Em torno de uma nova Formação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lécio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9714
Resumo: A Formação Musical tem servido ao longo dos tempos, de um modo geral, como um apoio à prática instrumental, sendo o seu ensino direcionado para a leitura e centrado em exercícios que pouco a relacionam com os reportórios existentes. Este relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, desenvolve-se a partir do trabalho de observação e de práticas pedagógicas realizadas em contexto de estágio e de um projeto de investigação, no qual se tenta perceber quais as estratégias mais adequadas para a realização de um ditado melódico. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto partiu da observação sistemática de diferentes práticas pedagógicas – de professores estagiários e de cooperantes –, e da interpretação/ confrontação com algumas abordagens teóricas existentes. A motivação principal para este estudo partiu da necessidade de procurar novos mecanismos de rotina de audição para a aula de Formação Musical e de uma ambição de tornar a aula de Formação um local de enriquecimento artístico e não de um espaço teórico (a)musical. O relatório de estágio está organizado em três capítulos. No primeiro, realiza-se uma contextualização do polo de estágio e uma breve análise da evolução da disciplina de Formação Musical no âmbito do ensino especializado da música. No segundo capítulo faz-se uma análise de toda a prática pedagógica no campo de ação do estágio, analisando e refletindo sobre as planificações e observações. E, no último capítulo inclui-se o artigo de investigação e a reflexão final de todo este projeto de investigação.
id RCAP_7872df2ee6249ea448968721ec66a7ff
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em torno de uma nova Formação MusicalRelatório de estágioFormação musicalAudiçãoRotinaInternship reportEar trainingHearingMotivationRoutineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Formação Musical tem servido ao longo dos tempos, de um modo geral, como um apoio à prática instrumental, sendo o seu ensino direcionado para a leitura e centrado em exercícios que pouco a relacionam com os reportórios existentes. Este relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, desenvolve-se a partir do trabalho de observação e de práticas pedagógicas realizadas em contexto de estágio e de um projeto de investigação, no qual se tenta perceber quais as estratégias mais adequadas para a realização de um ditado melódico. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto partiu da observação sistemática de diferentes práticas pedagógicas – de professores estagiários e de cooperantes –, e da interpretação/ confrontação com algumas abordagens teóricas existentes. A motivação principal para este estudo partiu da necessidade de procurar novos mecanismos de rotina de audição para a aula de Formação Musical e de uma ambição de tornar a aula de Formação um local de enriquecimento artístico e não de um espaço teórico (a)musical. O relatório de estágio está organizado em três capítulos. No primeiro, realiza-se uma contextualização do polo de estágio e uma breve análise da evolução da disciplina de Formação Musical no âmbito do ensino especializado da música. No segundo capítulo faz-se uma análise de toda a prática pedagógica no campo de ação do estágio, analisando e refletindo sobre as planificações e observações. E, no último capítulo inclui-se o artigo de investigação e a reflexão final de todo este projeto de investigação.The Ear Training has served throughout the ages, in general, as a support to instrumental practice, and its teaching directed for reading and focused on exercises that little to relate to music repertoires. This internship report, included in the master's degree in music education - Ear Training, it develops from the observation work and pedagogical practices performed in internship context and of an investigation project, in which it tries to figure out which are the most appropriate strategies for the achieving of a melodic dictation. The methodology used in developing this project started with systematic observation of different pedagogical practices – from internship teacher and from cooperating teacher - and from the interpretation/ confrontation with some existing theoretical approaches. The main motivation for this study stemmed from the need to seek new hearing routine mechanisms to class of Ear Training and from an ambition to make the Ear Training class an artistic enrichment place and not a space merely musical theoretical. The internship report is organized into three chapters. In the first, it is carried out an internship Polo contextualization and a brief analysis of the evolution of Ear Training discipline within the specialized Music Education. In the second chapter it is made an analysis of the entire pedagogical practice on stage field, analysing and reflecting on the lesson plans and observations. And in the last chapter it is included the research paper and the final reflection of this entire research project.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandreBarros, Rosa deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Lécio2017-03-28T13:36:54Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9714TID:201721171porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:15.989695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em torno de uma nova Formação Musical
title Em torno de uma nova Formação Musical
spellingShingle Em torno de uma nova Formação Musical
Ribeiro, Lécio
Relatório de estágio
Formação musical
Audição
Rotina
Internship report
Ear training
Hearing
Motivation
Routine
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Em torno de uma nova Formação Musical
title_full Em torno de uma nova Formação Musical
title_fullStr Em torno de uma nova Formação Musical
title_full_unstemmed Em torno de uma nova Formação Musical
title_sort Em torno de uma nova Formação Musical
author Ribeiro, Lécio
author_facet Ribeiro, Lécio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Barros, Rosa de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lécio
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio
Formação musical
Audição
Rotina
Internship report
Ear training
Hearing
Motivation
Routine
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Relatório de estágio
Formação musical
Audição
Rotina
Internship report
Ear training
Hearing
Motivation
Routine
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Formação Musical tem servido ao longo dos tempos, de um modo geral, como um apoio à prática instrumental, sendo o seu ensino direcionado para a leitura e centrado em exercícios que pouco a relacionam com os reportórios existentes. Este relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, desenvolve-se a partir do trabalho de observação e de práticas pedagógicas realizadas em contexto de estágio e de um projeto de investigação, no qual se tenta perceber quais as estratégias mais adequadas para a realização de um ditado melódico. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto partiu da observação sistemática de diferentes práticas pedagógicas – de professores estagiários e de cooperantes –, e da interpretação/ confrontação com algumas abordagens teóricas existentes. A motivação principal para este estudo partiu da necessidade de procurar novos mecanismos de rotina de audição para a aula de Formação Musical e de uma ambição de tornar a aula de Formação um local de enriquecimento artístico e não de um espaço teórico (a)musical. O relatório de estágio está organizado em três capítulos. No primeiro, realiza-se uma contextualização do polo de estágio e uma breve análise da evolução da disciplina de Formação Musical no âmbito do ensino especializado da música. No segundo capítulo faz-se uma análise de toda a prática pedagógica no campo de ação do estágio, analisando e refletindo sobre as planificações e observações. E, no último capítulo inclui-se o artigo de investigação e a reflexão final de todo este projeto de investigação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-03-28T13:36:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9714
TID:201721171
url http://hdl.handle.net/10400.22/9714
identifier_str_mv TID:201721171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131398823477248