A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104240
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_7857c9378d2b5f5829bd38d2faf82876
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a ViverThe Influence of Individualized Multisensory Sessions in Elderly Patientes with Alzheimer's Disease (Re)Learning to Live ProjectAlzheimerEstimulação cognitiva, sensorial e emocionalEducação formalEducação não formalEducação de adultosAlzheimer's diseaseCognitive, sensory and emotional stimulationNon-formal educationFormal educationAdult educationCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio sistematiza a intervenção educativa realizada no âmbito do estágio do mestrado em Ciências da Educação. Planificou-se e desenvolveu se um programa educativo, com recurso a sessões individualizadas de estimulação cognitiva, sensorial e emocional, com os utentes da Associação de Bem-Estar, Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão, tendo em consideração as suas diferenças na fase da doença. Através da observação da dinâmica da Associação, foi possível perceber que muitos utentes não se encontravam recetivos à participação das dinâmicas e atividades de grupo. Assim, o projeto proposto assentou na execução de sessões individualizadas com um grupo de 6 idosos com um perfil demencial, com o intuito de estimular as suas capacidades cognitivas, sensórias e emocionais. As atividades realizadas ao longo do projeto contribuíram, adicionalmente, para a criação de uma Caixa de Recursos, composta por vários materiais úteis para sessões de grupo ou individuais. Essa caixa foi criada com a ajuda de todos os utentes da Associação, tendo sido propostas diversas dinâmicas de grupo, que complementam as atividades do programa de intervenção realizado. As atividades complementares ao projeto basearam-se em diversas dinâmicas de grupo, com o intuito de criar uma proximidade com todos os utentes, bem como, com toda a equipa da Associação. Através dos resultados obtidos da participação em sessões de estimulação cognitiva, sensorial e emocional, percebemos que o avanço da doença tende a efetuar-se mais lentamente, proporcionando ao portador da doença uma maior qualidade de vida.This internship report systematizes the educational intervention carried out during the internship of the Master's degree in Educational Sciences. An educational program was planned and developed, using individualized sessions of cognitive, sensory and emotional stimulation, with the users of the Associação de Bem-Estar, Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão, taking into account their stage disease differences. By observing the dynamics of the Association, it was possible to notice that many users were not receptive to participating in group dynamics and activities. Thus, the proposed project was based on the execution of individualized sessions, with a group of 6 elderly people with a dementia profile, in order to stimulate their cognitive, sensory and emotional capacities. The activities carried out throughout the project contributed, additionally, to the creation of a Resource Box, composed of several useful materials for group or individual sessions. This box was created with the help of all the users of the Association, and several group dynamics were proposed to complement the activities of the intervention program. The activities complementary to the project were based on several group dynamics, in order to create proximity with all users, as well as with the entire team of the Association. Through the results obtained from the participation in cognitive, sensory and emotional stimulation sessions, we realized that the progression of the disease tends to slow down, providing a better quality of life to the patient.2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104240http://hdl.handle.net/10316/104240TID:203127854porFerreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:43:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:57.157631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
The Influence of Individualized Multisensory Sessions in Elderly Patientes with Alzheimer's Disease (Re)Learning to Live Project
title A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
spellingShingle A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus
Alzheimer
Estimulação cognitiva, sensorial e emocional
Educação formal
Educação não formal
Educação de adultos
Alzheimer's disease
Cognitive, sensory and emotional stimulation
Non-formal education
Formal education
Adult education
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
title_full A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
title_fullStr A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
title_full_unstemmed A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
title_sort A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
author Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus
author_facet Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Alzheimer
Estimulação cognitiva, sensorial e emocional
Educação formal
Educação não formal
Educação de adultos
Alzheimer's disease
Cognitive, sensory and emotional stimulation
Non-formal education
Formal education
Adult education
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Alzheimer
Estimulação cognitiva, sensorial e emocional
Educação formal
Educação não formal
Educação de adultos
Alzheimer's disease
Cognitive, sensory and emotional stimulation
Non-formal education
Formal education
Adult education
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104240
http://hdl.handle.net/10316/104240
TID:203127854
url http://hdl.handle.net/10316/104240
identifier_str_mv TID:203127854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101200961536