Tarefas envolvendo padrões no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 3º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2466 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. O estudo surgiu das motivações dos alunos, do gosto da investigadora e da literatura para a promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Com a sua realização procurou-se compreender de que forma as tarefas centradas na exploração de padrões contribuem para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Definiram-se as seguintes questões: Que aspetos do pensamento algébrico são evidenciados em tarefas de exploração de padrões?; Qual a via, oral ou escrita, através da qual os alunos melhor justificam as suas opções?; Houve evolução positiva no desempenho dos alunos nas tarefas apresentadas?. Para a concretização do estudo optou-se por uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, seguindo um design de estudo de caso. Desta forma, selecionaram-se criteriosamente dois alunos do 3º ano de escolaridade do contexto onde decorria a PES II. Para a recolha de dados utilizou-se observação participante, notas de campo, conversas informais, gravação áudio e fotografia, tarefas e análise de documentos. A análise dos dados permitiu verificar que as tarefas se revelaram potenciadoras do desenvolvimento do pensamento algébrico, ao nível da identificação de relações, seleção e aplicação de estratégias de resolução, generalização, e justificação. As tarefas proporcionaram a utilização de estratégias variadas de generalização, próxima e distante, bem como diferentes formas de justificação. Os alunos foram capazes de apresentar argumentos válidos para justificar as suas conjeturas, sentindo-se, no entanto, mais confortáveis a fazê-lo oralmente do que por escrito. Ao longo da realização das tarefas os alunos foram apresentando crescente sucesso, identificando com maior facilidade relações observáveis nos padrões, adotando, descartando e reformulando estratégias conforme a sua aplicabilidade, realizaram mais facilmente generalizações próximas e distantes, com recurso à elaboração de conjeturas, melhorando as suas justificações, que se tornaram mais coerentes. O percurso na PES foi essencial, pois trouxe-me a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos até ao momento. |
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Tarefas envolvendo padrões no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 3º ano de escolaridadePensamento algébricoPadrãoConjeturaGeneralizaçãoJustificaçãoAlgebraic thinkingPatternConjecturesGeneralizationJustificationO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB. O estudo surgiu das motivações dos alunos, do gosto da investigadora e da literatura para a promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Com a sua realização procurou-se compreender de que forma as tarefas centradas na exploração de padrões contribuem para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Definiram-se as seguintes questões: Que aspetos do pensamento algébrico são evidenciados em tarefas de exploração de padrões?; Qual a via, oral ou escrita, através da qual os alunos melhor justificam as suas opções?; Houve evolução positiva no desempenho dos alunos nas tarefas apresentadas?. Para a concretização do estudo optou-se por uma metodologia de investigação de caráter qualitativo, seguindo um design de estudo de caso. Desta forma, selecionaram-se criteriosamente dois alunos do 3º ano de escolaridade do contexto onde decorria a PES II. Para a recolha de dados utilizou-se observação participante, notas de campo, conversas informais, gravação áudio e fotografia, tarefas e análise de documentos. A análise dos dados permitiu verificar que as tarefas se revelaram potenciadoras do desenvolvimento do pensamento algébrico, ao nível da identificação de relações, seleção e aplicação de estratégias de resolução, generalização, e justificação. As tarefas proporcionaram a utilização de estratégias variadas de generalização, próxima e distante, bem como diferentes formas de justificação. Os alunos foram capazes de apresentar argumentos válidos para justificar as suas conjeturas, sentindo-se, no entanto, mais confortáveis a fazê-lo oralmente do que por escrito. Ao longo da realização das tarefas os alunos foram apresentando crescente sucesso, identificando com maior facilidade relações observáveis nos padrões, adotando, descartando e reformulando estratégias conforme a sua aplicabilidade, realizaram mais facilmente generalizações próximas e distantes, com recurso à elaboração de conjeturas, melhorando as suas justificações, que se tornaram mais coerentes. O percurso na PES foi essencial, pois trouxe-me a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos até ao momento.This report was developed in the context of the Supervised Teaching Practice II (PES II) in fulfillment of the requirements for Masters Degree in Pre-school and Primary Education. The purpose of this study is to promote the development of algebraic thinking from early childhood. This arose from the motivation of students, the passion of the researcher as well as the awareness of other researchers for this topic. This study aimed to understand the importance of pattern-centered tasks to the development of the algebraic thinking. Were established the questions: which aspects of algebraic thinking were evidenced in pattern-centered tasks? Which way, written or oral, can students better express their answers in these tasks? Was there an improvement in the students' performance along the presented tasks? In order to materialize this study, we chose a qualitative methodology for the investigation, following a case study design: we carefully selected 3rd grade students where PES II was being conducted. Observation of the subjects, field notes, informal conversations, audio and photographic recordings, tasks and document reviews were used to collect data. Data analysis showed that the pattern tasks were enhancers in the development of the algebraic thinking, especially in the relations identification, the selection and application of solving strategies, and in the generalization and justification process. The tasks provided the use of various generalization strategies, close and distant, as well as different forms of reason. The students were capable of presenting valid arguments to justify their conjectures, feeling, however, more comfortable in doing it orally rather than in writing. Throughout the study, the students showed consistent signs of improvement, identifying more and more easily the relations observable in the presented patterns, adopting, discarding and adapting their strategies according to its applicability, performing better and better in terms of close and distant generalizations, using they conjectures, improving their justifications, which became more and more logical. The route in PES was essential, because it brought me the opportunity to apply in practice the theoretical knowledge learned so far.2020-12-16T15:21:00Z2015-08-03T00:00:00Z2015-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2466TID:202556980porMoura, Ana Isabel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:10Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:10.763142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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