O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Margarida Maria de Almeida Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/724
Resumo: Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_8b201e20f9d2233599ce597871eed4d2
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridadeAprendizagem da geometriaGeoGebraConjeturarDemonstrarRelatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.Este estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática, debruça-se sobre a implementação de uma sequência de tarefas, com recurso ao GeoGebra, no estudo do tópico “Triângulos e quadriláteros”, no 7.º ano de escolaridade. Em particular, pretendia-se investigar os desafios que emergem na prática letiva quando se aplicam tarefas envolvendo a utilização do GeoGebra e que visão têm os alunos da utilização de tarefas com recurso a este software, na aprendizagem da geometria. Trata-se de uma investigação sobre a prática, de natureza qualitativa e interpretativa. Os intervenientes foram os 24 alunos de uma turma da investigadora, que assume neste estudo o duplo papel de professora e de investigadora. A recolha de dados baseou-se nas produções dos alunos, ao longo da aplicação da sequência de tarefas, e no diário de bordo da investigadora. A análise dos dados revelou que é fácil a adaptação dos alunos ao ambiente de trabalho do GeoGebra e que a sua utilização auxilia a aprendizagem da geometria, na medida em que facilita o estabelecimento de conjeturas, bem como a compreensão das propriedades e dos conceitos geométricos. Neste tipo de atividades, regista-se uma forte solicitação do professor, mesmo que as tarefas contenham a informação necessária à sua consecução.IC-OnlineSantos, Margarida Maria de Almeida Ferreira2013-01-23T16:36:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:39.661356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
title O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
spellingShingle O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
Santos, Margarida Maria de Almeida Ferreira
Aprendizagem da geometria
GeoGebra
Conjeturar
Demonstrar
title_short O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
title_full O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
title_fullStr O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
title_sort O GeoGebra no estudo dos triângulos e quadriláteros: uma experiência no 7.º ano de escolaridade
author Santos, Margarida Maria de Almeida Ferreira
author_facet Santos, Margarida Maria de Almeida Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Margarida Maria de Almeida Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da geometria
GeoGebra
Conjeturar
Demonstrar
topic Aprendizagem da geometria
GeoGebra
Conjeturar
Demonstrar
description Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-23T16:36:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/724
url http://hdl.handle.net/10400.8/724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136952981651456