Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9264
Resumo: Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e tem como principal linha orientadora a aplicação dos jogos didáticos na sala de aula e a sua influência e importância no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Ao longo deste relatório, é referido o ponto de vista de alguns autores em relação à utilização dos jogos na sala de aula, abordam-se alguns métodos de ensino presentes nos Programas de Espanhol e Inglês para o Ensino Básico, realçando a importância que conferem ao lúdico. Descrevem-se ainda as atividades implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, dando especial destaque àquelas onde se aplicou o jogo como ferramenta promotora de um ensino-aprendizagem eficaz. Faz-se também uma reflexão final na qual se pretendem destacar as inúmeras vantagens da utilização do jogo na aprendizagem das línguas estrangeiras, valorizando-o como um recurso didático motivador, estimulante e proporcionador de aprendizagens efetivas
id RCAP_aa15ce4497976f380aa0f2312f44e39d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoEste Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e tem como principal linha orientadora a aplicação dos jogos didáticos na sala de aula e a sua influência e importância no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Ao longo deste relatório, é referido o ponto de vista de alguns autores em relação à utilização dos jogos na sala de aula, abordam-se alguns métodos de ensino presentes nos Programas de Espanhol e Inglês para o Ensino Básico, realçando a importância que conferem ao lúdico. Descrevem-se ainda as atividades implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, dando especial destaque àquelas onde se aplicou o jogo como ferramenta promotora de um ensino-aprendizagem eficaz. Faz-se também uma reflexão final na qual se pretendem destacar as inúmeras vantagens da utilização do jogo na aprendizagem das línguas estrangeiras, valorizando-o como um recurso didático motivador, estimulante e proporcionador de aprendizagens efetivasThis report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching of English and Spanish in Basic School and has, as its main guideline, the implementation of educational games in the classroom and their influence and importance in the process of teaching and learning foreign languages. In this report it is referred the point of view of some authors regarding the use of games in the classroom, some teaching methods existing in the English and Spanish Syllabi for the Basic Education are also analysed, emphasising the importance they give to games, and the activities implemented during the lessons of Supervised Teaching Practice are also described, giving a particular attention to those where the game was applied as a tool for promoting an effective teaching and learning. There is also a final reflection where the numerous advantages of using the game in the foreign language teaching are highlighted, valuing it as a motivating and stimulating teaching resource and provider of an effective learning.Esta memoria, presentada a la Escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, constituye el resultado de la Práctica de Enseñanza Supervisionada en el ámbito del Máster en Enseñanza de Inglés y de Español en la Enseñanza Básica y tiene como principal hilo conductor la aplicación de juegos didácticos en el aula y su influencia e importancia en la enseñanza y el aprendizaje de lenguas extranjeras. Se expone la opinión de algunos autores en relación al uso de juegos en el aula, se abordan algunos métodos de enseñanza presentes en los programas de español e inglés para la Educación Básica, destacando la importancia que conceden a los juegos, y se describen las actividades realizadas en la Práctica de Enseñanza Supervisionada, prestando especial atención a aquellas donde se aplicó el juego como una herramienta para la promoción de una enseñanza y aprendizaje efectivos. Se hace también una reflexión final en la que se pretende resaltar las muchas ventajas de la utilización del juego en la enseñanza de lenguas extranjeras, valorándolo como un recurso didáctico motivador, estimulante y proveedor de aprendizajes efectivos.Silva, Elisabete MendesParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBFreixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia2014-02-03T11:49:12Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9264TID:201989654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:25Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.888652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia
title_short Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
author Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia
author_facet Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elisabete Mendes
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Freixo, Ana Sofia Gomes Cristóvão Garcia
description Este Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da reflexão da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico e tem como principal linha orientadora a aplicação dos jogos didáticos na sala de aula e a sua influência e importância no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Ao longo deste relatório, é referido o ponto de vista de alguns autores em relação à utilização dos jogos na sala de aula, abordam-se alguns métodos de ensino presentes nos Programas de Espanhol e Inglês para o Ensino Básico, realçando a importância que conferem ao lúdico. Descrevem-se ainda as atividades implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, dando especial destaque àquelas onde se aplicou o jogo como ferramenta promotora de um ensino-aprendizagem eficaz. Faz-se também uma reflexão final na qual se pretendem destacar as inúmeras vantagens da utilização do jogo na aprendizagem das línguas estrangeiras, valorizando-o como um recurso didático motivador, estimulante e proporcionador de aprendizagens efetivas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-03T11:49:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9264
TID:201989654
url http://hdl.handle.net/10198/9264
identifier_str_mv TID:201989654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135233118830592