Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Laurinda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dourado, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/42156
Resumo: Os documentos produzidos no âmbito de diversas conferências internacionais têm salientado a importância que as universidades assumem na promoção da Educação Ambiental (EA) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), sugerindo que devem, por um lado, desenvolver investigação nestes domínios e, por outro, reorientar os planos de estudos dos seus cursos, de forma a incluírem estas temáticas. Decorrentes destas orientações, reforçadas pelos documentos que suportam a proclamação da Década das Nações Unidas para a EA e a EDS, diversas universidades implementaram essa recomendação, em alguns casos criando disciplinas nessas áreas. Em Portugal, isso aconteceu na Universidade do Minho, que passou a incluir a disciplina de Educação e Desenvolvimento Sustentável no plano de estudos da licenciatura em Educação. Pretende-se que, após a frequência desta disciplina, os alunos, futuros Técnicos Superiores de Educação, sejam capazes de efetuar o diagnóstico de problemas socioeconomicos e ambientais, bem como de analisar e propor ações educativas capazes de minorá-los e/ou evitá-los. A investigação que aqui se relata analisa a evolução das conceções sobre EA e EDS, bem como a satisfação das expectativas de alunos daquele curso de graduação em Educação em face de questões a abordar em uma disciplina de EDS.
id RCAP_77e081a7e3602cb7b1ac8285ad5a4517
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educaçãoEnvironmental education and education for sustainable development in the training of education graduatesEducación ambiental y para el desarrollo sostenible en la formación de graduados en educaciónEducação ambientalEducação para o desenvolvimento sustentávelConceçõesExpectativasEnsino superiorEnvironmental educationEducation for sustainable developmentConceptionsExpectationsHigher educationEducación ambientalEducación para el desarrollo sostenibleConcepcionesEnseñanza superiorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesOs documentos produzidos no âmbito de diversas conferências internacionais têm salientado a importância que as universidades assumem na promoção da Educação Ambiental (EA) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), sugerindo que devem, por um lado, desenvolver investigação nestes domínios e, por outro, reorientar os planos de estudos dos seus cursos, de forma a incluírem estas temáticas. Decorrentes destas orientações, reforçadas pelos documentos que suportam a proclamação da Década das Nações Unidas para a EA e a EDS, diversas universidades implementaram essa recomendação, em alguns casos criando disciplinas nessas áreas. Em Portugal, isso aconteceu na Universidade do Minho, que passou a incluir a disciplina de Educação e Desenvolvimento Sustentável no plano de estudos da licenciatura em Educação. Pretende-se que, após a frequência desta disciplina, os alunos, futuros Técnicos Superiores de Educação, sejam capazes de efetuar o diagnóstico de problemas socioeconomicos e ambientais, bem como de analisar e propor ações educativas capazes de minorá-los e/ou evitá-los. A investigação que aqui se relata analisa a evolução das conceções sobre EA e EDS, bem como a satisfação das expectativas de alunos daquele curso de graduação em Educação em face de questões a abordar em uma disciplina de EDS.Documents produced within the scope of several international conferences have enhanced the importance of universities with regard to the promotion of Environment Education (EE) and Education for Sustainable Development (ESD). According to those documents, universities should develop research on those domains as well as reorganize their curricula in order to include those issues. In order to attend those guidelines which are stressed by the documents that support the United Nations Declaration on ESD, several universities have put into practice that recommendation by creating some courses on those issues. In Portugal, this has happened at the University of Minho that included a course on Education and Sustainable Development in the undergraduate programme in Education. The goal is that students that graduate from this programme are able to diagnose socioeconomic and environmental problems as well as to critically analyse and design educational actions to reduce or prevent them. The research reported in this paper aims at analysing the evolution of students’ conceptions on EE and on ESD, as well as the fulfillment of their expectations regarding the questions to be approached in an under graduation ESD course.Los documentos producidos en el ámbito de diversas conferencias internacionales han evidenciado la importancia de las universidades en la promoción de la Educación Ambiental (EA) y de la Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS), sugiriendo que deben, por un lado, desarrollar investigación en estos dominios y, por otro, reorientar los planos de estudio de sus titulaciones, de forma a incluir estas temáticas. En función de estas orientaciones, reforzadas por los documentos que sustentan la proclamación de la Década de las Naciones Unidas para la EDS, diversas universidades implementaron esa recomendación en algunas carreras, creando asignaturas en esas áreas. En Portugal, eso sucedió en la Universidade do Minho, al incluir la asignatura de Educación y Desarrollo Sostenible en el currículo de la Licenciatura en Educación. Se pretende que, los estudiantes – futuros Técnicos Superiores de Educación, sean capaces de efectuar el diagnóstico de problemas socioeconómicos y ambientales, así como de analizar y proponer acciones educativas capaces de minimizarlos y/o evitarlos. La investigación que aquí se relata analiza la evolución de las concepciones sobre EA y EDS, bien como la satisfacción de las expectativas de los estudiantes de aquella carrera frente a las cuestiones a abordar en una asignatura de EDS.Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)Universidade do MinhoLeite, LaurindaDourado, Luís20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/42156porLeite, L. & Dourado, L. (2015). Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação. Comunicações, 2(2), 285-307.0104-84812238-121XThe original publication is available at www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2388info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:36:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/42156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:43.149042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
Environmental education and education for sustainable development in the training of education graduates
Educación ambiental y para el desarrollo sostenible en la formación de graduados en educación
title Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
spellingShingle Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
Leite, Laurinda
Educação ambiental
Educação para o desenvolvimento sustentável
Conceções
Expectativas
Ensino superior
Environmental education
Education for sustainable development
Conceptions
Expectations
Higher education
Educación ambiental
Educación para el desarrollo sostenible
Concepciones
Enseñanza superior
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
title_full Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
title_fullStr Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
title_full_unstemmed Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
title_sort Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação
author Leite, Laurinda
author_facet Leite, Laurinda
Dourado, Luís
author_role author
author2 Dourado, Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Laurinda
Dourado, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação para o desenvolvimento sustentável
Conceções
Expectativas
Ensino superior
Environmental education
Education for sustainable development
Conceptions
Expectations
Higher education
Educación ambiental
Educación para el desarrollo sostenible
Concepciones
Enseñanza superior
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Educação ambiental
Educação para o desenvolvimento sustentável
Conceções
Expectativas
Ensino superior
Environmental education
Education for sustainable development
Conceptions
Expectations
Higher education
Educación ambiental
Educación para el desarrollo sostenible
Concepciones
Enseñanza superior
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description Os documentos produzidos no âmbito de diversas conferências internacionais têm salientado a importância que as universidades assumem na promoção da Educação Ambiental (EA) e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), sugerindo que devem, por um lado, desenvolver investigação nestes domínios e, por outro, reorientar os planos de estudos dos seus cursos, de forma a incluírem estas temáticas. Decorrentes destas orientações, reforçadas pelos documentos que suportam a proclamação da Década das Nações Unidas para a EA e a EDS, diversas universidades implementaram essa recomendação, em alguns casos criando disciplinas nessas áreas. Em Portugal, isso aconteceu na Universidade do Minho, que passou a incluir a disciplina de Educação e Desenvolvimento Sustentável no plano de estudos da licenciatura em Educação. Pretende-se que, após a frequência desta disciplina, os alunos, futuros Técnicos Superiores de Educação, sejam capazes de efetuar o diagnóstico de problemas socioeconomicos e ambientais, bem como de analisar e propor ações educativas capazes de minorá-los e/ou evitá-los. A investigação que aqui se relata analisa a evolução das conceções sobre EA e EDS, bem como a satisfação das expectativas de alunos daquele curso de graduação em Educação em face de questões a abordar em uma disciplina de EDS.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/42156
url https://hdl.handle.net/1822/42156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leite, L. & Dourado, L. (2015). Educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável na formação de graduados em educação. Comunicações, 2(2), 285-307.
0104-8481
2238-121X
The original publication is available at www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133052066070528