A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/104240 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_7857c9378d2b5f5829bd38d2faf82876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/104240 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a ViverThe Influence of Individualized Multisensory Sessions in Elderly Patientes with Alzheimer's Disease (Re)Learning to Live ProjectAlzheimerEstimulação cognitiva, sensorial e emocionalEducação formalEducação não formalEducação de adultosAlzheimer's diseaseCognitive, sensory and emotional stimulationNon-formal educationFormal educationAdult educationCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio sistematiza a intervenção educativa realizada no âmbito do estágio do mestrado em Ciências da Educação. Planificou-se e desenvolveu se um programa educativo, com recurso a sessões individualizadas de estimulação cognitiva, sensorial e emocional, com os utentes da Associação de Bem-Estar, Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão, tendo em consideração as suas diferenças na fase da doença. Através da observação da dinâmica da Associação, foi possível perceber que muitos utentes não se encontravam recetivos à participação das dinâmicas e atividades de grupo. Assim, o projeto proposto assentou na execução de sessões individualizadas com um grupo de 6 idosos com um perfil demencial, com o intuito de estimular as suas capacidades cognitivas, sensórias e emocionais. As atividades realizadas ao longo do projeto contribuíram, adicionalmente, para a criação de uma Caixa de Recursos, composta por vários materiais úteis para sessões de grupo ou individuais. Essa caixa foi criada com a ajuda de todos os utentes da Associação, tendo sido propostas diversas dinâmicas de grupo, que complementam as atividades do programa de intervenção realizado. As atividades complementares ao projeto basearam-se em diversas dinâmicas de grupo, com o intuito de criar uma proximidade com todos os utentes, bem como, com toda a equipa da Associação. Através dos resultados obtidos da participação em sessões de estimulação cognitiva, sensorial e emocional, percebemos que o avanço da doença tende a efetuar-se mais lentamente, proporcionando ao portador da doença uma maior qualidade de vida.This internship report systematizes the educational intervention carried out during the internship of the Master's degree in Educational Sciences. An educational program was planned and developed, using individualized sessions of cognitive, sensory and emotional stimulation, with the users of the Associação de Bem-Estar, Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão, taking into account their stage disease differences. By observing the dynamics of the Association, it was possible to notice that many users were not receptive to participating in group dynamics and activities. Thus, the proposed project was based on the execution of individualized sessions, with a group of 6 elderly people with a dementia profile, in order to stimulate their cognitive, sensory and emotional capacities. The activities carried out throughout the project contributed, additionally, to the creation of a Resource Box, composed of several useful materials for group or individual sessions. This box was created with the help of all the users of the Association, and several group dynamics were proposed to complement the activities of the intervention program. The activities complementary to the project were based on several group dynamics, in order to create proximity with all users, as well as with the entire team of the Association. Through the results obtained from the participation in cognitive, sensory and emotional stimulation sessions, we realized that the progression of the disease tends to slow down, providing a better quality of life to the patient.2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104240http://hdl.handle.net/10316/104240TID:203127854porFerreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:43:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:57.157631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver The Influence of Individualized Multisensory Sessions in Elderly Patientes with Alzheimer's Disease (Re)Learning to Live Project |
title |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver |
spellingShingle |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus Alzheimer Estimulação cognitiva, sensorial e emocional Educação formal Educação não formal Educação de adultos Alzheimer's disease Cognitive, sensory and emotional stimulation Non-formal education Formal education Adult education Ciências sociais::Ciências da educação |
title_short |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver |
title_full |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver |
title_fullStr |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver |
title_full_unstemmed |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver |
title_sort |
A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver |
author |
Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus |
author_facet |
Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alzheimer Estimulação cognitiva, sensorial e emocional Educação formal Educação não formal Educação de adultos Alzheimer's disease Cognitive, sensory and emotional stimulation Non-formal education Formal education Adult education Ciências sociais::Ciências da educação |
topic |
Alzheimer Estimulação cognitiva, sensorial e emocional Educação formal Educação não formal Educação de adultos Alzheimer's disease Cognitive, sensory and emotional stimulation Non-formal education Formal education Adult education Ciências sociais::Ciências da educação |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/104240 http://hdl.handle.net/10316/104240 TID:203127854 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/104240 |
identifier_str_mv |
TID:203127854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134101200961536 |