Orientação para o mercado, comprometimento, inovação e performance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10643 |
Resumo: | Propósito: A dissertação apresentada tem como objectivo verificar a relação entre a orientação para o mercado interno com a orientação para o mercado, verificar a relação entre a orientação para o mercado e a satisfação, comprometimento e performance. Metodologia: De acordo com a revisão bibliográfica, foi realizado um inquérito a quadros intermédios de empresas industriais, com o intuito de verificar as relações supracitadas. Resultados: Os resultados alcançados com o estudo permitiram concluir que: (1) a orientação para o mercado interno influencia a orientação para o mercado externo das empresas; (2) A orientação para o mercado externo influencia a inovação de gestão; (3) A orientação para o mercado externo influencia o comprometimento organizacional; (4) O comprometimento organizacional influencia a performance financeira e não-financeira; (5) A inovação de gestão influencia a performance financeira e não-financeira. No entanto, neste estudo não ficou provado que qualquer das relações é influenciada pela componente da disseminação de inteligência, o que pressupõe que poderá haver uma diferença entre a concepção da filosofia da orientação para o mercado por parte dos gestores de topo e a operacionalização da mesma por parte dos gestores intermédios. |
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Orientação para o mercado, comprometimento, inovação e performanceGestão de empresasGestão estratégicaGestão de marketingGestão de mercadoMercado interno - PortugalMercado internacionalPropósito: A dissertação apresentada tem como objectivo verificar a relação entre a orientação para o mercado interno com a orientação para o mercado, verificar a relação entre a orientação para o mercado e a satisfação, comprometimento e performance. Metodologia: De acordo com a revisão bibliográfica, foi realizado um inquérito a quadros intermédios de empresas industriais, com o intuito de verificar as relações supracitadas. Resultados: Os resultados alcançados com o estudo permitiram concluir que: (1) a orientação para o mercado interno influencia a orientação para o mercado externo das empresas; (2) A orientação para o mercado externo influencia a inovação de gestão; (3) A orientação para o mercado externo influencia o comprometimento organizacional; (4) O comprometimento organizacional influencia a performance financeira e não-financeira; (5) A inovação de gestão influencia a performance financeira e não-financeira. No entanto, neste estudo não ficou provado que qualquer das relações é influenciada pela componente da disseminação de inteligência, o que pressupõe que poderá haver uma diferença entre a concepção da filosofia da orientação para o mercado por parte dos gestores de topo e a operacionalização da mesma por parte dos gestores intermédios.Purpose: The main goal of this dissertation is to analyze the relationship between market orientation and internal market orientation and the relationship between market orientation, satisfaction, commitment and performance. Methodology: According to literature review, a survey was conducted to middle managers of industrial enterprises, in order to verify the relationships mentioned above. Results: The results from the study showed that: (1) the internal market orientation influences the external market orientation of the firms, (2) The external market orientation influences innovation of management, (3) the external market orientation influences organizational commitment, (4) the organizational commitment influences the financial and non-financial performance; (5) innovation of management influences the financial and nonfinancial performance. However, in this study there was no proof that any component is influenced by the dissemination of intelligence, which implies that maybe there is a difference between the design philosophy of market orientation on the part of top managers and operationalization of the same by part of middle managers.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:39Z2012-12-19T00:00:00Z2012-12-192014-12-13T10:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10643porMatias, Nuno Jorge da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:38Zoai:ria.ua.pt:10773/10643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:10.501251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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