Antecedentes e consequentes do trabalho emocional em docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Francisca de Saldanha Oliveira e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/18450
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
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spelling Antecedentes e consequentes do trabalho emocional em docentes do ensino superiorQuestionário SociodemográficoLinear/Non Linear Thinking Scale Profile (LNTSP)Maslach Burnout Inventory ( MBI)Emotional Labor Scale (ELS)Trabalho emocionalBurnoutDissertação de mestrado em Psicologia, especialização em Psicologia do do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Em contexto organizacional, as emoções têm um papel essencial no comportamento e no bem-estar dos trabalhadores (sobretudo em profissões que requerem o contacto directo com terceiros, como é o caso dos professores universitários), sendo cada vez mais importante compreender a gestão que estes fazem das suas emoções. Esta gestão denomina-se trabalho emocional. O objectivo do presente trabalho prendeu-se com desenvolvimento de um modelo que avalia o papel dos estilos de pensamento e do comprometimento organizacional no trabalho emocional, considerando também a relação do trabalho emocional com uma das suas possíveis consequências – o burnout. Para cumprir este objectivo, recorremos a um estudo não experimental ou de campo, transversal e correlacional. Utilizámos as escalas Linear/Non Linear Thinking Scale Profile (Vance, Groves, Paik & Kindler, 2007), Escala do Comprometimento Organizacional (Allen & Meyer, 1990, Meyer & Allen, 1997), Emotional Labor Scale (Brotheridge & Lee, 2003) e Maslach Burnout Inventory (Maslach & Jackson, 1981, 1986), que avaliam, respectivamente, os estilos de pensamento, o comprometimento organizacional, o trabalho emocional e o burnout. Numa amostra de 226 docentes do Ensino Superior português foi testada a validade de constructo e a fiabilidade dos instrumentos referidos, tendo estes apresentado boas qualidades psicométricas. Verificámos, também, através de modelos de equações estruturais, que, genericamente: 1) as fontes de informação a que um sujeito recorre têm impacto no comprometimento organizacional que apresenta; 2) consoante a componente de comprometimento organizacional envolvida, existe um impacto diferenciado nas estratégias de regulação emocional e nas dimensões de burnout; 3) as três dimensões que compõem o burnout desenvolvem-se de forma essencialmente sequencial. Os resultados são analisados e discutidos no âmbito dos seus contributos para a investigação e para a gestão emocional em contexto de trabalho.In organizational context, emotions play a vital part in behaviour and well-being of workers (above all in jobs which require direct contact with other people, as in the case of university teachers), and it is more and more important to understand the way they deal with their emotions. This emotional regulation is called emotional labor. The present work aims to develop a model that evaluates the role of thinking style and organizational commitment in emotional labor, having also in mind the relation between emotional labor and one of its possible consequences – burnout. To fulfill this aim, we conducted a non-experimental, cross-sectional and correlational study. We used the scales Linear/Non Linear Thinking Scale Profile (Vance, Groves, Paik & Kindler, 2007), Affective, Normative and Continuance Commitment Scales (Allen & Meyer, 1990, Meyer & Allen, 1997), Emotional Labor Scale (Brotheridge & Lee, 2003) e Maslach Burnout Inventory (Maslach & Jackson, 1981, 1986), which evaluate, respectively, the thinking styles profile, organizational commitment, emotional labor and burnout. In a sample of 226 Portuguese university teachers, we tested the construct validity and the reliability of the referred instruments, which presented good psychometric qualities. We also verified, by means of structural equation modelling, that in general: 1) the information sources preferred by an individual have an impact in the organizational commitment he/she presents; 2) depending on the component of organizational commitment involved, there is a differential impact on emotional regulation strategies and dimensions of burnout; 3) the three dimensions of burnout develop essentially in a sequential way. The results are analyzed and discussed as part of their contributions to research and emotional regulation in the workplace.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/18450http://hdl.handle.net/10316/18450porSousa, Maria Francisca de Saldanha Oliveira einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/18450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:11.380592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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