Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inês da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5185
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_c3aa79b93d8411e3a37605ed85594bca
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criançaBrincarDesenvolvimento da criançaDesenvolvimento cognitivoDesenvolvimento socio-emocionalTo playChild developmentCognitive developmentSocio-emotional developmentRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório, de caráter crítico e reflexivo, surge para ilustrar o trabalho desenvolvido durante a Prática Profissional Supervisionada (PPS) que decorreu nas valências de Creche, durante cerca de seis semanas, e de jardim de infância (JI), durante cerca de três meses. A problemática que intitula o presente relatório: «Brincar faz-me feliz» - A importância do brincar no desenvolvimento da criança surgiu em contexto de JI, uma vez que a brincadeira era uma constante no dia a dia das crianças. Tendo sido alargado também ao contexto de Creche, este relatório aborda a importância que o brincar exerce no desenvolvimento da criança. Tendo como base uma metodologia de natureza qualitativa, este relatório foi elaborado à luz de uma investigação sobre a prática, que aborda a questão da importância do brincar no desenvolvimento da criança. Através da observação direta, consulta documental e dos inquéritos por entrevista e por questionário, foi elaborado um referencial teórico que aborda a importância que a brincadeira exerce no desenvolvimento da criança e ilustrado com exemplos concretos da prática, tanto com notas de campo como com registos fotográficos. A brincadeira, que estava sempre presente nas rotinas de ambos os contextos, apresenta-se como sendo benéfica para o desenvolvimento da criança, essencialmente ao nível socio-emocional (relação com o mundo e com os outros) e ao nível cognitivo (facilita a aprendizagem desenvolve a criatividade e contribui para a construção do conhecimento).ABSTRACT This critical and reflective report aims to illustrate the work developed during the subject Supervised Professional Practice, held in valences of childcare for about six weeks, and kindergarten, for about three months. The issue that gives title to this report: «Playing makes me happy» - The importance of play in child development emerged in the context of kindergarten, since playing was a constant in everyday life of children. Having also been extended to childcare context, this report addresses the importance of playing in child development. Based on a qualitative methodology, this report was prepared in light of an investigation into the practice, which addresses the issue of the importance of play in child development. Through direct observation, document research and surveys by interview and questionnaire, it was designed a theoretical framework that addresses the importance that play has on the development of children and illustrated with concrete examples from the practice, both with field notes as with photographic records. Playing, which was always present in the routines of both contexts, it is presented as being beneficial to children's development, mainly the socio-emotional level (relationship with the world and with others) and cognitive level (facilitates learning develops creativity and contributes to the construction of knowledge).Almeida, TiagoSimões, AnaRCIPLRodrigues, Inês da Silva2015-09-16T10:43:41Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5185TID:201367211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:29.981206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
title Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
spellingShingle Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
Rodrigues, Inês da Silva
Brincar
Desenvolvimento da criança
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento socio-emocional
To play
Child development
Cognitive development
Socio-emotional development
title_short Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
title_full Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
title_fullStr Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
title_sort Brincar faz-me feliz: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
author Rodrigues, Inês da Silva
author_facet Rodrigues, Inês da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Inês da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Desenvolvimento da criança
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento socio-emocional
To play
Child development
Cognitive development
Socio-emotional development
topic Brincar
Desenvolvimento da criança
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento socio-emocional
To play
Child development
Cognitive development
Socio-emotional development
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16T10:43:41Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5185
TID:201367211
url http://hdl.handle.net/10400.21/5185
identifier_str_mv TID:201367211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133402506461184