Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Helena Susana Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3400
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, dimensão reflexiva, apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas do percurso realizado nas PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, retratando expectativas e receios, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e os processos de observação, planificação e implementação de propostas educativas e avaliação. Na segunda parte, dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso, de carácter qualitativo, realizado junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, numa escola do centro do país, tendo como objetivos principais identificar e refletir, quer acerca das aprendizagens dos alunos antes, durante e após a implementação de uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, quer acerca das ações empreendidas pelo professor, do seu papel ao implementar uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, compreendendo como contribuiu para a realização de aprendizagens pelos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um pré-teste, implementada uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório da Matemática e aplicado um pós-teste. Os resultados evidenciam uma evolução das aprendizagens dos alunos do pré-teste para o pós-teste no decorrer da implementação da sequência de tarefas de OTD. Quanto ao papel do professor, os resultados evidenciam as ações esperadas e mencionadas pelos autores na literatura.
id RCAP_777dcc049859105a911d14c9127f5bba
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEBEnsino básico do 1º cicloMatemáticaEnsino da matemáticaDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, dimensão reflexiva, apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas do percurso realizado nas PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, retratando expectativas e receios, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e os processos de observação, planificação e implementação de propostas educativas e avaliação. Na segunda parte, dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso, de carácter qualitativo, realizado junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, numa escola do centro do país, tendo como objetivos principais identificar e refletir, quer acerca das aprendizagens dos alunos antes, durante e após a implementação de uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, quer acerca das ações empreendidas pelo professor, do seu papel ao implementar uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, compreendendo como contribuiu para a realização de aprendizagens pelos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um pré-teste, implementada uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório da Matemática e aplicado um pós-teste. Os resultados evidenciam uma evolução das aprendizagens dos alunos do pré-teste para o pós-teste no decorrer da implementação da sequência de tarefas de OTD. Quanto ao papel do professor, os resultados evidenciam as ações esperadas e mencionadas pelos autores na literatura.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineMagalhães, Helena Susana Gonçalves2018-07-30T13:53:58Z2018-06-072018-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3400TID:201957515porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:07Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:31.230191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
title Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
spellingShingle Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
Magalhães, Helena Susana Gonçalves
Ensino básico do 1º ciclo
Matemática
Ensino da matemática
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
title_full Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
title_fullStr Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
title_full_unstemmed Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
title_sort Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEB
author Magalhães, Helena Susana Gonçalves
author_facet Magalhães, Helena Susana Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Helena Susana Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Matemática
Ensino da matemática
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Ensino básico do 1º ciclo
Matemática
Ensino da matemática
Domínio/Área Científica::Humanidades
description O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, dimensão reflexiva, apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas do percurso realizado nas PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, retratando expectativas e receios, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e os processos de observação, planificação e implementação de propostas educativas e avaliação. Na segunda parte, dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso, de carácter qualitativo, realizado junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, numa escola do centro do país, tendo como objetivos principais identificar e refletir, quer acerca das aprendizagens dos alunos antes, durante e após a implementação de uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, quer acerca das ações empreendidas pelo professor, do seu papel ao implementar uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, compreendendo como contribuiu para a realização de aprendizagens pelos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um pré-teste, implementada uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório da Matemática e aplicado um pós-teste. Os resultados evidenciam uma evolução das aprendizagens dos alunos do pré-teste para o pós-teste no decorrer da implementação da sequência de tarefas de OTD. Quanto ao papel do professor, os resultados evidenciam as ações esperadas e mencionadas pelos autores na literatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T13:53:58Z
2018-06-07
2018-06-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3400
TID:201957515
url http://hdl.handle.net/10400.8/3400
identifier_str_mv TID:201957515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136969505112064