A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botas, Dilaila
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1235
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_777bacf8c8eab898c4e40bf6d26374ce
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª CicloEnsino das matemáticasEnsino básico1º CicloEstratégias de ensinoMateriais de ensinoAprendizagemDissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade AbertaEsta investigação tem como objectivo principal analisar a utilização dos materiais didácticos nas aulas de Matemática do 1ºciclo num Agrupamento de Escolas nos arredores de Lisboa, percebendo quais os materiais mais usados e a visão pedagógica subjacente à sua utilização. Depois de apresentar vários materiais didácticos, referindo a sua importância e as várias perspectivas e recomendações sobre o seu uso no ensino da Matemática ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico, e tendo em conta os objectivos do estudo, optou-se por um estudo de natureza quantitativa com características descritivas. Construiu-se um pré-questionário, que, depois de validado, deu origem ao questionário definitivo que foi aplicado a uma população de 53 professores do 1º ciclo que exerciam a sua actividade lectiva e não lectiva no Agrupamento. Este questionário recolheu a opinião dos professores sobre as seguintes questões: (1) O que pensam os professores da utilização dos materiais didácticos na aula de Matemática? (2) Está essa ideia relacionada com o que pensam sobre a Matemática? (3) Que materiais didácticos existem na Escola do Agrupamento? (4) Como é que esses materiais didácticos são utilizados na aula de Matemática? (5) Qual o material mais utilizado pelos professores na aula de Matemática? Por fim algumas questões focam-se no manual escolar. A análise dos resultados permite concluir que os professores do 1ºciclo, do Agrupamento onde decorreu o estudo, definem o material didáctico como sendo um objecto que visa a motivação do aluno, auxiliando-o na concretização e construção dos conceitos matemáticos. Consideram o material didáctico importantíssimo nas aulas de Matemática porque melhora a compreensão dos conteúdos e permite ao aluno construir o seu próprio conhecimento. Relativamente à ideia da Matemática, os professores inquiridos encaram-na como um conhecimento em construção, associada a métodos próprios de estudo, de pesquisa e de organização de informação que enriquecem a formação geral dos alunos. O manual escolar, o próprio corpo do aluno, as réguas e o ábaco são os materiais mais usados pelos professores nas aulas de Matemática, sendo a calculadora, as transparências e os pentaminós os menos usados. Relativamente ao modo como os materiais didácticos são usados na aula de Matemática, os professores afirmaram usá-los muitas vezes quer na resolução de problemas, quer na prática compreensiva de procedimentos. A selecção dos materiais a usar na aula é baseada nos seguintes critérios: conteúdo a trabalhar, características dos alunos, a existência do material em quantidade suficiente e saber explorar o material. No momento da planificação das aulas de Matemática, os professores destacaram o manual escolar como sendo o seu principal apoio. Para além de constituir, também, um instrumento de apoio ao aluno e um material útil para praticar e consolidar conteúdos. Em relação aos materiais existentes no Agrupamento, os professores assumiram ter conhecimento que materiais existem e onde se encontram guardados. Também consideram que os materiais estão adequados às exigências do currículo apesar de não existirem em quantidades suficientes de modo a fazer face às suas necessidades. Quanto à participação dos professores no processo de aquisição dos materiais didácticos, declararam serem apenas solicitados na escolha de manuais escolares e material estruturado. Na escolha dos manuais escolares consideraram a linguagem dos textos, o rigor científico e o tipo de actividades apresentados nestes como critérios determinantes.Moreira, DarlindaRepositório AbertoBotas, Dilaila2009-02-10T11:17:38Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1235porBotas, Dilaila - A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática [Em linha] : um estudo no 1º Ciclo. [Lisboa] : [s.n.], 2008. 178 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:40Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:08.836564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo
title A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo
spellingShingle A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo
Botas, Dilaila
Ensino das matemáticas
Ensino básico
1º Ciclo
Estratégias de ensino
Materiais de ensino
Aprendizagem
title_short A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo
title_full A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo
title_fullStr A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo
title_full_unstemmed A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo
title_sort A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática : um estudo no 1ª Ciclo
author Botas, Dilaila
author_facet Botas, Dilaila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Darlinda
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Botas, Dilaila
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das matemáticas
Ensino básico
1º Ciclo
Estratégias de ensino
Materiais de ensino
Aprendizagem
topic Ensino das matemáticas
Ensino básico
1º Ciclo
Estratégias de ensino
Materiais de ensino
Aprendizagem
description Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-02-10T11:17:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1235
url http://hdl.handle.net/10400.2/1235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Botas, Dilaila - A utilização dos materiais didácticos nas aulas de matemática [Em linha] : um estudo no 1º Ciclo. [Lisboa] : [s.n.], 2008. 178 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134997362245632