Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28062 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino – a Oficina de Gramática – que se prende com o desenvolvimento do conhecimento implícito e com a transformação do mesmo em conhecimento explícito, através de atividades por descoberta. A base deste relatório são duas oficinas de gramática, implementadas em dois ciclos diferentes: a primeira no ano letivo de 2016/2017, com uma turma de 3º ano; a segunda no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 5º ano de escolaridade. A primeira, implementada no 3º ano, parte da audição de um poema e sendo constituída por um conjunto de atividades, nas quais se pede que os alunos agrupem um conjunto de formas verbais tendo em conta o tempo verbal, a pessoa, a conjugação e o infinitivo das mesmas. A segunda oficina de gramática, implementada no 5º ano, parte de um conjunto de excertos de textos, com as formas verbais identificadas com cores e tons diferentes, sendo o objetivo da atividade a identificação dos tempos verbais associados às diferentes cores. Com as duas intervenções pretende-se perceber o contributo que as oficinas de gramática oferecem nas aprendizagens dos alunos de 1º e 2º Ciclos no estudo/revisão do verbo. |
id |
RCAP_778fd6e4738aea450b051cda36f2c503 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28062 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anosVerboConhecimento Explícito da LínguaGramáticaConhecimento ImplícitoTipologia de ExercíciosOficina de GramáticaO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino – a Oficina de Gramática – que se prende com o desenvolvimento do conhecimento implícito e com a transformação do mesmo em conhecimento explícito, através de atividades por descoberta. A base deste relatório são duas oficinas de gramática, implementadas em dois ciclos diferentes: a primeira no ano letivo de 2016/2017, com uma turma de 3º ano; a segunda no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 5º ano de escolaridade. A primeira, implementada no 3º ano, parte da audição de um poema e sendo constituída por um conjunto de atividades, nas quais se pede que os alunos agrupem um conjunto de formas verbais tendo em conta o tempo verbal, a pessoa, a conjugação e o infinitivo das mesmas. A segunda oficina de gramática, implementada no 5º ano, parte de um conjunto de excertos de textos, com as formas verbais identificadas com cores e tons diferentes, sendo o objetivo da atividade a identificação dos tempos verbais associados às diferentes cores. Com as duas intervenções pretende-se perceber o contributo que as oficinas de gramática oferecem nas aprendizagens dos alunos de 1º e 2º Ciclos no estudo/revisão do verbo.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumMateus, Catarina Pires2019-03-14T10:53:23Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28062202180220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.449349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos |
title |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos |
spellingShingle |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos Mateus, Catarina Pires Verbo Conhecimento Explícito da Língua Gramática Conhecimento Implícito Tipologia de Exercícios Oficina de Gramática |
title_short |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos |
title_full |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos |
title_fullStr |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos |
title_full_unstemmed |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos |
title_sort |
Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos |
author |
Mateus, Catarina Pires |
author_facet |
Mateus, Catarina Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Catarina Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Verbo Conhecimento Explícito da Língua Gramática Conhecimento Implícito Tipologia de Exercícios Oficina de Gramática |
topic |
Verbo Conhecimento Explícito da Língua Gramática Conhecimento Implícito Tipologia de Exercícios Oficina de Gramática |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino – a Oficina de Gramática – que se prende com o desenvolvimento do conhecimento implícito e com a transformação do mesmo em conhecimento explícito, através de atividades por descoberta. A base deste relatório são duas oficinas de gramática, implementadas em dois ciclos diferentes: a primeira no ano letivo de 2016/2017, com uma turma de 3º ano; a segunda no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 5º ano de escolaridade. A primeira, implementada no 3º ano, parte da audição de um poema e sendo constituída por um conjunto de atividades, nas quais se pede que os alunos agrupem um conjunto de formas verbais tendo em conta o tempo verbal, a pessoa, a conjugação e o infinitivo das mesmas. A segunda oficina de gramática, implementada no 5º ano, parte de um conjunto de excertos de textos, com as formas verbais identificadas com cores e tons diferentes, sendo o objetivo da atividade a identificação dos tempos verbais associados às diferentes cores. Com as duas intervenções pretende-se perceber o contributo que as oficinas de gramática oferecem nas aprendizagens dos alunos de 1º e 2º Ciclos no estudo/revisão do verbo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-14T10:53:23Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28062 202180220 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28062 |
identifier_str_mv |
202180220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130027670896640 |