Orientação para o mercado, comprometimento, inovação e performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Nuno Jorge da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10643
Resumo: Propósito: A dissertação apresentada tem como objectivo verificar a relação entre a orientação para o mercado interno com a orientação para o mercado, verificar a relação entre a orientação para o mercado e a satisfação, comprometimento e performance. Metodologia: De acordo com a revisão bibliográfica, foi realizado um inquérito a quadros intermédios de empresas industriais, com o intuito de verificar as relações supracitadas. Resultados: Os resultados alcançados com o estudo permitiram concluir que: (1) a orientação para o mercado interno influencia a orientação para o mercado externo das empresas; (2) A orientação para o mercado externo influencia a inovação de gestão; (3) A orientação para o mercado externo influencia o comprometimento organizacional; (4) O comprometimento organizacional influencia a performance financeira e não-financeira; (5) A inovação de gestão influencia a performance financeira e não-financeira. No entanto, neste estudo não ficou provado que qualquer das relações é influenciada pela componente da disseminação de inteligência, o que pressupõe que poderá haver uma diferença entre a concepção da filosofia da orientação para o mercado por parte dos gestores de topo e a operacionalização da mesma por parte dos gestores intermédios.
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