A participação: uma âncora para o sucesso educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia Ribeiro da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6892
Resumo: O presente documento reflete o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num agrupamento de Escolas TEIP. Ancorado na metodologia de Investigação-ação participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitos que integram esta realidade social e desenvolveu-se passando pela reflexão sobre a relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso educativo dos jovens. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas e perceber as necessidades subjacentes a esses problemas, para as quais foi delineado um projeto de intervenção social e educativa. No âmbito deste projeto, enquadrado pela Educação Social, procurou-se que os diferentes agentes educativos refletissem sobre os seus problemas e pela via da participação procurassem dar resposta a esses mesmos problemas. O projeto, “A participação: Uma âncora para o sucesso educativo”, fruto de um trabalho conjunto dos vários participantes, possibilitou a melhoria das relações entre os intervenientes educativos (jovens, famílias desses jovens, professores, assistentes operacionais e administrativos e diretor) e a transformação da escola num espaço especialmente mais rico em relações e ações com carácter inovador.
id RCAP_786b5e08fcaba037c569ab0f9b625195
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação: uma âncora para o sucesso educativoEducação SocialSocial EducationSucesso educativoParticipaçãoEducational SucessParticipation and pedagogical relationshipO presente documento reflete o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num agrupamento de Escolas TEIP. Ancorado na metodologia de Investigação-ação participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitos que integram esta realidade social e desenvolveu-se passando pela reflexão sobre a relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso educativo dos jovens. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas e perceber as necessidades subjacentes a esses problemas, para as quais foi delineado um projeto de intervenção social e educativa. No âmbito deste projeto, enquadrado pela Educação Social, procurou-se que os diferentes agentes educativos refletissem sobre os seus problemas e pela via da participação procurassem dar resposta a esses mesmos problemas. O projeto, “A participação: Uma âncora para o sucesso educativo”, fruto de um trabalho conjunto dos vários participantes, possibilitou a melhoria das relações entre os intervenientes educativos (jovens, famílias desses jovens, professores, assistentes operacionais e administrativos e diretor) e a transformação da escola num espaço especialmente mais rico em relações e ações com carácter inovador.The present document reflects the development of an Education and Social Intervention project in a grouping of TEIP Schools. Based on the Participatory Investigation-action methodology, the project parted from the hearing of feelings, perceptions and life experiences of the individuals who integrate this social reality and it developed through the reflection about the pedagogical relationship between the school, teachers and family and their contribute to the youngsters educational success. The use of several methods and techniques allowed to collect and analyse the information of where several problems emerged and understand the subjacent needs to those problems, to which was drawn a project of social and educational intervention. In the setting of this project, framed by Social Education, it was intended that the educational agents reflected about their problems and through participation search answers to those problems. The project “The participation: An anchor to educational success” fruit of the work of several participators, enabled the improvement of the relationship between the educational intervenients (youngsters, their families, teachers, operational assistants, administratives and school principal) and the transformation of the school in a space specially richer in actions and relationships with innovator character.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, DeolindaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Sofia Ribeiro da2015-11-13T12:40:16Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6892TID:201174030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:30.868701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação: uma âncora para o sucesso educativo
title A participação: uma âncora para o sucesso educativo
spellingShingle A participação: uma âncora para o sucesso educativo
Silva, Sofia Ribeiro da
Educação Social
Social Education
Sucesso educativo
Participação
Educational Sucess
Participation and pedagogical relationship
title_short A participação: uma âncora para o sucesso educativo
title_full A participação: uma âncora para o sucesso educativo
title_fullStr A participação: uma âncora para o sucesso educativo
title_full_unstemmed A participação: uma âncora para o sucesso educativo
title_sort A participação: uma âncora para o sucesso educativo
author Silva, Sofia Ribeiro da
author_facet Silva, Sofia Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Deolinda
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sofia Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Social
Social Education
Sucesso educativo
Participação
Educational Sucess
Participation and pedagogical relationship
topic Educação Social
Social Education
Sucesso educativo
Participação
Educational Sucess
Participation and pedagogical relationship
description O presente documento reflete o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num agrupamento de Escolas TEIP. Ancorado na metodologia de Investigação-ação participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitos que integram esta realidade social e desenvolveu-se passando pela reflexão sobre a relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso educativo dos jovens. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas e perceber as necessidades subjacentes a esses problemas, para as quais foi delineado um projeto de intervenção social e educativa. No âmbito deste projeto, enquadrado pela Educação Social, procurou-se que os diferentes agentes educativos refletissem sobre os seus problemas e pela via da participação procurassem dar resposta a esses mesmos problemas. O projeto, “A participação: Uma âncora para o sucesso educativo”, fruto de um trabalho conjunto dos vários participantes, possibilitou a melhoria das relações entre os intervenientes educativos (jovens, famílias desses jovens, professores, assistentes operacionais e administrativos e diretor) e a transformação da escola num espaço especialmente mais rico em relações e ações com carácter inovador.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-13T12:40:16Z
2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6892
TID:201174030
url http://hdl.handle.net/10400.22/6892
identifier_str_mv TID:201174030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131370310598656