Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mariana Miguel Tavares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27943
Resumo: No documento que apresento, procuro dar visibilidade a todo o processo de Estágio Pedagógico que, permanentemente, foi sustentado pelo binómio da teoria e da prática, passando pela minha intervenção na comunidade escolar enquanto docente, atenta às várias necessidades e atividades do estágio. O presente relatório assume como finalidade descrever minuciosamente e refletir sobre as experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas nas quatro áreas que integram o Estágio Pedagógico (EP) do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, analisando-as com base em fundamentos teóricos. Assim, o ano de EP para além de se caracterizar como um período de aprendizagem imprescindível na formação de professores, permite confirmar e valorizar ainda mais a importância desta profissão no mundo, reconhecendo que as funções dos docentes se estendem muito mais para além daquilo que é o processo de ensinoaprendizagem. Apesar da área de organização e gestão do ensino-aprendizagem ser a mais intensa e na qual mais facilmente se desenvolvem competências pedagógicas, devido às suas características, as áreas de Investigação e inovação pedagógica, Participação na escola e Relações com a comunidade traduziram-se em experiências e conhecimento que serão igualmente fundamentais no desempenho das minhas funções enquanto futura professora.
id RCAP_2a2ddf355309ec90d92a1391c452f74a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de LencastreEducação FísicaEstágio pedagógicoFormaçãoDocenteProcesso de ensino-aprendizagemCompetências pedagógicasAlunoExperiênciaAvaliaçãoPlaneamentoPhysical educationPedagogical internshipTeacher trainingTeacherTeaching-learning processPedagogical skillsStudentExperienceAssessmentPlanningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo documento que apresento, procuro dar visibilidade a todo o processo de Estágio Pedagógico que, permanentemente, foi sustentado pelo binómio da teoria e da prática, passando pela minha intervenção na comunidade escolar enquanto docente, atenta às várias necessidades e atividades do estágio. O presente relatório assume como finalidade descrever minuciosamente e refletir sobre as experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas nas quatro áreas que integram o Estágio Pedagógico (EP) do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, analisando-as com base em fundamentos teóricos. Assim, o ano de EP para além de se caracterizar como um período de aprendizagem imprescindível na formação de professores, permite confirmar e valorizar ainda mais a importância desta profissão no mundo, reconhecendo que as funções dos docentes se estendem muito mais para além daquilo que é o processo de ensinoaprendizagem. Apesar da área de organização e gestão do ensino-aprendizagem ser a mais intensa e na qual mais facilmente se desenvolvem competências pedagógicas, devido às suas características, as áreas de Investigação e inovação pedagógica, Participação na escola e Relações com a comunidade traduziram-se em experiências e conhecimento que serão igualmente fundamentais no desempenho das minhas funções enquanto futura professora.This document attempts to give visibility to the process of Pedagogical Internship, supported by theoretical and practical components, including my intervention in school community as a teacher, while focusing on the various needs and activities of the internship. The purpose of this report is to describe in detail and reflect on the experiences and activities developed in the four areas that make up the Pedagogical Internship (PI) of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, analyzing them based on theoretical foundations. Thus, the PI year, in addition to being characterized as an essential learning period in teacher training, confirms and further enhances the importance of this profession in our society, recognizing that teacher’s role extends much further than what is the teachinglearning process. Even though organization and management of teaching-learning is the most intense and in which pedagogical skills are more easily developed, due to their characteristics, the areas of Research and pedagogical innovation, Participation in the school and Relations with the community also resulted in experiences and knowledge that will be equally fundamental in the performance of my duties as a future teacher.Onofre, Marcos Teixeira de Abreu SoaresRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Mariana Miguel Tavares2023-06-23T10:15:49Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27943TID:203319508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-25T01:30:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:31.299655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre
title Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre
spellingShingle Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre
Gonçalves, Mariana Miguel Tavares
Educação Física
Estágio pedagógico
Formação
Docente
Processo de ensino-aprendizagem
Competências pedagógicas
Aluno
Experiência
Avaliação
Planeamento
Physical education
Pedagogical internship
Teacher training
Teacher
Teaching-learning process
Pedagogical skills
Student
Experience
Assessment
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre
title_full Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre
title_fullStr Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre
title_full_unstemmed Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre
title_sort Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Dª. Filipa de Lencastre
author Gonçalves, Mariana Miguel Tavares
author_facet Gonçalves, Mariana Miguel Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Mariana Miguel Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio pedagógico
Formação
Docente
Processo de ensino-aprendizagem
Competências pedagógicas
Aluno
Experiência
Avaliação
Planeamento
Physical education
Pedagogical internship
Teacher training
Teacher
Teaching-learning process
Pedagogical skills
Student
Experience
Assessment
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio pedagógico
Formação
Docente
Processo de ensino-aprendizagem
Competências pedagógicas
Aluno
Experiência
Avaliação
Planeamento
Physical education
Pedagogical internship
Teacher training
Teacher
Teaching-learning process
Pedagogical skills
Student
Experience
Assessment
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No documento que apresento, procuro dar visibilidade a todo o processo de Estágio Pedagógico que, permanentemente, foi sustentado pelo binómio da teoria e da prática, passando pela minha intervenção na comunidade escolar enquanto docente, atenta às várias necessidades e atividades do estágio. O presente relatório assume como finalidade descrever minuciosamente e refletir sobre as experiências vivenciadas e atividades desenvolvidas nas quatro áreas que integram o Estágio Pedagógico (EP) do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, analisando-as com base em fundamentos teóricos. Assim, o ano de EP para além de se caracterizar como um período de aprendizagem imprescindível na formação de professores, permite confirmar e valorizar ainda mais a importância desta profissão no mundo, reconhecendo que as funções dos docentes se estendem muito mais para além daquilo que é o processo de ensinoaprendizagem. Apesar da área de organização e gestão do ensino-aprendizagem ser a mais intensa e na qual mais facilmente se desenvolvem competências pedagógicas, devido às suas características, as áreas de Investigação e inovação pedagógica, Participação na escola e Relações com a comunidade traduziram-se em experiências e conhecimento que serão igualmente fundamentais no desempenho das minhas funções enquanto futura professora.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-23T10:15:49Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27943
TID:203319508
url http://hdl.handle.net/10400.5/27943
identifier_str_mv TID:203319508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131683076702208