learning.Esta memoria, presentada a la Escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, constituye el resultado de la Práctica de Enseñanza Supervisionada en el ámbito del Máster en Enseñanza de Inglés y de Español en la Enseñanza Básica y tiene como principal hilo conductor la aplicación de juegos didácticos en el aula y su influencia e importancia en la enseñanza y el aprendizaje de lenguas extranjeras. Se expone la opinión de algunos autores en relación al uso de juegos en el aula, se abordan algunos métodos de enseñanza presentes en los programas de español e inglés para la Educación Básica, destacando la importancia que conceden a los juegos, y se describen las actividades realizadas en la Práctica de Enseñanza Supervisionada, prestando especial atención a aquellas donde se aplicó el juego como una herramienta para la promoción de una enseñanza y aprendizaje efectivos. Se hace también una reflexión final en la que se pretende resaltar las muchas ventajas de la utilización del juego en la enseñanza de lenguas extranjeras, valorándolo como un recurso didáctico motivador, estimulante y proveedor de aprendizajes efectivos.Silva, Elisabete MendesParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBFreixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia2014-02-03T11:49:12Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9264TID:201989654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:25Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.888652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia |
title_short |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico |
author |
Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia |
author_facet |
Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Elisabete Mendes Parra, Nelson Luís de Castro Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia |
description |
Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e tem como principal linha orientadora a aplicação dos jogos didáticos na sala de aula e a sua influência e importância no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Ao longo deste relatório, é referido o ponto de vista de alguns autores em relação à utilização dos jogos na sala de aula, abordam-se alguns métodos de ensino presentes nos Programas de Espanhol e Inglês para o Ensino Básico, realçando a importância que conferem ao lúdico. Descrevem-se ainda as atividades implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, dando especial destaque àquelas onde se aplicou o jogo como ferramenta promotora de um ensino-aprendizagem eficaz. Faz-se também uma reflexão final na qual se pretendem destacar as inúmeras vantagens da utilização do jogo na aprendizagem das línguas estrangeiras, valorizando-o como um recurso didático motivador, estimulante e proporcionador de aprendizagens efetivas |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-03T11:49:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9264 TID:201989654 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9264 |
identifier_str_mv |
TID:201989654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135233118830592 |