Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/25237 |
Resumo: | Este relatório descreve de forma reflexiva, crítica e suportada, a minha experiência enquanto professora da disciplina de Educação Física, desenvolvida na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, no ano letivo 2018/2019. O estágio pedagógico é o culminar de uma formação que permite a aproximação das experiências de formação ao contexto da realidade profissional, a escola. Esta etapa de formação funciona em regime de supervisão pedagógica fornecendo as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade da intervenção pedagógica. Ser professora de Educação Física envolve muito mais do que o contexto de sala de aula. Os professores acumulam várias funções dentro da escola, tendo um papel ativo dentro da comunidade escolar, sendo que esta experiência permitiu que desfrutasse um pouco de todas as dinâmicas inerentes a esta profissão, passando pela direção de turma, desporto escolar e participação ativa no grupo de educação física, procurando soluções para melhorar a escola. |
id |
RCAP_ca8499b088e241b6d53548dbeebd2832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/25237 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de LencastreAlunoComunidade escolarEstágio pedagógicoEducação FísicaEnsino-aprendizagemFormação profissionalIdentidade profissionalIntervenção pedagógicaReflexãoPedagogical InternshipPedagogical intervetionPhysical educationTeaching-learningProfessional identityProfessional trainingSchool communityStudentReflexionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório descreve de forma reflexiva, crítica e suportada, a minha experiência enquanto professora da disciplina de Educação Física, desenvolvida na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, no ano letivo 2018/2019. O estágio pedagógico é o culminar de uma formação que permite a aproximação das experiências de formação ao contexto da realidade profissional, a escola. Esta etapa de formação funciona em regime de supervisão pedagógica fornecendo as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade da intervenção pedagógica. Ser professora de Educação Física envolve muito mais do que o contexto de sala de aula. Os professores acumulam várias funções dentro da escola, tendo um papel ativo dentro da comunidade escolar, sendo que esta experiência permitiu que desfrutasse um pouco de todas as dinâmicas inerentes a esta profissão, passando pela direção de turma, desporto escolar e participação ativa no grupo de educação física, procurando soluções para melhorar a escola.This report describes in a reflexive, critical and supported way, my experience as Physical Education Teacher, developed at 2.3 D. Filipa de Lencastre High School, in Lisbon, at the academic year 2018/2019. The pedagogical internship is a result of a intensive training that allows the proximity of training experiences to the context of the professional reality, the school. This training stage works under a pedagogical frame supervision that provides the necessary tools to improve the quality of the pedagogical intervention. Being a Physical Education Teacher involves much more than the classroom context. Teachers accumulate many functions within the school, playing an active role within the school community. This experience has allowed me to enjoy all the dynamics inherent to this profession, passing through class management, school sports department and active participation in the physical education group, looking for solutions to improve the school.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaNazaré, Filipa Rafaela da Silva2022-08-24T15:37:12Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25237TID:203020260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:08.823430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre Nazaré, Filipa Rafaela da Silva Aluno Comunidade escolar Estágio pedagógico Educação Física Ensino-aprendizagem Formação profissional Identidade profissional Intervenção pedagógica Reflexão Pedagogical Internship Pedagogical intervetion Physical education Teaching-learning Professional identity Professional training School community Student Reflexion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre |
author |
Nazaré, Filipa Rafaela da Silva |
author_facet |
Nazaré, Filipa Rafaela da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nazaré, Filipa Rafaela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Comunidade escolar Estágio pedagógico Educação Física Ensino-aprendizagem Formação profissional Identidade profissional Intervenção pedagógica Reflexão Pedagogical Internship Pedagogical intervetion Physical education Teaching-learning Professional identity Professional training School community Student Reflexion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aluno Comunidade escolar Estágio pedagógico Educação Física Ensino-aprendizagem Formação profissional Identidade profissional Intervenção pedagógica Reflexão Pedagogical Internship Pedagogical intervetion Physical education Teaching-learning Professional identity Professional training School community Student Reflexion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório descreve de forma reflexiva, crítica e suportada, a minha experiência enquanto professora da disciplina de Educação Física, desenvolvida na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, no ano letivo 2018/2019. O estágio pedagógico é o culminar de uma formação que permite a aproximação das experiências de formação ao contexto da realidade profissional, a escola. Esta etapa de formação funciona em regime de supervisão pedagógica fornecendo as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade da intervenção pedagógica. Ser professora de Educação Física envolve muito mais do que o contexto de sala de aula. Os professores acumulam várias funções dentro da escola, tendo um papel ativo dentro da comunidade escolar, sendo que esta experiência permitiu que desfrutasse um pouco de todas as dinâmicas inerentes a esta profissão, passando pela direção de turma, desporto escolar e participação ativa no grupo de educação física, procurando soluções para melhorar a escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-08-24T15:37:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/25237 TID:203020260 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/25237 |
identifier_str_mv |
TID:203020260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131185889148928 |