Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Catarina Henriques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19446
Resumo: No âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, iniciei a minha atividade docente no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, a qual desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação, funcionando como impulsionadora de mudanças em todas elas: lecionação de uma turma do ensino secundário, com vista à aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; tentativa de conhecimento e alteração dos hábitos através da investigação do Grupo de Educação Física e a sua relação com as novas tecnologias; coadjuvação na dinamização, planeamento, condução, gestão, organização e avaliação de um grupo-equipa do Desporto Escolar; e, ainda, na coadjuvação nas tarefas direcionadas com a direção de turma permitindo uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Desta forma, sabendo que o nosso corpo precisa de estabelecer ligações e correlações, ao categorizar o meu relatório de estágio em quatro capítulos pretendo, acima de tudo, equacioná-lo de forma complexa, percebendo a relação entre os capítulos como um meio de levá-los a efeito de forma conexa com os vários momentos do EP – as expetativas, a prática no Aqui e Agora, as reflexões e a nostalgia/compêndio de toda a viagem. Assim, estará organizado da seguinte forma: Capítulo 1, onde irei apresentar a Escola, todos os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição na (re) construção da realidade e as minhas expectativas iniciais; Capítulo 2, no qual procurarei descrever todo o processo enquanto professora, treinadora e coadjuvante – planeamento, condução, gestão e organização; Capítulo 3, como forma de englobar todo o processo de reflexão das atividades realizadas; e, por último, o Capítulo 4 para expressar a viagem que enquanto professora percorri no antes, no durante e perspetivar a que irei percorrer depois do EP.
id RCAP_7766fffc2190258ddc7ee450b973c925
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreEstágio PedagógicoEducação FísicaEnsino-AprendizagemIdentidade ProfissionalEficácia PedagógicaTeaching PracticePhysical EducationTeaching-learning ProcessProfessional IdentityTeaching EffectivenessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, iniciei a minha atividade docente no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, a qual desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação, funcionando como impulsionadora de mudanças em todas elas: lecionação de uma turma do ensino secundário, com vista à aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; tentativa de conhecimento e alteração dos hábitos através da investigação do Grupo de Educação Física e a sua relação com as novas tecnologias; coadjuvação na dinamização, planeamento, condução, gestão, organização e avaliação de um grupo-equipa do Desporto Escolar; e, ainda, na coadjuvação nas tarefas direcionadas com a direção de turma permitindo uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Desta forma, sabendo que o nosso corpo precisa de estabelecer ligações e correlações, ao categorizar o meu relatório de estágio em quatro capítulos pretendo, acima de tudo, equacioná-lo de forma complexa, percebendo a relação entre os capítulos como um meio de levá-los a efeito de forma conexa com os vários momentos do EP – as expetativas, a prática no Aqui e Agora, as reflexões e a nostalgia/compêndio de toda a viagem. Assim, estará organizado da seguinte forma: Capítulo 1, onde irei apresentar a Escola, todos os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição na (re) construção da realidade e as minhas expectativas iniciais; Capítulo 2, no qual procurarei descrever todo o processo enquanto professora, treinadora e coadjuvante – planeamento, condução, gestão e organização; Capítulo 3, como forma de englobar todo o processo de reflexão das atividades realizadas; e, por último, o Capítulo 4 para expressar a viagem que enquanto professora percorri no antes, no durante e perspetivar a que irei percorrer depois do EP.Within the scope of the Pedagogical Placement, belonging to the second year of the second cycle of studies and leading to the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Schools of the Faculty of Human Motricity, I started my work as a teacher in the D. Filipa de Lencastre group of schools, in Lisbon. It was the beginning of a connection with an educational community that I wish and intend to keep through out my life. It touched me deeply to have the unique opportunity to be embedded in four areas of training: working as a driving force of change in all of the above mentioned; teaching a high-school class with the intent to learn, develop and sustain further capacities; reaching for higher knowledge and change of habits by doing research with the Physical Education Group and its relationship with the new technologies; assisting in the promotion, planning, conduction, management, organisation and evaluation of a team-group of school sport; and, at last, being involved and assisting in tasks related to the class management, and the relationship between its structures and further school departments. Hereby, knowing that our body needs to establish connections and correlations, I decided to classify my placement report in four chapters, aiming to approach its complexity, by using the relationship between the chapters as the means to intertwine it with the several moments of the pedagogical placement and therefore granting a deeper understanding of the above and of the expectations, the practice of the here and now, the reflections and the nostalgia/compendium of the whole journey. Thus, the present report will be structured as it follows: Chapter 1, where I will introduce the school, all the intervenient elements within the school context, my contribution to the (re)construction of the reality and my initial expectations; Chapter 2, where I will describe all the process as a teacher, coach and assistant- -planning, conduction, management and organisation; Chapter 3, as a way to encompass all the process of reflection of the carried out activities , and, at last, the Chapter 4 to express my evolving journey as a teacher before, during this placement and my future perspectives.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaLopes, Catarina Henriques2020-01-27T12:17:22Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19446TID:202349420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:20.248578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Lopes, Catarina Henriques
Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Identidade Profissional
Eficácia Pedagógica
Teaching Practice
Physical Education
Teaching-learning Process
Professional Identity
Teaching Effectiveness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
author Lopes, Catarina Henriques
author_facet Lopes, Catarina Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Catarina Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Identidade Profissional
Eficácia Pedagógica
Teaching Practice
Physical Education
Teaching-learning Process
Professional Identity
Teaching Effectiveness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino-Aprendizagem
Identidade Profissional
Eficácia Pedagógica
Teaching Practice
Physical Education
Teaching-learning Process
Professional Identity
Teaching Effectiveness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, iniciei a minha atividade docente no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, a qual desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação, funcionando como impulsionadora de mudanças em todas elas: lecionação de uma turma do ensino secundário, com vista à aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; tentativa de conhecimento e alteração dos hábitos através da investigação do Grupo de Educação Física e a sua relação com as novas tecnologias; coadjuvação na dinamização, planeamento, condução, gestão, organização e avaliação de um grupo-equipa do Desporto Escolar; e, ainda, na coadjuvação nas tarefas direcionadas com a direção de turma permitindo uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Desta forma, sabendo que o nosso corpo precisa de estabelecer ligações e correlações, ao categorizar o meu relatório de estágio em quatro capítulos pretendo, acima de tudo, equacioná-lo de forma complexa, percebendo a relação entre os capítulos como um meio de levá-los a efeito de forma conexa com os vários momentos do EP – as expetativas, a prática no Aqui e Agora, as reflexões e a nostalgia/compêndio de toda a viagem. Assim, estará organizado da seguinte forma: Capítulo 1, onde irei apresentar a Escola, todos os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição na (re) construção da realidade e as minhas expectativas iniciais; Capítulo 2, no qual procurarei descrever todo o processo enquanto professora, treinadora e coadjuvante – planeamento, condução, gestão e organização; Capítulo 3, como forma de englobar todo o processo de reflexão das atividades realizadas; e, por último, o Capítulo 4 para expressar a viagem que enquanto professora percorri no antes, no durante e perspetivar a que irei percorrer depois do EP.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-27T12:17:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19446
TID:202349420
url http://hdl.handle.net/10400.5/19446
identifier_str_mv TID:202349420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131135711641600