Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Soraia Inês Lemos, 1991-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33523
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_778e43f4b0212f5fc9f4279524eb67b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSSInspectores escolaresCultura organizacionalEducação pré-escolarAcompanhamento escolarJardins de infânciaRelatórios de estágio de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação e Formação, com especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, reflete o meu percurso no estágio curricular na Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), ao longo de nove meses (de setembro de 2015 a maio de 2016). Nele se inclui uma caracterização institucional da IGEC, a par da análise do perfil profissional do inspetor de educação, da cultura organizacional e do papel do gestor da IGEC, partindo do estudo dos mitos, dos papéis e das dimensões da liderança e gestão. Integra, também, a descrição e reflexão das atividades desenvolvidas durante o estágio, bem como as principais aprendizagens e competências adquiridas no âmbito da Equipa Multidisciplinar da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário (EMEE), da Área Territorial de Inspeção do Sul (ATI Sul) e do Programa da Atividade Internacional. O projeto de investigação versa sobre o tema da Educação Pré-Escolar (EPE), assente na caracterização e análise da atividade dos Jardins de Infância da Rede Privada (JIRP), do Programa de Acompanhamento, sob o ponto de vista da substância, do processo prévio e durante, mas também do resultado desta atividade da IGEC. Assente numa investigação naturalista, recorri à pesquisa arquivista, à análise documental, à entrevista semiestruturada e à observação participante e não-participante. A investigação permitiu compreender como a atividade dos Jardins de Infância da Rede Privada surgiu, acompanhando o trabalho e o funcionamento pedagógico dos estabelecimentos de EPE nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS), misericórdias e mutualidades da rede privada, estando alicerçada na celebração de acordos de cooperação e na responsabilidade do Estado em acompanhar e avaliar o funcionamento dos JIRP - IPSS.This internship report was developed under the cycle of studies leading to the degree of Master of Education and Training, with a specialization in Organization and Management Education and Training at the Institute of Education, University of Lisbon, It reflects my traineeship in the General Inspectorate of Education and Science (IGEC), over nine months (September 2015 to May 2016). It presents an institutional characterization of IGEC, together with the analysis of the professional profile of the education inspector, the organizational culture and the role of the IGEC manager, based on the analysis of myths, of the roles and dimensions of leadership and management. It also incorporates the description of the activities developed during the traineeship, as well as the main competencies acquired within the Multidisciplinary Team Pre-School Education and Basic and Secondary Education (EMEE), the Territorial Area of South Inspection (ATI Sul) and the International Activity Program. The research project topic is the pre-school education (EPE), being focused on the characterization and analysis of the activities of the private network of kindergartens (JIRP), of monitoring program, from the point of view of substance, of the process (previously, and during), but also the result of the IGEC activity. Based on a naturalistic research, it includes the research archivist, documentary analysis, semi-structured interview, participant and non-participant observation. The research allowed to conclude how the kindergarten activity in private network emerged, following the work and pedagogical functioning of EPE establishments, the private institutions of social solidarity (IPSS), mercies and mutual societies of private network which is based on the celebration of cooperation agreements and the State's responsibility to monitor and evaluate the functioning of JIRP – IPSS.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Soraia Inês Lemos, 1991-2018-05-18T15:37:38Z20162016-10-172016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33523TID:201913194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:31.428792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS
title Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS
spellingShingle Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS
Correia, Soraia Inês Lemos, 1991-
Inspectores escolares
Cultura organizacional
Educação pré-escolar
Acompanhamento escolar
Jardins de infância
Relatórios de estágio de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS
title_full Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS
title_fullStr Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS
title_full_unstemmed Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS
title_sort Um olhar sobre o perfil profissional do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos jardins de infância da rede privada - IPSS
author Correia, Soraia Inês Lemos, 1991-
author_facet Correia, Soraia Inês Lemos, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Soraia Inês Lemos, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Inspectores escolares
Cultura organizacional
Educação pré-escolar
Acompanhamento escolar
Jardins de infância
Relatórios de estágio de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inspectores escolares
Cultura organizacional
Educação pré-escolar
Acompanhamento escolar
Jardins de infância
Relatórios de estágio de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-17
2016-01-01T00:00:00Z
2018-05-18T15:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33523
TID:201913194
url http://hdl.handle.net/10451/33523
identifier_str_mv TID:201913194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134415092187136