A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Salomé Martins D’
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12837
Resumo: O presente trabalho de dissertação, realizado no âmbito do Mestrado em Gestão de Marketing, pretendeu contribuir para o conhecimento da imagem percebida da Biblioteca da Universidade do Algarve pelo utilizador docente, através da identificação dos atributos associados a essa imagem, da avaliação da sua importância e do seu desempenho. Em primeiro lugar, pretendeu-se identificar os atributos associados à imagem percebida da Biblioteca da Universidade do Algarve, pelos docentes como público-alvo, enquadrálos na perspetiva do modelo Servicescape e analisá-los com base na técnica de Análise de Importância-Performance (IPA). Num segundo momento, o trabalho procurou identificar possíveis estratégias de gestão de marketing e de gestão de imagem, para o serviço de biblioteca da Universidade do Algarve. Com estes objetivos, foi feita uma revisão de literatura, uma entrevista exploratória e um questionário, incorporando os atributos identificados pelo modelo Servicescape, organizados numa escala baseada na técnica de Análise de Importância-Performance (IPA). Os resultados obtidos através da entrevista exploratória permitiram identificar os atributos da Biblioteca, reconhecidos pelos respondentes, e corroborar os atributos sugeridos pelo modelo Servicescape, que depois foram incorporados nas perguntas presentes no questionário. As respostas ao questionário permitiram identificar uma imagem muito positiva da Biblioteca da UAlg. Por um lado, todos os atributos elencados são considerados, pelos docentes que responderem ao questionário, como “muito importantes” ou “extremamente importantes”, numa valorização clara das funções da Biblioteca. Por outro lado, esses mesmos atributos foram, na generalidade, avaliados com “bom” ou “muito bom” desempenho, numa avaliação muito positiva do desempenho da Biblioteca nas diferentes vertentes em análise. No contexto da técnica de Análise Importância-Performance, todos os 54 atributos ficaram localizados no quadrante B, Alta Importância e Alto Desempenho, apontando para uma estratégia de manutenção da linha de atuação que tem vindo a ser seguida.
id RCAP_7872c1bcaf2cbf3747d71e762de86b56
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudoBibliotecaImagem percebidaServicescapeAnálise de importância-performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente trabalho de dissertação, realizado no âmbito do Mestrado em Gestão de Marketing, pretendeu contribuir para o conhecimento da imagem percebida da Biblioteca da Universidade do Algarve pelo utilizador docente, através da identificação dos atributos associados a essa imagem, da avaliação da sua importância e do seu desempenho. Em primeiro lugar, pretendeu-se identificar os atributos associados à imagem percebida da Biblioteca da Universidade do Algarve, pelos docentes como público-alvo, enquadrálos na perspetiva do modelo Servicescape e analisá-los com base na técnica de Análise de Importância-Performance (IPA). Num segundo momento, o trabalho procurou identificar possíveis estratégias de gestão de marketing e de gestão de imagem, para o serviço de biblioteca da Universidade do Algarve. Com estes objetivos, foi feita uma revisão de literatura, uma entrevista exploratória e um questionário, incorporando os atributos identificados pelo modelo Servicescape, organizados numa escala baseada na técnica de Análise de Importância-Performance (IPA). Os resultados obtidos através da entrevista exploratória permitiram identificar os atributos da Biblioteca, reconhecidos pelos respondentes, e corroborar os atributos sugeridos pelo modelo Servicescape, que depois foram incorporados nas perguntas presentes no questionário. As respostas ao questionário permitiram identificar uma imagem muito positiva da Biblioteca da UAlg. Por um lado, todos os atributos elencados são considerados, pelos docentes que responderem ao questionário, como “muito importantes” ou “extremamente importantes”, numa valorização clara das funções da Biblioteca. Por outro lado, esses mesmos atributos foram, na generalidade, avaliados com “bom” ou “muito bom” desempenho, numa avaliação muito positiva do desempenho da Biblioteca nas diferentes vertentes em análise. No contexto da técnica de Análise Importância-Performance, todos os 54 atributos ficaram localizados no quadrante B, Alta Importância e Alto Desempenho, apontando para uma estratégia de manutenção da linha de atuação que tem vindo a ser seguida.The present dissertation work, of the Master in Marketing Management, aimed to contribute to the knowledge of the perceived image of the Library of the University of Algarve by the teaching user, through the identification of the attributes associated with this image, the evaluation of its importance and performance. First goal was, to identify the attributes associated with the perceived image of the University of Algarve Library by the teachers as a target audience, to fit those into the Servicescape model perspective, to analyze them based on the Importance-Performance Analysis (IPA). Then the dissertation intended to identify possible strategies of marketing management and image management for the library service of the University of Algarve. With this objective, a literature review, an exploratory interview and a questionnaire were carried out, incorporating the attributes identified by the Servicescape model, organized in a scale based on the Importance-Performance Analysis (IPA) technique. The results obtained through the exploratory interview made it possible to identify the Library attributes recognized by the respondents, and corroborate the attributes suggested by the Servicescape model, which were later incorporated into the questions present in the questionnaire. The questionnaire responses allowed us to construct a very positive image of the UAlg’s Library. On the one hand, all attributes listed are considered by the teachers who answer the questionnaire as very important or extremely important, in a clear appreciation of the functions of the Library. On the other hand, these same attributes were generally evaluated with good or very good performance, in a very positive evaluation of the performance of the Library in the different aspects under analysis. In the context of the Importance-Performance Analysis technique, all 54 attributes were located in quadrant B, High Importance and High Performance, pointing to a strategy of maintenance of the line of action that has been followed.Sequeira, BernardeteValle, Patrícia Oom doSapientiaHorta, Salomé Martins D’2019-10-22T15:50:28Z2019-04-102019-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12837TID:202256561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:48Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:06.089476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo
title A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo
spellingShingle A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo
Horta, Salomé Martins D’
Biblioteca
Imagem percebida
Servicescape
Análise de importância-performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo
title_full A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo
title_fullStr A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo
title_full_unstemmed A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo
title_sort A importância e desempenho dos atributos percebidos num serviço de biblioteca: um caso de estudo
author Horta, Salomé Martins D’
author_facet Horta, Salomé Martins D’
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sequeira, Bernardete
Valle, Patrícia Oom do
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Salomé Martins D’
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca
Imagem percebida
Servicescape
Análise de importância-performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Biblioteca
Imagem percebida
Servicescape
Análise de importância-performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente trabalho de dissertação, realizado no âmbito do Mestrado em Gestão de Marketing, pretendeu contribuir para o conhecimento da imagem percebida da Biblioteca da Universidade do Algarve pelo utilizador docente, através da identificação dos atributos associados a essa imagem, da avaliação da sua importância e do seu desempenho. Em primeiro lugar, pretendeu-se identificar os atributos associados à imagem percebida da Biblioteca da Universidade do Algarve, pelos docentes como público-alvo, enquadrálos na perspetiva do modelo Servicescape e analisá-los com base na técnica de Análise de Importância-Performance (IPA). Num segundo momento, o trabalho procurou identificar possíveis estratégias de gestão de marketing e de gestão de imagem, para o serviço de biblioteca da Universidade do Algarve. Com estes objetivos, foi feita uma revisão de literatura, uma entrevista exploratória e um questionário, incorporando os atributos identificados pelo modelo Servicescape, organizados numa escala baseada na técnica de Análise de Importância-Performance (IPA). Os resultados obtidos através da entrevista exploratória permitiram identificar os atributos da Biblioteca, reconhecidos pelos respondentes, e corroborar os atributos sugeridos pelo modelo Servicescape, que depois foram incorporados nas perguntas presentes no questionário. As respostas ao questionário permitiram identificar uma imagem muito positiva da Biblioteca da UAlg. Por um lado, todos os atributos elencados são considerados, pelos docentes que responderem ao questionário, como “muito importantes” ou “extremamente importantes”, numa valorização clara das funções da Biblioteca. Por outro lado, esses mesmos atributos foram, na generalidade, avaliados com “bom” ou “muito bom” desempenho, numa avaliação muito positiva do desempenho da Biblioteca nas diferentes vertentes em análise. No contexto da técnica de Análise Importância-Performance, todos os 54 atributos ficaram localizados no quadrante B, Alta Importância e Alto Desempenho, apontando para uma estratégia de manutenção da linha de atuação que tem vindo a ser seguida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22T15:50:28Z
2019-04-10
2019-04-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12837
TID:202256561
url http://hdl.handle.net/10400.1/12837
identifier_str_mv TID:202256561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133275872034816