Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estevão, Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mainardes, Emerson, Raposo, Mario
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/947
Resumo: O objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado.
id RCAP_61c825a4bae1996821f894e43862affc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso portuguêsGestão do marketingOrientação para o mercadoMarkorSector hoteleiro em PortugalO objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado.Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e TurismoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoEstevão, CristinaMainardes, EmersonRaposo, Mario2011-11-16T16:11:02Z2009-122009-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/947porESTEVÃO, Cristina ; MAINARDES, Emerson ; RAPOSO, Mário (2009) - Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português. Turismo em análise. ISSN 1984-4867. Vol. 20, nº 3, p. 446-468.1984-4867info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:05Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:29.820003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
title Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
spellingShingle Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
Estevão, Cristina
Gestão do marketing
Orientação para o mercado
Markor
Sector hoteleiro em Portugal
title_short Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
title_full Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
title_fullStr Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
title_full_unstemmed Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
title_sort Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português
author Estevão, Cristina
author_facet Estevão, Cristina
Mainardes, Emerson
Raposo, Mario
author_role author
author2 Mainardes, Emerson
Raposo, Mario
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Estevão, Cristina
Mainardes, Emerson
Raposo, Mario
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do marketing
Orientação para o mercado
Markor
Sector hoteleiro em Portugal
topic Gestão do marketing
Orientação para o mercado
Markor
Sector hoteleiro em Portugal
description O objectivo deste estudo foi medir o grau de orientação para o mercado dos maiores grupos hoteleiros de Portugal. Após uma breve explanação sobre a orientação para o mercado e o segmento hoteleiro em Portugal apresentou-se um estudo empírico realizado junto dos maiores 20 grupos de hotéis de Portugal, utilizando como instrumento de colecta de dados, a tradicional escala Markor (Market orientation) adaptada ao sector hoteleiro. Constatou-se nas organizações investigadas uma boa capacidade de geração de informações de mercado e resposta ao mercado. Porém os resultados obtidos com o constructo da disseminação de informações de mercado ficaram abaixo das expetactivas. Portanto, o desafio actual para as principais redes de hotéis de Portugal é propiciar a melhoria da disseminação interna das informações que os profissionais de marketing recolhem junto ao mercado.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12
2009-12-01T00:00:00Z
2011-11-16T16:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/947
url http://hdl.handle.net/10400.11/947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ESTEVÃO, Cristina ; MAINARDES, Emerson ; RAPOSO, Mário (2009) - Orientação para o mercado no segmento hoteleiro: o caso português. Turismo em análise. ISSN 1984-4867. Vol. 20, nº 3, p. 446-468.
1984-4867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo
publisher.none.fl_str_mv Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130781678829568