Facebook no Marketing Político: estudos eleições legislativas 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Daniel Caetano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49772
Resumo: Com o crescimento das redes sociais, a forma como as pessoas participam na política alterou-se consideravelmente, sendo que atualmente estas constituem uma importante ferramenta no âmbito do marketing político, permitindo os partidos políticos divulgarem as suas ideias, os seus programas eleitorais e fazerem campanha. O Facebook, sendo a rede social com mais utilizadores em todo o mundo, facilita, deste modo, a comunicação política. Neste sentido, procurou-se perceber se efetivamente os eleitores, recorrem ao Facebook para procurar informações sobre os partidos políticos em campanha, constituindo, deste modo, um meio influenciador da decisão de voto. Deste modo, e tendo em conta as últimas Legislativas realizadas em Portugal, no ano de 2022, desenvolveu-se uma investigação baseada no paradigma metodológico quantitativo onde se aplicou questionários para a obtenção de dados. Responderam à amostra 301 indivíduos, com idades entre os 18 e mais de 65 anos. Os resultados demonstram que a maior parte dos indivíduos votou nas Legislativas de 2022, não se tendo, no entanto, envolvido em atividades cívicas e políticas nos 4 anos anteriores. A maior parte dos inquiridos possui conta no Facebook, sendo que dentro do grupo de inquiridos que procurou informações nas redes sociais sobre as Legislativas em causa, o Facebook foi a rede social preferida para efeitos de pesquisa. No entanto, quando questionados se o conteúdo pesquisado influenciou a sua decisão de voto, a maioria refere que tal não aconteceu, dando-se mais importância a outros meios de comunicação, nomeadamente a televisão.
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