Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazaré, Filipa Rafaela da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/25237
Resumo: Este relatório descreve de forma reflexiva, crítica e suportada, a minha experiência enquanto professora da disciplina de Educação Física, desenvolvida na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, no ano letivo 2018/2019. O estágio pedagógico é o culminar de uma formação que permite a aproximação das experiências de formação ao contexto da realidade profissional, a escola. Esta etapa de formação funciona em regime de supervisão pedagógica fornecendo as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade da intervenção pedagógica. Ser professora de Educação Física envolve muito mais do que o contexto de sala de aula. Os professores acumulam várias funções dentro da escola, tendo um papel ativo dentro da comunidade escolar, sendo que esta experiência permitiu que desfrutasse um pouco de todas as dinâmicas inerentes a esta profissão, passando pela direção de turma, desporto escolar e participação ativa no grupo de educação física, procurando soluções para melhorar a escola.
id RCAP_ca8499b088e241b6d53548dbeebd2832
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreAlunoComunidade escolarEstágio pedagógicoEducação FísicaEnsino-aprendizagemFormação profissionalIdentidade profissionalIntervenção pedagógicaReflexãoPedagogical InternshipPedagogical intervetionPhysical educationTeaching-learningProfessional identityProfessional trainingSchool communityStudentReflexionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório descreve de forma reflexiva, crítica e suportada, a minha experiência enquanto professora da disciplina de Educação Física, desenvolvida na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, no ano letivo 2018/2019. O estágio pedagógico é o culminar de uma formação que permite a aproximação das experiências de formação ao contexto da realidade profissional, a escola. Esta etapa de formação funciona em regime de supervisão pedagógica fornecendo as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade da intervenção pedagógica. Ser professora de Educação Física envolve muito mais do que o contexto de sala de aula. Os professores acumulam várias funções dentro da escola, tendo um papel ativo dentro da comunidade escolar, sendo que esta experiência permitiu que desfrutasse um pouco de todas as dinâmicas inerentes a esta profissão, passando pela direção de turma, desporto escolar e participação ativa no grupo de educação física, procurando soluções para melhorar a escola.This report describes in a reflexive, critical and supported way, my experience as Physical Education Teacher, developed at 2.3 D. Filipa de Lencastre High School, in Lisbon, at the academic year 2018/2019. The pedagogical internship is a result of a intensive training that allows the proximity of training experiences to the context of the professional reality, the school. This training stage works under a pedagogical frame supervision that provides the necessary tools to improve the quality of the pedagogical intervention. Being a Physical Education Teacher involves much more than the classroom context. Teachers accumulate many functions within the school, playing an active role within the school community. This experience has allowed me to enjoy all the dynamics inherent to this profession, passing through class management, school sports department and active participation in the physical education group, looking for solutions to improve the school.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaNazaré, Filipa Rafaela da Silva2022-08-24T15:37:12Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25237TID:203020260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:08.823430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Nazaré, Filipa Rafaela da Silva
Aluno
Comunidade escolar
Estágio pedagógico
Educação Física
Ensino-aprendizagem
Formação profissional
Identidade profissional
Intervenção pedagógica
Reflexão
Pedagogical Internship
Pedagogical intervetion
Physical education
Teaching-learning
Professional identity
Professional training
School community
Student
Reflexion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
author Nazaré, Filipa Rafaela da Silva
author_facet Nazaré, Filipa Rafaela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazaré, Filipa Rafaela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Comunidade escolar
Estágio pedagógico
Educação Física
Ensino-aprendizagem
Formação profissional
Identidade profissional
Intervenção pedagógica
Reflexão
Pedagogical Internship
Pedagogical intervetion
Physical education
Teaching-learning
Professional identity
Professional training
School community
Student
Reflexion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aluno
Comunidade escolar
Estágio pedagógico
Educação Física
Ensino-aprendizagem
Formação profissional
Identidade profissional
Intervenção pedagógica
Reflexão
Pedagogical Internship
Pedagogical intervetion
Physical education
Teaching-learning
Professional identity
Professional training
School community
Student
Reflexion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório descreve de forma reflexiva, crítica e suportada, a minha experiência enquanto professora da disciplina de Educação Física, desenvolvida na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, no ano letivo 2018/2019. O estágio pedagógico é o culminar de uma formação que permite a aproximação das experiências de formação ao contexto da realidade profissional, a escola. Esta etapa de formação funciona em regime de supervisão pedagógica fornecendo as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade da intervenção pedagógica. Ser professora de Educação Física envolve muito mais do que o contexto de sala de aula. Os professores acumulam várias funções dentro da escola, tendo um papel ativo dentro da comunidade escolar, sendo que esta experiência permitiu que desfrutasse um pouco de todas as dinâmicas inerentes a esta profissão, passando pela direção de turma, desporto escolar e participação ativa no grupo de educação física, procurando soluções para melhorar a escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-08-24T15:37:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/25237
TID:203020260
url http://hdl.handle.net/10400.5/25237
identifier_str_mv TID:203020260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131185889148928