COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Benjamim Paulino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39410
Resumo: O receio do surto do novo Coronavírus, em 2020, resultou num confinamento e distanciamento social de forma a diminuir o risco de contágio entre a população. A pandemia de Covid-19 causou impactos políticos, culturais e socioeconómicos em todo o mundo e obrigou à suspensão de várias atividades, nomeadamente no desporto. Sendo as atividades desportivas o principal conteúdo nas redes sociais dos clubes, estes viram-se obrigados a adotar novas estratégias de comunicação nas suas publicações, com o objetivo de manter o contacto com os adeptos. Nesse sentido, existiu a necessidade de estudar quais os conteúdos que os clubes desportivos utilizaram nas suas redes sociais, durante a suspensão dos jogos, com o intuito de manter o engagement por parte dos seus seguidores. O objetivo deste estudo é perceber quais foram as novas estratégias de comunicação adotadas pelos clubes nas suas páginas de Facebook durante a suspensão dos jogos provocada pela Covid-19. Para realizar esta investigação, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma análise de conteúdo às páginas de Facebook dos clubes desportivos. Os resultados indicam que o número de publicações diárias diminuiu consideravelmente e o principal foco de informação passou dos eventos desportivos para os melhores momentos da história dos clubes. Apesar de as memórias serem o tema mais frequente nas páginas de Facebook dos clubes, as publicações relacionadas com as principais personalidades dos clubes foram as favoritas dos utilizadores. A estratégia utilizada pelos clubes, durante este período, foi bem-recebida pelos seguidores, pelo que alguns procedimentos poderiam ser implementados na comunicação futura dos clubes.
id RCAP_1bbcf9497b030a2dec70c0448272a841
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39410
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemiaMarketing DesportivoRedes SociaisClubesFacebookEstratégias de ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO receio do surto do novo Coronavírus, em 2020, resultou num confinamento e distanciamento social de forma a diminuir o risco de contágio entre a população. A pandemia de Covid-19 causou impactos políticos, culturais e socioeconómicos em todo o mundo e obrigou à suspensão de várias atividades, nomeadamente no desporto. Sendo as atividades desportivas o principal conteúdo nas redes sociais dos clubes, estes viram-se obrigados a adotar novas estratégias de comunicação nas suas publicações, com o objetivo de manter o contacto com os adeptos. Nesse sentido, existiu a necessidade de estudar quais os conteúdos que os clubes desportivos utilizaram nas suas redes sociais, durante a suspensão dos jogos, com o intuito de manter o engagement por parte dos seus seguidores. O objetivo deste estudo é perceber quais foram as novas estratégias de comunicação adotadas pelos clubes nas suas páginas de Facebook durante a suspensão dos jogos provocada pela Covid-19. Para realizar esta investigação, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma análise de conteúdo às páginas de Facebook dos clubes desportivos. Os resultados indicam que o número de publicações diárias diminuiu consideravelmente e o principal foco de informação passou dos eventos desportivos para os melhores momentos da história dos clubes. Apesar de as memórias serem o tema mais frequente nas páginas de Facebook dos clubes, as publicações relacionadas com as principais personalidades dos clubes foram as favoritas dos utilizadores. A estratégia utilizada pelos clubes, durante este período, foi bem-recebida pelos seguidores, pelo que alguns procedimentos poderiam ser implementados na comunicação futura dos clubes.The fear of the outbreak of the new Coronavirus in 2020 has resulted in social containment and distancing to decrease the risk of contagion among the population. The Covid-19 pandemic caused political, cultural, and socio-economic impacts worldwide and forced the suspension of several activities, including sports. Since sports activities are the main content on the social networks of the clubs, they were forced to adopt new communication strategies in their publications, to maintain contact with the fans. Therefore, there was a need to study which contents the sports clubs used in their social networks, during the suspension of the games, to maintain the engagement of their followers. The objective of the study is to understand what the new communication strategies were adopted by the clubs on their Facebook pages during the suspension of games caused by Covid-19. To carry out this research, the methodology used was qualitative in nature, and a content analysis was performed on the Facebook pages of the sports clubs. The results indicate that the number of daily posts has decreased considerably and, the focus of information has shifted from sporting events to the best moments in the history of the clubs. Although memories were the most frequent theme on the clubs' Facebook pages, posts related to the clubs' main personalities were the users' favorites. The strategy used by the clubs during this period was well-received by the followers, so some procedures could be implemented in the club’s future communication.Leal, Maria do CarmoRepositório ComumSantos, Raquel Benjamim Paulino2022-02-17T15:46:08Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39410TID:202942953porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:26.013865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
title COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
spellingShingle COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
Santos, Raquel Benjamim Paulino
Marketing Desportivo
Redes Sociais
Clubes
Facebook
Estratégias de Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
title_full COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
title_fullStr COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
title_full_unstemmed COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
title_sort COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemia
author Santos, Raquel Benjamim Paulino
author_facet Santos, Raquel Benjamim Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Maria do Carmo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel Benjamim Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Desportivo
Redes Sociais
Clubes
Facebook
Estratégias de Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing Desportivo
Redes Sociais
Clubes
Facebook
Estratégias de Comunicação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O receio do surto do novo Coronavírus, em 2020, resultou num confinamento e distanciamento social de forma a diminuir o risco de contágio entre a população. A pandemia de Covid-19 causou impactos políticos, culturais e socioeconómicos em todo o mundo e obrigou à suspensão de várias atividades, nomeadamente no desporto. Sendo as atividades desportivas o principal conteúdo nas redes sociais dos clubes, estes viram-se obrigados a adotar novas estratégias de comunicação nas suas publicações, com o objetivo de manter o contacto com os adeptos. Nesse sentido, existiu a necessidade de estudar quais os conteúdos que os clubes desportivos utilizaram nas suas redes sociais, durante a suspensão dos jogos, com o intuito de manter o engagement por parte dos seus seguidores. O objetivo deste estudo é perceber quais foram as novas estratégias de comunicação adotadas pelos clubes nas suas páginas de Facebook durante a suspensão dos jogos provocada pela Covid-19. Para realizar esta investigação, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma análise de conteúdo às páginas de Facebook dos clubes desportivos. Os resultados indicam que o número de publicações diárias diminuiu consideravelmente e o principal foco de informação passou dos eventos desportivos para os melhores momentos da história dos clubes. Apesar de as memórias serem o tema mais frequente nas páginas de Facebook dos clubes, as publicações relacionadas com as principais personalidades dos clubes foram as favoritas dos utilizadores. A estratégia utilizada pelos clubes, durante este período, foi bem-recebida pelos seguidores, pelo que alguns procedimentos poderiam ser implementados na comunicação futura dos clubes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
2021-12-20T00:00:00Z
2022-02-17T15:46:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39410
TID:202942953
url http://hdl.handle.net/10400.26/39410
identifier_str_mv TID:202942953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135492780851200