Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Catarina Pires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28062
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino – a Oficina de Gramática – que se prende com o desenvolvimento do conhecimento implícito e com a transformação do mesmo em conhecimento explícito, através de atividades por descoberta. A base deste relatório são duas oficinas de gramática, implementadas em dois ciclos diferentes: a primeira no ano letivo de 2016/2017, com uma turma de 3º ano; a segunda no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 5º ano de escolaridade. A primeira, implementada no 3º ano, parte da audição de um poema e sendo constituída por um conjunto de atividades, nas quais se pede que os alunos agrupem um conjunto de formas verbais tendo em conta o tempo verbal, a pessoa, a conjugação e o infinitivo das mesmas. A segunda oficina de gramática, implementada no 5º ano, parte de um conjunto de excertos de textos, com as formas verbais identificadas com cores e tons diferentes, sendo o objetivo da atividade a identificação dos tempos verbais associados às diferentes cores. Com as duas intervenções pretende-se perceber o contributo que as oficinas de gramática oferecem nas aprendizagens dos alunos de 1º e 2º Ciclos no estudo/revisão do verbo.
id RCAP_778fd6e4738aea450b051cda36f2c503
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28062
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anosVerboConhecimento Explícito da LínguaGramáticaConhecimento ImplícitoTipologia de ExercíciosOficina de GramáticaO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino – a Oficina de Gramática – que se prende com o desenvolvimento do conhecimento implícito e com a transformação do mesmo em conhecimento explícito, através de atividades por descoberta. A base deste relatório são duas oficinas de gramática, implementadas em dois ciclos diferentes: a primeira no ano letivo de 2016/2017, com uma turma de 3º ano; a segunda no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 5º ano de escolaridade. A primeira, implementada no 3º ano, parte da audição de um poema e sendo constituída por um conjunto de atividades, nas quais se pede que os alunos agrupem um conjunto de formas verbais tendo em conta o tempo verbal, a pessoa, a conjugação e o infinitivo das mesmas. A segunda oficina de gramática, implementada no 5º ano, parte de um conjunto de excertos de textos, com as formas verbais identificadas com cores e tons diferentes, sendo o objetivo da atividade a identificação dos tempos verbais associados às diferentes cores. Com as duas intervenções pretende-se perceber o contributo que as oficinas de gramática oferecem nas aprendizagens dos alunos de 1º e 2º Ciclos no estudo/revisão do verbo.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumMateus, Catarina Pires2019-03-14T10:53:23Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28062202180220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:28.449349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
title Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
spellingShingle Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
Mateus, Catarina Pires
Verbo
Conhecimento Explícito da Língua
Gramática
Conhecimento Implícito
Tipologia de Exercícios
Oficina de Gramática
title_short Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
title_full Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
title_fullStr Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
title_full_unstemmed Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
title_sort Contributo das oficinas de gramática para a consolidação de aprendizagens: o estudo do verbo nos 3º e 5º anos
author Mateus, Catarina Pires
author_facet Mateus, Catarina Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Catarina Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Verbo
Conhecimento Explícito da Língua
Gramática
Conhecimento Implícito
Tipologia de Exercícios
Oficina de Gramática
topic Verbo
Conhecimento Explícito da Língua
Gramática
Conhecimento Implícito
Tipologia de Exercícios
Oficina de Gramática
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino – a Oficina de Gramática – que se prende com o desenvolvimento do conhecimento implícito e com a transformação do mesmo em conhecimento explícito, através de atividades por descoberta. A base deste relatório são duas oficinas de gramática, implementadas em dois ciclos diferentes: a primeira no ano letivo de 2016/2017, com uma turma de 3º ano; a segunda no ano letivo 2017/2018, com uma turma do 5º ano de escolaridade. A primeira, implementada no 3º ano, parte da audição de um poema e sendo constituída por um conjunto de atividades, nas quais se pede que os alunos agrupem um conjunto de formas verbais tendo em conta o tempo verbal, a pessoa, a conjugação e o infinitivo das mesmas. A segunda oficina de gramática, implementada no 5º ano, parte de um conjunto de excertos de textos, com as formas verbais identificadas com cores e tons diferentes, sendo o objetivo da atividade a identificação dos tempos verbais associados às diferentes cores. Com as duas intervenções pretende-se perceber o contributo que as oficinas de gramática oferecem nas aprendizagens dos alunos de 1º e 2º Ciclos no estudo/revisão do verbo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14T10:53:23Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28062
202180220
url http://hdl.handle.net/10400.26/28062
identifier_str_mv 202180220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130027670896640