COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39410 |
Resumo: | O receio do surto do novo Coronavírus, em 2020, resultou num confinamento e distanciamento social de forma a diminuir o risco de contágio entre a população. A pandemia de Covid-19 causou impactos políticos, culturais e socioeconómicos em todo o mundo e obrigou à suspensão de várias atividades, nomeadamente no desporto. Sendo as atividades desportivas o principal conteúdo nas redes sociais dos clubes, estes viram-se obrigados a adotar novas estratégias de comunicação nas suas publicações, com o objetivo de manter o contacto com os adeptos. Nesse sentido, existiu a necessidade de estudar quais os conteúdos que os clubes desportivos utilizaram nas suas redes sociais, durante a suspensão dos jogos, com o intuito de manter o engagement por parte dos seus seguidores. O objetivo deste estudo é perceber quais foram as novas estratégias de comunicação adotadas pelos clubes nas suas páginas de Facebook durante a suspensão dos jogos provocada pela Covid-19. Para realizar esta investigação, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma análise de conteúdo às páginas de Facebook dos clubes desportivos. Os resultados indicam que o número de publicações diárias diminuiu consideravelmente e o principal foco de informação passou dos eventos desportivos para os melhores momentos da história dos clubes. Apesar de as memórias serem o tema mais frequente nas páginas de Facebook dos clubes, as publicações relacionadas com as principais personalidades dos clubes foram as favoritas dos utilizadores. A estratégia utilizada pelos clubes, durante este período, foi bem-recebida pelos seguidores, pelo que alguns procedimentos poderiam ser implementados na comunicação futura dos clubes. |
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O receio do surto do novo Coronavírus, em 2020, resultou num confinamento e distanciamento social de forma a diminuir o risco de contágio entre a população. A pandemia de Covid-19 causou impactos políticos, culturais e socioeconómicos em todo o mundo e obrigou à suspensão de várias atividades, nomeadamente no desporto. Sendo as atividades desportivas o principal conteúdo nas redes sociais dos clubes, estes viram-se obrigados a adotar novas estratégias de comunicação nas suas publicações, com o objetivo de manter o contacto com os adeptos. Nesse sentido, existiu a necessidade de estudar quais os conteúdos que os clubes desportivos utilizaram nas suas redes sociais, durante a suspensão dos jogos, com o intuito de manter o engagement por parte dos seus seguidores. O objetivo deste estudo é perceber quais foram as novas estratégias de comunicação adotadas pelos clubes nas suas páginas de Facebook durante a suspensão dos jogos provocada pela Covid-19. Para realizar esta investigação, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma análise de conteúdo às páginas de Facebook dos clubes desportivos. Os resultados indicam que o número de publicações diárias diminuiu consideravelmente e o principal foco de informação passou dos eventos desportivos para os melhores momentos da história dos clubes. Apesar de as memórias serem o tema mais frequente nas páginas de Facebook dos clubes, as publicações relacionadas com as principais personalidades dos clubes foram as favoritas dos utilizadores. A estratégia utilizada pelos clubes, durante este período, foi bem-recebida pelos seguidores, pelo que alguns procedimentos poderiam ser implementados na comunicação futura dos clubes. |
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