Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23741 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
id |
RCAP_78610e0439c36f19210bcdd15e70b0d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23741 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar371Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)A escolha do tema de investigação resulta, numa primeira análise, da inquietude que temos vindo a sentir na sequência de quase duas décadas dedicadas ao ensino básico e secundário, em diversas escolas portuguesas. Mediante a dupla valência de professor, por um lado, e membro de uma direção, por outro, temos sido confrontados com claras evidências da existência de conflito, ineficiência e ineficácia no seio da organização escolar, como consequência da expressiva e reiterada concorrência de representações construídas pelos docentes acerca de uma mesma situação, originando o que optámos por designar choque de racionalidades. Não obstante a vasta literatura publicada nas últimas décadas concernindo estudos na área da administração educacional, “Escola mosaico: as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar”, almeja constituir-se um contributo válido, quer na sua vertente empírica, quer sob o ponto de vista teórico, para a melhor compreensão da influência das representações construídas pelos atores locais, na interpretação e operacionalização do papel educativo que lhes é confiado e, consequentemente, na eficiência com que o fazem. Optando por quadros teóricos e técnicas investigativas que se nos afiguram menos convocadas nas investigações realizadas em Portugal nos últimos anos (comparativamente ao modelo burocrático ou ao modelo político - no que aos quadros teóricos diz respeito - e à entrevista ou ao inquérito por questionário - relativamente às técnicas investigativas) assumimos o risco corrido, na expectativa de que as mais-valias alcançadas o justifiquem. Nesta linha de razão, optámos por mobilizar os modelos de subjetividade (Greenfield, 1973; 1994), conjugados com os modelos culturais, na esteira de Torres (1997), e com o modo de funcionamento díptico da escola como organização (Lima, 1992). Para operacionalizar a estratégia metodológica, elegemos como técnica de recolha de dados principal os grupos de discussão direcionada, complementados com a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os resultados obtidos revelam a existência de um significativo conflito de representações construídas pelos docentes em aspetos basilares da organização educativa, pelo que poderão, por um lado, fornecer pistas válidas conducentes à melhoria da eficiência das organizações escolares, mediante a clarificação das lógicas inerentes à ação dos docentes em contexto escolar e, por, outro, justificar a convocação de lentes teóricas e metodológicas menos mobilizadas na literatura publicada, contribuindo para o avanço do conhecimento cientificamente validado sobre temas inerentes à administração educacional.The choice of the research subject is the result, in a preliminary analysis, of the concern that we have been experiencing as a result of nearly two decades dedicated to basic and secondary education, in several Portuguese schools. Through the double valence of professor, on the one hand, and member of the management board of a secondary school, on the other, we have been confronted with clear evidences of conflict, inefficiency and ineffectiveness inside the school organization, as a result of significant and recurrent competition of social representations constructed by teachers about one same situation, stimulating what we describe as clash of rationalities. Despite the vast literature published in recent decades concerning studies in educational administration, "Mosaic school: the representations of teachers and clash of rationalities in school organization," aims to provide an effective contribution, both in its empirical strand, either in the theoretical feature, to better understand the influence of representations constructed by local actors, in the interpretation and implementation of the educational role assigned to them and, consequently, the efficiency with which they perform it. Selecting theoretical frameworks and investigation techniques that appears less convened in the investigations carried out in Portugal in recent years (compared to bureaucratic model or political model - in relation to theoretical frameworks - and the interview or questionnaire survey – relative to investigative techniques), we assume the related risk, in the expectation that added value justifies it. In the same train of thought, we have chosen to mobilize subjective models (Greenfield, 1973, 1994), combined with cultural models, in the wake of Torres (1997), and the diptical model of school functioning as an organization (Lima, 1992). To operationalize the methodological strategy, we selected focus groups as the main data collection technique, complemented with semi-structured interviews and documentary analysis. The achieved results reveal the existence of a significant conflict of representations constructed by teachers in crucial aspects of educational organization, that can, on the one hand, provide valid clues leading to improved efficiency of school organizations, by clarifying the logic inherent in the action of teachers in schools, and, on the other, justify the convening of methodological and theoretical lenses less mobilized in the published literature, contributing to the advancement of scientifically validated knowledge on topics related to educational administration.Torres, Leonor LimaUniversidade do MinhoGomes, Alexandre Augusto dos Reis20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:21.751377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar |
title |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar |
spellingShingle |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar Gomes, Alexandre Augusto dos Reis 371 |
title_short |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar |
title_full |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar |
title_fullStr |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar |
title_full_unstemmed |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar |
title_sort |
Escola Mosaico : as representações dos professores e o choque de racionalidades na organização escolar |
author |
Gomes, Alexandre Augusto dos Reis |
author_facet |
Gomes, Alexandre Augusto dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torres, Leonor Lima Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alexandre Augusto dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371 |
topic |
371 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/23741 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/23741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132205700612096 |