Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9927 |
Resumo: | O presente relatório está inserido na Unidade Curricular do Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O núcleo de estágio era composto por seis professores estagiários, juntamente com o professor orientador Carlos Pires. Cada dois professores estagiários ficaram responsáveis por lecionar a uma de três turmas por período, intervaladamente. O estágio foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus – Vila Real. Este documento tem como objetivo descrever e refletir aquilo que foi realizado durante o ano letivo, nomeadamente todos os passos para a preparação das aulas de cada turma. É abordada ainda toda a componente não letiva, tal como o planeamento de atividades extracurriculares, o balanço das aulas, a observação de aulas, bem como estratégias encontradas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante realçar que o estágio pedagógico acarreta uma enorme importância na formação de professores, pois permite colocarmos tudo aquilo que adquirimos, em anos anteriores, em prática, sendo que num contexto real nem sempre as coisas correm tão bem e isso é que nos faz evoluir e ser melhor profissionalmente. |
id |
RCAP_7823802719b2df749ab51f38b218d07a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9927 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de MateusEstágio PedagógicoEducação FísicaO presente relatório está inserido na Unidade Curricular do Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O núcleo de estágio era composto por seis professores estagiários, juntamente com o professor orientador Carlos Pires. Cada dois professores estagiários ficaram responsáveis por lecionar a uma de três turmas por período, intervaladamente. O estágio foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus – Vila Real. Este documento tem como objetivo descrever e refletir aquilo que foi realizado durante o ano letivo, nomeadamente todos os passos para a preparação das aulas de cada turma. É abordada ainda toda a componente não letiva, tal como o planeamento de atividades extracurriculares, o balanço das aulas, a observação de aulas, bem como estratégias encontradas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante realçar que o estágio pedagógico acarreta uma enorme importância na formação de professores, pois permite colocarmos tudo aquilo que adquirimos, em anos anteriores, em prática, sendo que num contexto real nem sempre as coisas correm tão bem e isso é que nos faz evoluir e ser melhor profissionalmente.This report is inserted in the Curricular Unit of the Internship, integrated in the study plan of the 2nd cycle of the Master in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The internship nucleus consisted of six trainee teachers, together with the advisor teacher Carlos Pires. Every two trainee teachers were responsible for teaching one to three class per term at intervals. The internship was held at Morgado de Mateus Secondary School - Vila Real. This document aims to describe and reflect what was done during the school year, including all the steps for the preparation of classes in each class. The whole non-teaching component is also addressed, such as planning extracurricular activities, class balance, classroom observation, as well as strategies found to overcome some difficulties experienced during the internship Finally, it is relevant to emphasize that the pedagogical internship entails enormous importance in teacher training, as it allows us to put everything we have acquired in previous years into practice, and in a real context things do not always go so well and that is It makes us evolve and be better professionally.2020-06-01T20:51:49Z2020-04-16T00:00:00Z2020-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9927porSilva, Vera Catarina Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:31.061356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus Silva, Vera Catarina Barros Estágio Pedagógico Educação Física |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus |
author |
Silva, Vera Catarina Barros |
author_facet |
Silva, Vera Catarina Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vera Catarina Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física |
description |
O presente relatório está inserido na Unidade Curricular do Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ciclo do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O núcleo de estágio era composto por seis professores estagiários, juntamente com o professor orientador Carlos Pires. Cada dois professores estagiários ficaram responsáveis por lecionar a uma de três turmas por período, intervaladamente. O estágio foi realizado na Escola Secundária Morgado de Mateus – Vila Real. Este documento tem como objetivo descrever e refletir aquilo que foi realizado durante o ano letivo, nomeadamente todos os passos para a preparação das aulas de cada turma. É abordada ainda toda a componente não letiva, tal como o planeamento de atividades extracurriculares, o balanço das aulas, a observação de aulas, bem como estratégias encontradas para contornar algumas dificuldades sentidas durante o decorrer do estágio. Por fim, é relevante realçar que o estágio pedagógico acarreta uma enorme importância na formação de professores, pois permite colocarmos tudo aquilo que adquirimos, em anos anteriores, em prática, sendo que num contexto real nem sempre as coisas correm tão bem e isso é que nos faz evoluir e ser melhor profissionalmente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01T20:51:49Z 2020-04-16T00:00:00Z 2020-04-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9927 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137142476111872 |