Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Anabela dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/89392
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_77637672dc523cb1d23380271ea8573d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criançaPlay, play outdoor, play reusingCriançaDesenvolvimento infantilDescobertaBrincarChildChild developmentDiscoveryPlayCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio do curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar, ministrado no instituto de Educação da Universidade do Minho no ano letivo 2021/2022 e intitula-se “Brincar, Brincar ao ar livre, Brincar Reutilizando”, tendo sido implementado em dois momentos creche e ensino pré-escolar na mesma instituição cooperante. O primeiro momento, durante um semestre, desenvolveu se numa sala de creche e posteriormente em jardim de infância por um período idêntico. Foi a partir da observação dos interesses e motivações dos dois grupos que, apesar de idades díspares, se percebeu que a temática de interesse era convergente, o que permitiu estabelecer uma continuidade nos dois contextos. Assim, surgiu a seguinte questão de investigação: Verificar de que modo o Brincar ao ar livre influência a construção de aprendizagens integradas, ou seja, o desenvolvimento de competências sociais nas diferentes Áreas de Conteúdo (em creche); e verificar de que modo o tema Brinca Reutilizando influencia a construção de aprendizagens integradas, ou seja, o desenvolvimento de competências sociais nas diferentes Áreas de Conteúdo de jardim de infância. O projeto de intervenção foi sustentado na abordagem da investigação-ação. Foram utilizados instrumentos de recolha de informação, as observações, as notas de campo, registos fotográficos que proporcionaram a construção da documentação pedagógica em ambos os contextos. A implementação do projeto possibilitou atingir os objetivos a que me propus: promover aprendizagens a nível das diferentes áreas do saber; desenvolver as relações sociais; sensibilizar para a importância do meio ambiente; identificar de modo lúdico os materiais naturais do meio ambiente; desenvolver a coordenação motora dos membros superiores e inferiores; desenvolver a orientação espacial; experimentar movimentos fundamentais (correr, saltar, lançar), movimentando-se de forma coordenada e com diferentes dinâmicas; ter consciência da necessidade de adoção de práticas que visem a redução de resíduos; compreender que os resíduos contêm elementos reutilizáveis ou recicláveis; sensibilizar para a necessidade de adotar práticas de âmbito pessoal e comunitário de consumo responsável; conhecer modos de produção que visam a sustentabilidade; consciencialização para o facto de um consumo sem limites exercer demasiada pressão sobre os recursos naturais e provocar danos no ambiente, entre outras; promover estilos de vida saudáveis através da prática do exercício físico; incluir e construir, com as crianças, materiais reutilizáveis no interior e exterior da sala. Os dois grupos, mostraram interesse, motivação e recetividade às propostas apresentadas, contribuindo para o progresso das suas habilidades no domínio afetivo, motor e cognitivo, refletindo-se na construção de novas aprendizagens. Por fim, importa referir que esta experiência não só me tornou profissionalmente mais reflexiva, bem como produziu efeito na construção de novas aprendizagens pelos grupos.The present report was developed within the curricular unit of Internship of studies of the Master's degree in Pre-School Education, taught at the Institute of Education of the University of Minho during the school year 2021/2022 and is entitled Play, Outdoor Play, Play Reusing, having been implemented in two moments nursery and pre-school education in the same cooperative institution. The first moment, for a semester, occurred in a nursery room and later in a kindergarten for an identical period. It was from the observation of the interests and motivations of the two groups that, despite different ages, it was perceived that the theme of interest was convergent, which allowed the establishment of a continuity in both contexts. Thus, the following research question arose: Verify how Play Outdoor influences the construction of integrated learning, i.e., the development of social skills in the different Knowledge Areas (in nursery), and also verify how the theme Play Reusing influences the construction of integrated learning, i.e., the development of social skills in the different Content Areas of kindergarten. The intervention project was supported by the action research approach. There were used information collection tools, observations, field notes, photographic records that provided the construction of pedagogical documentation in both contexts. The implementation of the project made it possible to achieve the proposed objectives: promote learning at the different areas of knowledge; develop social relationships; raise awareness of the importance of the environment; identify in a playful way the natural materials of the environment; develop motor coordination of the upper and lower limbs; develop spatial orientation; experience central movements (run, jump, throw), moving in a coordinated way and with different dynamics; be aware of the need to take up practices aimed at reducing waste; understand that waste contains reusable or recyclable elements; promote consciousness of the need to adopt practices of responsible consumption at a personal and community level; recognise production modes that aim at sustainability; raise awareness of the fact that unlimited consumption puts too much pressure on natural resources and causes damage to the environment, among others; promote healthy lifestyles and physical exercise; include and build, with the children, reusable materials inside and outside the classroom. The two groups of children showed interest, motivation and receptivity to the presented proposals, contributing to the progress of their skills in the affective, motor and cognitive domains, reflected in the construction of new learning. Finally, it is important to mention that this experience not only made me more reflective professionally, but also had an effect on the construction of new knowledge by the two groups.Pereira, BeatrizUniversidade do MinhoMendes, Anabela dos Santos2022-06-022022-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/89392por203545125info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-16T01:20:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/89392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:08.482465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança
Play, play outdoor, play reusing
title Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança
spellingShingle Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança
Mendes, Anabela dos Santos
Criança
Desenvolvimento infantil
Descoberta
Brincar
Child
Child development
Discovery
Play
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança
title_full Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança
title_fullStr Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança
title_full_unstemmed Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança
title_sort Brincar, brincar ao ar livre, brincar reutilizando. O papel do movimento na criança
author Mendes, Anabela dos Santos
author_facet Mendes, Anabela dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Anabela dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Desenvolvimento infantil
Descoberta
Brincar
Child
Child development
Discovery
Play
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Desenvolvimento infantil
Descoberta
Brincar
Child
Child development
Discovery
Play
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-02
2022-06-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/89392
url https://hdl.handle.net/1822/89392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203545125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138185816571904