Rastreio precoce de alterações de comunicação : contributo dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita Azevedo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5358
Resumo: Sabe-se hoje que as alterações de comunicação podem ter um impacto negativo na aprendizagem da leitura e escrita e, deste modo, vir a prejudicar o desempenho escolar. Assim, revela-se de extrema importância que as alterações deste foro sejam detectadas tão precocemente quanto possível. Este estudo pretende explorar o contributo dos educadores na identificação precoce de patologias de comunicação desenvolvimentais, em idade pré-escolar. Pretende-se, mais especificamente, avaliar a utilidade clínica (fiabilidade inter-observadores e validade de critério) das fichas de sinalização do Portage, quando aplicadas por educadores, na identificação de patologias de comunicação. Este estudo foi constituído por quatro fases: i) envio de informação aos encarregados de educação e solicitação da autorização para a participação dos respectivos educandos; ii) formação aos educadores; iii) avaliação das crianças pela terapeuta da fala; e iv) preenchimento das fichas de sinalização pelas educadoras. A amostra foi constituída por crianças dos 0 aos 6 anos que tinham como língua materna o Português-Europeu, num total de 26 crianças, desde o berçário ao pré-escolar. Os resultados sugerem que as fichas de sinalização do modelo Portage poderão ser úteis na identificação de alterações de comunicação, levada a cabo pelos educadores, o que poderá permitir uma identificação mais eficaz, para além de diminuir o tempo necessário ao rastreio e os custos associados.
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