Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Eunice
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Ana Paula Loução, Simões, Celeste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4645
https://doi.org/10.34628/647e-9t43
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 201-218.
id RCAP_7769a53b616b8aba6e5adffdf5dc6b6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de riscoThe impact of a personal and social skills program on students at riskCrianças em risco - PortugalCompetências sociais em crianças - PortugalRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 201-218.Esta investigação teve por finalidade avaliar o impacto de um programa de competências pessoais e sociais junto de 80 alunos, do 2º e 4º anos de escolaridade em risco educacional. O programa de caráter preventivo compreendeu uma intervenção semanal de 90 minutos, durante 12 semanas. Neste estudo quase-experimental foram utilizados inquéritos por questionários, com o objetivo de se conhecerem as caraterísticas, as competências e os progressos dos alunos. O impacto do programa foi obtido através da análise dos resultados inferenciais e correlacionais do pré-teste/pós-teste no grupo experimental e no grupo de controlo, com vista a estabelecer relações entre variáveis, e na verificação de diferenças significativas entre grupos. De acordo com os resultados o grupo experimental desenvolveu significativamente todas as competências que constituíam o programa deste estudo, contrariamente ao grupo de controlo.The goal of this study was to assess the impact of a personal and social skills programme on 80 second and fourth grade students at risk. The preventive programme was composed of a 90-minute weekly basis intervention for a period of 12 weeks. In this quasi-experimental design we used questionnaires to collect data on student’s characteristics, skills and progress. Inferential and correlational statistics were used to evaluate the impact of the programme, to stablish correlations between variables and to analyse differences between groups. Results showed that the group significantly developed the skills promoted by the preventive program, which did not happened to the control group.2019-07-11T15:34:40Z2019-07-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4645http://hdl.handle.net/11067/4645https://doi.org/10.34628/647e-9t43porFreitas, Eunice ; Martins, Ana Paula Loução ; Simões, Celeste (2017) - Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 201-218.Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de riscoFreitas, EuniceMartins, Ana Paula LouçãoSimões, CelesteFreitas, EuniceMartins, Ana Paula LouçãoSimões, Celesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:47Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:50.797916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
The impact of a personal and social skills program on students at risk
title Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
spellingShingle Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
Freitas, Eunice
Crianças em risco - Portugal
Competências sociais em crianças - Portugal
title_short Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
title_full Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
title_fullStr Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
title_full_unstemmed Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
title_sort Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
author Freitas, Eunice
author_facet Freitas, Eunice
Martins, Ana Paula Loução
Simões, Celeste
author_role author
author2 Martins, Ana Paula Loução
Simões, Celeste
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Eunice
Martins, Ana Paula Loução
Simões, Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças em risco - Portugal
Competências sociais em crianças - Portugal
topic Crianças em risco - Portugal
Competências sociais em crianças - Portugal
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 201-218.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-07-11T15:34:40Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4645
http://hdl.handle.net/11067/4645
https://doi.org/10.34628/647e-9t43
url http://hdl.handle.net/11067/4645
https://doi.org/10.34628/647e-9t43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Freitas, Eunice ; Martins, Ana Paula Loução ; Simões, Celeste (2017) - Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 201-218.
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
Freitas, Eunice
Martins, Ana Paula Loução
Simões, Celeste
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136748874235904