A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Zita da Conceição Russo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11572
Resumo: Esta investigação analisa como um ambiente de geometria dinâmica, o Geogebra, influencia o processo de demonstração matemática desenvolvido por alunos de 10.º ano. Constituindo uma dificuldade para muitos alunos, a demonstração impõe-se como um processo matemático essencial, realçado nas atuais orientações curriculares. Os ambientes de geometria dinâmica, com tarefas adequadas, podem apoiar os alunos desde a formulação de conjeturas à sua demonstração. Optou-se por uma abordagem interpretativa e qualitativa, concretizada através de um estudo de caso de uma turma, sujeita a uma intervenção didática focada na resolução de tarefas que requeriam demonstração. Concluiu-se que a demonstração pode estar viva na aula de Matemática, e ser vista como o culminar do processo investigativo que é facilitado pelo Geogebra. O alcance deste ultrapassa o estímulo à formulação e testes de conjeturas, auxiliando também a realização das próprias demonstrações, dado que as construções produzidas podem constituir, em muitos casos, a base das demonstrações; ### Abstract: This research analyzes how a dynamic geometry environment, Geogebra, influences the process of mathematical demonstration developed by students of the 10th grade. Representing a difficulty for many students, the demonstration is a key mathematical process, highlighted in the current curriculum guidelines. With appropriate tasks, dynamic geometry environments can support students from the formulation of conjectures to their demonstration. A qualitative and interpretative approach was chosen, implemented through a case study of a class undergoing a didactic intervention focused on solving tasks requiring demonstration. The conclusion is that the demonstration can be alive in math class and it is the high point of the investigative process enabled by Geogebra, whose scope goes beyond stimulating the formulation of conjectures and their test. Geogebra also contributes to perform the demonstrations themselves, as the constructions produced often constitute the basis of the demonstrations.
id RCAP_776aa73797d311156c22c207f5cba119
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridadeFormulação de conjeturasTeste de conjeturasDemonstração matemáticaGeogebraConjecture formulationConjecture testMathematical demonstrationGeogebraEsta investigação analisa como um ambiente de geometria dinâmica, o Geogebra, influencia o processo de demonstração matemática desenvolvido por alunos de 10.º ano. Constituindo uma dificuldade para muitos alunos, a demonstração impõe-se como um processo matemático essencial, realçado nas atuais orientações curriculares. Os ambientes de geometria dinâmica, com tarefas adequadas, podem apoiar os alunos desde a formulação de conjeturas à sua demonstração. Optou-se por uma abordagem interpretativa e qualitativa, concretizada através de um estudo de caso de uma turma, sujeita a uma intervenção didática focada na resolução de tarefas que requeriam demonstração. Concluiu-se que a demonstração pode estar viva na aula de Matemática, e ser vista como o culminar do processo investigativo que é facilitado pelo Geogebra. O alcance deste ultrapassa o estímulo à formulação e testes de conjeturas, auxiliando também a realização das próprias demonstrações, dado que as construções produzidas podem constituir, em muitos casos, a base das demonstrações; ### Abstract: This research analyzes how a dynamic geometry environment, Geogebra, influences the process of mathematical demonstration developed by students of the 10th grade. Representing a difficulty for many students, the demonstration is a key mathematical process, highlighted in the current curriculum guidelines. With appropriate tasks, dynamic geometry environments can support students from the formulation of conjectures to their demonstration. A qualitative and interpretative approach was chosen, implemented through a case study of a class undergoing a didactic intervention focused on solving tasks requiring demonstration. The conclusion is that the demonstration can be alive in math class and it is the high point of the investigative process enabled by Geogebra, whose scope goes beyond stimulating the formulation of conjectures and their test. Geogebra also contributes to perform the demonstrations themselves, as the constructions produced often constitute the basis of the demonstrations.Universidade de Évora2014-10-16T15:21:42Z2014-10-162012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11572http://hdl.handle.net/10174/11572porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Paulino, Zita da Conceição Russoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:19.179579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade
title A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade
spellingShingle A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade
Paulino, Zita da Conceição Russo
Formulação de conjeturas
Teste de conjeturas
Demonstração matemática
Geogebra
Conjecture formulation
Conjecture test
Mathematical demonstration
Geogebra
title_short A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade
title_full A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade
title_fullStr A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade
title_sort A demonstração matemática com recurso a um ambiente de geometria dinâmica: um estudo de caso com alunos de 10º ano de escolaridade
author Paulino, Zita da Conceição Russo
author_facet Paulino, Zita da Conceição Russo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Zita da Conceição Russo
dc.subject.por.fl_str_mv Formulação de conjeturas
Teste de conjeturas
Demonstração matemática
Geogebra
Conjecture formulation
Conjecture test
Mathematical demonstration
Geogebra
topic Formulação de conjeturas
Teste de conjeturas
Demonstração matemática
Geogebra
Conjecture formulation
Conjecture test
Mathematical demonstration
Geogebra
description Esta investigação analisa como um ambiente de geometria dinâmica, o Geogebra, influencia o processo de demonstração matemática desenvolvido por alunos de 10.º ano. Constituindo uma dificuldade para muitos alunos, a demonstração impõe-se como um processo matemático essencial, realçado nas atuais orientações curriculares. Os ambientes de geometria dinâmica, com tarefas adequadas, podem apoiar os alunos desde a formulação de conjeturas à sua demonstração. Optou-se por uma abordagem interpretativa e qualitativa, concretizada através de um estudo de caso de uma turma, sujeita a uma intervenção didática focada na resolução de tarefas que requeriam demonstração. Concluiu-se que a demonstração pode estar viva na aula de Matemática, e ser vista como o culminar do processo investigativo que é facilitado pelo Geogebra. O alcance deste ultrapassa o estímulo à formulação e testes de conjeturas, auxiliando também a realização das próprias demonstrações, dado que as construções produzidas podem constituir, em muitos casos, a base das demonstrações; ### Abstract: This research analyzes how a dynamic geometry environment, Geogebra, influences the process of mathematical demonstration developed by students of the 10th grade. Representing a difficulty for many students, the demonstration is a key mathematical process, highlighted in the current curriculum guidelines. With appropriate tasks, dynamic geometry environments can support students from the formulation of conjectures to their demonstration. A qualitative and interpretative approach was chosen, implemented through a case study of a class undergoing a didactic intervention focused on solving tasks requiring demonstration. The conclusion is that the demonstration can be alive in math class and it is the high point of the investigative process enabled by Geogebra, whose scope goes beyond stimulating the formulation of conjectures and their test. Geogebra also contributes to perform the demonstrations themselves, as the constructions produced often constitute the basis of the demonstrations.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-10-16T15:21:42Z
2014-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11572
http://hdl.handle.net/10174/11572
url http://hdl.handle.net/10174/11572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136538552958976