Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1492 |
Resumo: | Pretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e em que se planeou, implementou e avaliou uma visita ao Jardim do paço de Castelo Branco. Para apoiar a visita foi criado um conjunto de tarefas que, a par de visarem uma aprendizagem ativa da matemática, pretendiam despertar os alunos para a presença desta no mundo que nos rodeia. Apresentamos uma das tarefas propostas aos alunos no Jardim do Paço e analisam-se e discutem-se os resultados da atividade, bem como os textos e os desenhos livres realizados, após a visita, em sala de aula. A resolução da tarefa requereu dos alunos a mobilização e aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos reais, contribuindo para aprendizagens contextualizadas. O empenho, a alegria e a motivação manifestada pelos alunos na realização das atividades apontam para uma forte interação entre os dois contextos, formal (escola) e não formal (Jardim do Paço de Castelo Branco). |
id |
RCAP_781845a5efa9416c5f7fae247e022194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1492 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino da matemáticaEnsino BásicoEducação não formalGeometriaMedidaPretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e em que se planeou, implementou e avaliou uma visita ao Jardim do paço de Castelo Branco. Para apoiar a visita foi criado um conjunto de tarefas que, a par de visarem uma aprendizagem ativa da matemática, pretendiam despertar os alunos para a presença desta no mundo que nos rodeia. Apresentamos uma das tarefas propostas aos alunos no Jardim do Paço e analisam-se e discutem-se os resultados da atividade, bem como os textos e os desenhos livres realizados, após a visita, em sala de aula. A resolução da tarefa requereu dos alunos a mobilização e aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos reais, contribuindo para aprendizagens contextualizadas. O empenho, a alegria e a motivação manifestada pelos alunos na realização das atividades apontam para uma forte interação entre os dois contextos, formal (escola) e não formal (Jardim do Paço de Castelo Branco).CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de FormadoresRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoJorge, FátimaPaixão, FátimaNunes, Fernanda2012-11-06T15:11:08Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1492porJORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima ; NUNES, Maria Fernanda (2012) - Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didatica. ISSN 1647-3582. Vol. 4, nº 1, Junho, nº Especial, p. 226-246.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:56.281467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Jorge, Fátima Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Geometria Medida |
title_short |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Jorge, Fátima |
author_facet |
Jorge, Fátima Paixão, Fátima Nunes, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Fátima Nunes, Fernanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Fátima Paixão, Fátima Nunes, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Geometria Medida |
topic |
Ensino da matemática Ensino Básico Educação não formal Geometria Medida |
description |
Pretendemos discutir as oportunidades que os espaços de educação não formal oferecem para a implementação de um ensino e aprendizagem que evidencie a utilização da matemática em contextos sociais e culturais. A discussão apoia-se num estudo desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e em que se planeou, implementou e avaliou uma visita ao Jardim do paço de Castelo Branco. Para apoiar a visita foi criado um conjunto de tarefas que, a par de visarem uma aprendizagem ativa da matemática, pretendiam despertar os alunos para a presença desta no mundo que nos rodeia. Apresentamos uma das tarefas propostas aos alunos no Jardim do Paço e analisam-se e discutem-se os resultados da atividade, bem como os textos e os desenhos livres realizados, após a visita, em sala de aula. A resolução da tarefa requereu dos alunos a mobilização e aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos reais, contribuindo para aprendizagens contextualizadas. O empenho, a alegria e a motivação manifestada pelos alunos na realização das atividades apontam para uma forte interação entre os dois contextos, formal (escola) e não formal (Jardim do Paço de Castelo Branco). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06T15:11:08Z 2012-06 2012-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1492 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
JORGE, Fátima ; PAIXÃO, Fátima ; NUNES, Maria Fernanda (2012) - Exploração de ideias geométricas no Jardim do Paço de Castelo Branco. Uma experiência criativa no 4º ano do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didatica. ISSN 1647-3582. Vol. 4, nº 1, Junho, nº Especial, p. 226-246. 1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de Formadores |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF-Centro de Investigação em Didactica e Tecnologia na Formação de Formadores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130787801464832 |